sábado, 29 de junho de 2013

Clipping: O forte apelo da Tecnologia Digital


(de 23 a 29/jun)
Se não está na internet, não existe para o jovem! Por isso, a aula tradicional perde espaço para alunos cada vez mais conectados - o método 'invertido' começa a se disseminar. Junto com o método, o 'professor 2.0', softwares livres e o celular, que não pode mais ser visto como inimigo - assim como qualquer dispositivo eletrônico. Sites, ipads, robôs, ... tudo converge para uma educação com forte apelo da tecnologia digital.
Enquanto isso, Pronatec chega para os cursos a distância. E EAD revoluciona Ensino Superior, incluindo MOOCs e videoaulas.
Essas e outras nos links abaixo. Boa leitura!

  • “Se não está na internet, não existe para o jovem”.
    Especialista e consultor em arquivística audiovisual, o australiano Ray Edmondson, ao ministrar a palestra de abertura da 8ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto, no dia 14 de junho, frisou que os arquivos e museus em todo mundo, que têm sob administração conteúdos audiovisuais, devem aproveitar ao máximo as possibilidades da internet para se aproximar dos adolescentes. “Vivemos na era da satisfação imediata e para muita gente, especialmente os jovens, se não estiver na internet, não existe. É preciso mostrar a eles a história, o passado. Temos que construir, em paralelo à preservação, uma sensibilização cultural sobre a importância dos acervos audiovisuais”.
    Pontocom

  • Aula tradicional perde espaço para alunos cada vez mais conectados
    Com aulas longe da escola, método "invertido" mostra mudanças no ensino graças às tecnologias digitais que estão transformando a educação
    (...) Burton, professora do Liceu Francês Francis Howell, em Cottleville, no estado americano do Missouri, decidiu lançar mão dessa estratégia pedagógica porque sentiu que "as coisas precisavam mudar". "Havia tanto o que fazer com os estudantes, mas nunca tínhamos tempo", conta.
    Essa estratégia de ensino é popular nos Estados Unidos desde a postagem na internet dos vídeos da Academia Khan, que oferece gratuitamente milhares de cursos e exercícios online.
    Terra

  • Professor 2.0, a profissão do futuro
    (...) A internet traz o modelo Socrático, a Paideia, para as salas de aula. O professor 2.0 não é um mero repassador de conteúdo, ele conecta esses conteúdos. "É um catalisador de ideias. Ele é capaz de direcionar o aluno para a busca inteligente do conteúdo na rede", disse Martha.
    Convergência Digital

  • Software livre: que bicho é esse?
    (...) Planejar atividades usando os programas que geralmente estão instalados nos computadores é um desafio. Mais difícil ainda é viabilizar a compra e a instalação de novos softwares nas máquinas da escola. Esse problema é bastante comum e pode ser solucionado com o uso de software livre, programas que não pertencem a uma empresa e podem ser baixados gratuitamente da internet.
    Nova Escola

  • ‘Não podemos ver o celular como inimigo’
    O uso dos dispositivos móveis é apontado por especialistas como uma modalidade de ensino-aprendizagem que aproveita, de forma mais intensa e integrada, o ensino tanto dentro quanto fora da sala de aula. Conhecido também como mobile learning, o uso dessas ferramentas ainda é visto com certa desconfiança por muitos educadores e gestores. No entanto, alguns estudiosos, à contramão dessa perspectiva, estão se mobilizando para comprovar a eficácia dos dispositivos móveis na educação.
    Porvir

  • GBR: Site foca em adolescentes e ajuda alunos simplificando notícias diárias
    Um jornal diário online para adolescentes com foco nas grandes questões que estão transformando o mundo. Essa é a proposta do The Day, iniciativa com dois anos de existência e que possui 670 escolas britânicas inscritas.
    Uol

  • EUA: alunos de escolas públicas recebem iPads de graça
    Mais de 640 mil estudantes vão se beneficiar da medida; cada aluno receberá um tablet gratuitamente para substituir os livros didáticos
    O Departamento de Educação de Los Angeles acaba de dar um passo inovador naquele que é o segundo maior distrito escolar dos Estados Unidos ao decidir substituir os livros impressos pelo download das obras através do iPad. Foi aprovado recentemente na cidade um orçamento inicial de US$ 30 milhões para a compra da primeira remessa de mais de 31 mil tablets da Apple destinados aos alunos de escolas públicas.
    Terra

  • Robô permite "presença remota" de alunos doentes
    (...) Nascida com uma doença cardíaca crônica que enfraqueceu seu sistema imunológico e tornou arriscada sua frequência à escola, Lexie, 9, passou anos sendo tutorada na sua casa, em Sumter. Mas, recentemente, sua família começou a experimentar uma alternativa: um robô equipado com câmera e acesso à internet que zanza pela sala de aula e faz uma transmissão em vídeo de mão dupla entre a casa e a escola.
    Folha de São Paulo

  • Pronatec terá bolsa-formação para alunos de curso a distância
    (...) Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26), a bolsa, que oferece vagas gratuitas dentro da educação profissional e tecnológica, será oferecida a cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional.
    Uol

  • Internet é ferramenta na preparação para provas de concurso
    Basta uma pesquisa nos sites de busca para que, em uma fração de segundo, surjam milhares de referências a concursos públicos. Professores, psicólogos, especialistas e até mesmo concursandos experientes postam informações em blogs e canais de vídeo como o YouTube, numa valiosa contribuição para os candidatos.
    Hoje em Dia

    EAD

  • Universidades online: é hora de os professores aderirem à revolução
    Novo modelo de educação universitária à distância não tem barreiras de raça, cor, gênero ou riqueza, e pode ser acessado com um clique
    Os últimos séculos testemunharam revoluções em virtualmente todas as áreas: saúde, transporte, comunicações e genômica são apenas algumas delas. Mas não na educação. Isto é, até agora, com o advento do Moocs ("massive open online courses", ou cursos em massa online abertos).
    Carta Capital

  • Pela web, uma revolução na educação
    Cresce a procura de brasileiros por cursos online gratuitos, feitos por professores de universidades renomadas de todo o mundo, e que atingem até dezenas de milhares de usuários que se organizam em fóruns para trocar informações e aprender juntos
    O Estado de São Paulo

  • Melhores universidades do mundo falam português pela internet
    Veduca oferece videoaulas de ensino superior adaptadas à realidade brasileira
    Assistir a uma aula de uma universidade top sem nunca ter chegado perto dela é possível desde 2003, quando o MIT disponibilizou seus primeiros cursos pela internet . Para 98% dos brasileiros, no entanto, o sonho de fazer cursos de instituições renomadas como Harvard e Stanford, só pode ser alcançado a partir de março do ano passado, quando foi lançado o portal Veduca, que oferece videoaulas de diversas instituições do mundo em português.
    iG
    Veja também:
    Primeiro curso superior virtual da América Latina já soma 10 mil inscritos (Terra)

  • Entrevista: ‘Os Moocs ajudam a melhorar o ensino tradicional’
    Para o professor de Stanford, cursos online são ferramenta para melhorar a qualidade das aulas presenciais
    O Estado de São Paulo

  • Plataforma vai muito além do formato videoaula
    É fácil perder-se entre a enorme oferta de videoaulas disponível na internet e, por melhores que sejam os cursos, o desafio inicial é entender a lógica dos sites que os oferecem. Depois de ouvir falar sobre o Coursera, decidi explorá-lo. Feito o cadastro, você vê uma lista de cursos à disposição – na semana passada eram 389.
    O Estado de São Paulo
  • sábado, 22 de junho de 2013

    Maria vai com as outras!

    Lembra da expressão? Significa aquele que segue qualquer um, por qualquer motivo, sem pensar.

    Tem muita gente nessa condição hoje em dia!

    Você é contra a PEC 37? Ok, admito que haverá quem é contra e quem é a favor. Mas... Você leu a PEC 37? Ou pelo menos ouviu os dois lados (contra e a favor)? A maioria brada contra ela mas não sabe metade da história... Neste caso, veja o que fala Ives Gandra Martins no programa do Jô. Você poderá continuar contra a PEC - mas terá uma ideia mais clara do que ocorre.
    http://globotv.globo.com/rede-globo/programa-do-jo/v/ives-gandra-martins-comenta-a-polemica-pec-37/2599932/

    Você é contra a cura gay? Eu também sou. Mas parece que o Feliciano também é! O projeto de lei aprovado na Comissão não permite a cura gay, como muitos falam. Ao menos é a opinião de outras pessoas. Novamente, você pode ser contra ou a favor. Mas antes ouça os dois lados! Friso que sou contra um sujeito como Feliciano tomar conta da Comissão de Direitos Humanos. Acho que muita coisa está errada. Mas nem tudo é o que parece. Eis uma opinião diferente - e que merece respeito:
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/voce-lera-que-comissao-aprovou-projeto-de-cura-gay-e-uma-falsa-noticia-e-aqui-se-explica-por-que/#.UcHeHAbeCuw.facebook

    Se você não quer ser 'Maria vai com as outras', crie o hábito saudável de inteirar-se do assunto antes de concordar com alguém, principalmente se esse alguém é maioria. Porque a maioria pode estar comprando gato por lebre.

    Nessa linha pergunto: o que ganhamos com todas as manifestações? A redução (provisória) dos R$0,20? Essa vitória é do MPL (Movimento Passe Livre) - que a maioria da multidão nem seguia, escolhendo seus próprios temas e slogans. Coisas como fim da corrupção, redução salarial dos políticos, mais educação, mais saúde, ...

    Quem sabe por o povo na rua é a esquerda - que tinha um pleito que foi atendido. Os outros... Massa de manobra? Bom, foi mais que isso. Quanto mais é que não sei precisar ainda. A esquerda devia agradecer ao Alckmin, pois se a polícia dele não tivesse 'decido o cacete' nos manifestantes, a história seria bem diferente. Se você não faz parte da esquerda, procurou ver o que eles estão falando disso tudo? Como estão se mobilizando? O que estão dizendo entre eles? Informe-se, antes de tudo!

    E tenho dito!  ;-)

    Clipping: Tudo bonito. Mas só teoria...


    (de 17 a 22/jun)
    Usar a internet, animações em 3D, aplicativos variados... Deve ser cada vez mais o cotidiano da sala de aula. Aliás, dispositivos móveis devem até sair da sala de aula, ir para casa, para as lições de casa, para uso das famílias.
    Tudo muito bonito... mas ainda no papel, em muitos casos. Afinal falta capacitação e os professores não sabem usar o que podem nem na aula! Lamentável.
    No EAD, estuda-se a Universidade Federal a Distância! Vai dar o que falar... E as instutições em geral não perdem tempo e aperfeiçoam-se cada vez mais.
    Boa leitura!

  • Veja como tornar sua pesquisa na internet mais eficaz
    Apesar de acostumados com o universo virtual, muitos estudantes ainda possuem dificuldades para fazer pesquisas escolares na internet. O grande problema é que nem sempre o material encontrado contém informações reais para o trabalho final, como é o caso da famosa enciclopédia virtual livre Wikipédia, famosa por possibilitar que qualquer pessoa edite seu conteúdo.
    Uol

  • Médicos britânicos desenvolvem animações gigantes para aulas
    Criadores do projeto afirmam que 3D é melhor para palestras do que slides 2D
    Dois médicos britânicos criaram um sistema que usa uma animação em 3D gigante para ajudar estudantes de medicina a compreender melhor o assunto das aulas.
    BC Brasil

  • Positivo lança aplicativos para alunos do Ensino Fundamental e Médio
    A Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática lançou uma biblioteca de aplicativos para alunos do Ensino Fundamental e Médio. O objetivo, de acordo com a empresa, é ajudar alunos e educadores a usarem a tecnologia a favor da educação.
    IDG Now

  • Um aplicativo que transforma a leitura digital em uma atividade social
    (...) Isso não é o que acontece no Dotdotdot, novo aplicativo para iOS. Ao invés de duplicar a experiência de ler um livro em uma tela, o app está unindo a conectividade do compartilhamento social para todos os tipos de leitura digital – e-books, textos salvos da web, blogs, revistas digitais, etc. Enquanto isso soa como uma experiência complicada e mais distraída ainda, o sistema está organizando e tentando melhorar o que a leitura online já é.
    Brasil que lê

  • Entrevista: “É preciso ‘desescolarizar’ dispositivos móveis”
    As escolas públicas brasileiras estão cada vez mais tendo que lidar com tecnologias em sala de aula. A bola da vez é a entrega de tablets a professores. A previsão, segundo o MEC, é que a maior parte dos aparelhos produzidos após a licitação, cerca de 650 mil, seja direcionada a professores ainda neste ano. Somente no fim do mês passado, foram entregues aos educadores do Paraná 32 mil aparelhos; no Distrito Federal foram distribuídas três mil unidades. Com mais esta tecnologia no contexto da escola, que chega depois dos laptops do programa UCA (Um Computador por Aluno), uma das perguntas que se faz é: o que a escola, os alunos e a sociedade podem ganhar com isso?
    Porvir

  • Falta capacitação a professores para usar o software livre nas escolas
    Especialistas afirmam que os professores precisam aprender a usar o software livre como uma ferramenta pedagócia
    Vai além da infraestrutura o avanço das escolas públicas brasileiras na área da tecnologia. Às vésperas da 14ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL), que ocorrerá entre 3 e 6 de julho, em Porto Alegre (RS), o Grupo de Trabalho (GT) focado em educação chama a atenção para a falta de capacitação dos professores.
    Terra

    EAD

  • Ministério vai propor criação de universidade federal a distância
    O ministro Aloizio Mercadante (Educação) afirmou ontem que a pasta deve enviar ao Congresso Nacional projeto de lei para criação da primeira universidade federal de educação a distância.
    Folha de São Paulo

  • Instituições aperfeiçoam as alternativas on-line
    (...) O que antes era visto como uma alternativa de segunda linha - mais fácil e barata que a presencial - ganhou importância e investimentos das principais escolas de negócios no Brasil.
    Como resultado, começam a cair por terra as diferenças até então existentes entre material didático, corpo docente e suporte técnico empregados nas duas modalidades de ensino.
    Valor Econômico
  • terça-feira, 18 de junho de 2013

    O Brasil acordou?

    Sei não... Ou melhor, sei! Sei que vou nadar contra a corrente de um grande grupo, ufanista e otimista ao extremo. Ao menos dos que se manifestam nas redes sociais (Twitter, Facebook e Google+ são os que tentei acompanhar).

    Começo já respondendo a alguns: sou a favor do movimento que estamos vendo no país - exceto o vandalismo. Exatamente como grande parte das manifestações que estou lendo. É um movimento 'bonito'. É autêntico. É independente (de partidos ou qualquer outra coisa). Que bom!

    Vejo muitas qualidades e entendo ser um 'divisor de águas'. Nada será como antes. Aliás torço para que assim seja! Sinto que os "R$0,20" foram a gota d´água para que tudo se desencadeasse.

    De fato, ter como presidente da Comissão de Direitos Humanos alguém que não respeita os direitos de alguns é esquisito; ter deputados condenados na justiça como membros da Comissão de Justiça é patético; assistir a mensalões (de PT e de PSDB, tanto faz) morrendo no esquecimento é assustador. Mas não é de hoje que isso acontece.

    De fato, deparar com o custo dos preparativos para a Copa do Mundo de futebol deixa qualquer um estupefato. Obras de custo inicial de R$300 milhões acabam em R$1,5 bilhão! E a educação depende de um petróleo que nem sabemos como (e quando) vamos retirar do solo para (talvez) receber mais investimento.

    Assim, o movimento dos R$0,20 acaba se transformando em um movimento contra a corrupção, contra "esses políticos", contra o mau uso do dinheiro. Tudo isso que está por aqui desde Pedro Álvares Cabral! Mas ok, R$0,20 foi a gota d'água. Insisto: torço para que mudanças profundas aconteçam.

    Mudança cultural! Sim, pois em matéria recente (23/abr/2013) soubemos que "Brasileiro acha fácil desobedecer leis no país, apura FGV". E mudança cultural só com (muita) educação.

    Mudança cultural! Pois não basta trocar os políticos hoje de plantão por outros que farão o mesmo. Enfim, temos um longo caminho pela frente! Bom que finalmente começamos a trilhar.

    E de tudo que tem sido dito e compartilhado, tem algumas coisas que me põem a pensar. a principal delas: "o povo acordou!"

    O povo? Em pesquisa Datafolha durante o protesto do dia 17/jun/2013 em São Paulo, foi apurado que 77% dos manifestantes têm nível superior (FSP, 18/jun/2013). Mas independentemente da pesquisa, não me parece que seja o "povo" o grande protagonista - até porque boa parte do movimento nasceu das redes sociais, e boa parte do povo não tem acesso a facebook e afins. Protagonistas somos nós, classe média. Algum problema com isso? Não, nenhum. Mas vamos dar nome aos bois!

    Outra questão: os exageros. Impeachment da Dilma? Quem me conhece melhor sabe que não morro de amores nem por ela nem pelo PT. Mas se o Lula, com mensalão declarado e provado ficou, qual o motivo para destituir Dilma do poder? Os R$0,20? Não vejo sentido...

    Muita calma nessa hora! Vamos caminhar, um passo por vez. Abaixo a dicotomia, onde ou se é 100% bom ou 100% mau! Vamos refundar o Brasil, mas isso não se faz de imediato.

    E viva a tecnologia que permite sermos sujeitos da história, aqui, na Turquia ou onde quer que seja!

    domingo, 16 de junho de 2013

    Clipping: a Revolução bate à porta!


    (de 08 a 16/jun)
    Novidades surgem quase que diariamente, como aplicativos, robôs e máquinas em geral. Mas nesta semana o destaque ficou para EAD.
    É a revolução da educação! USP é a primeira latina a oferecer MOOC. São Carlos disponibiliza aulas gratuitamente. Escola pública tem curso online de direito.
    No entanto, na hora de contratar, as empresas ainda mostram preconceito com o EAD... Boa leitura!

  • Conheça aplicativos que ajudam candidatos a estudar para o Enem
    "Sai do celular e vai estudar". Todo estudante já ouviu essa frase. Mas quem está se preparando para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem uma boa desculpa para manter o aparelho por perto. Aplicativos para tablets e smartphones ajudam a controlar o ritmo de estudo em cada matéria, listar tarefas que faltam e testar o conhecimento em jogos e simulados.
    Terra

  • 'Barata-robô' é usada para ensinar neurociência
    Um dos lançamentos mais aguardados do evento TEDGlobal, especializado em novas tecnologias, é a chamada barata-robô, ou "RoboRoach" (em referência a cockroach, barata em inglês) - uma invenção do neurocientista Greg Gage.
    Sua finalidade é didática, estimulando estudantes a se interessar por neurociênia, mas, mesmo assim, o projeto vem sendo alvo de críticas.
    BBC Brasil

  • Zaya e a caixa que leva educação para quem não tem
    (...) Para levar boas aulas aos alunos, o primeiro produto da ONG Zaya foi uma caixa que cria uma micronuvem capaz de armazenar dados (as aulas) e dar acesso wifi a essa nuvem (por meio de um roteador) a computadores e aparelhos móveis. A solução ainda tem uma bateria que dura 10 horas, o que permite que funcione em lugares onde não há energia elétrica.
    Porvir

    EAD

  • Quando a revolução do ensino superior bate à porta
    (...) “É o caminho que o mundo está indo. É você não precisar adequar seus horários para as atividades de que gosta, como ver filmes, ouvir música e, por que não, estudar”, diz Carolina, apenas uma das milhares de brasileiras que aderiram aos Moocs (massive open on-line course, ou cursos abertos, gratuitos e para grandes públicos). O movimento, que começou a pipocar no ano passado com o Coursera (inciativa de Stanford, Princeton, Michigan e Pensylvania) e o edX (Harvard e MIT), ganha nesta semana a primeira iniciativa da América Latina, com o lançamento da parceria entre a USP e o portal Veduca, para oferecer cursos de física e estatística.
    Porvir

  • USP e Veduca lançam primeiro Mooc da América Latina
    A Universidade de São Paulo e o portal Veduca lançam, nesta semana, o primeiro Mooc (cursos virtuais, gratuitos e de nível superior) da América Latina. Os cursos serão ministrados por professores da instituição e veiculados pela plataforma. Por enquanto, as duas disciplinas previstas são física mecânica básica e probabilidade e estatística. O lançamento, marcado para o próximo dia 12, coloca o Brasil no centro de um movimento internacional que tem mexido com a educação superior, em que universidades tradicionais oferecem gratuitamente aulas para milhões de pessoas espalhadas pelo mundo.
    Porvir

  • USP São Carlos é a 1ª a disponibilizar aulas gratuitas de física pela internet
    Os professores de física da USP de São Carlos (SP) foram os primeiros a gravar as aulas virtuais, já disponíveis no site da universidade, a primeira da América Latina a oferecer aulas pela internet. O modelo da ferramenta Massive Open Online Course (Mooc) segue exemplos oferecidos por instituições dos Estados Unidos, como as universidades Princeton, Stanford e Harvard, além do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês).
    G1

  • Escola pública do DF é 1ª a ter curso online de direito
    Curso oferecido pela Defensoria Pública do Estado teve sua primeira aula para estudantes do Gama
    Uma escola pública do Gama, no Distrito Federal, é a primeira a ser beneficiada com um curso de direito online gratuito oferecido pela Defensoria Pública do Estado para estudantes do ensino médio da rede pública.
    Terra

  • Preconceito a distância
    Pesquisa revela que 60% dos entrevistados notam que a formação a distância é menos valorizada na disputa por um emprego
    A educação a distância no Brasil evoluiu. A modalidade que começou rodeada de suspeitas, vista como apenas um meio de burlar o ensino presencial, ganhou consistência com medidas de fiscalização mais rigorosas, a adesão das universidades federais e a influência dos programas ofertados por alguns dos melhores centros de pesquisa do mundo, como Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT). Mesmo assim, o mercado de trabalho parece não ter se dado conta das melhorias no setor. Uma pesquisa recente organizada pela rede Universia e pelo portal Trabalhando.com mostra a rejeição sofrida por quem revela ter se formado em um curso a distância.
    Gazeta do Povo
  • sábado, 8 de junho de 2013

    Clipping: Sua sala de aula está em extinção!


    (de 02 a 08/jun)
    Robôs como tutores em sala de aula; robôs para ensinar programação - que pode fazer parte do currículo. Gamificação veio para ficar e ajuda até na ética! Animação em 3D deixa de ser coisa de cinama (só). E tablets perto de dominar sala de aula.
    E você ainda não acredita que a tecnologia deve fazer parte da sua sala de aula?
    Talvez, em breve, o que não exista seja sua sala de aula... É só observar a evolução das tecnologias e da EAD. Confira abaixo!

  • Eu, tutor
    Robôs estão sendo programados para ajudar alunos em salas de aula
    Cientistas da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, querem mudar a forma como crianças podem aprender na sala de aula do século 21. E a solução veio personificada nos Naos, pequenos robôs fabricados pela francesa Aldebaran Robotics.
    Galileu

  • Robôs de baixo custo para ensinar programação
    Quem é que não sabe mexer no computador? Ou mudar os canais da televisão no controle remoto? Ou jogar qualquer tipo de jogo no videogame ou no celular? Pois bem, bastante gente deve ter respondido um “sim” para algumas dessas perguntas. Agora lá vai outra. Quem é que sabe como funcionam esses dispositivos por dentro? Para o professor e designer Gilson Domingues, a robótica e a programação precisam ser inseridas nos currículos das escolas já que, além de oferecer um novo conhecimento para os alunos, é uma maneira eficiente de contextualizar os conteúdos de exatas.
    Porvir

  • Escolas defendem ensino de programação a crianças e adolescentes
    Explosão da tecnologia revela importância de se ter ao menos noção de como as coisas funcionam; e falta gente neste mercado
    (...) "Programação é importante pelo mercado de trabalho, que pede muito isso, mas nosso objetivo principal não é esse. Queremos desenvolver certas habilidades que a programação exige dos alunos, como raciocínio lógico, causa e consequência, raciocínio matemático, linguística... o que está inserido no dia a dia"
    (...) Por outro lado, não param de surgir iniciativas em prol da profissionalização, como o Projeto Jovem Programador, cuja intenção é complementar o aprendizado de alunos de computação para levá-los ao mercado de trabalho. E o estímulo, mais uma vez, veio da Code.org.
    Olhar Digital

  • Gameficação do estudo: como os jogos podem incentivar o aprendizado
    Games e estudo são geralmente vistos como dois adversários, que costumam competir pela atenção de qualquer um que goste de jogos digitais e que precise dedicar algum tempo ao aprendizado. E, principalmente entre os jovens, são geralmente os games que saem como vencedores nas disputas.
    Foi pensando nisso que o recém-lançado Unificado Prepara tenta solucionar o problema através da reunião de ambos: estudo e games sociais em uma só plataforma.
    CanalTech

  • Jogo ensina estudantes a se tornarem mais empáticos
    Um jogo criado por doutorandos norte-americanos tem feito estudantes vivenciarem problemas a partir de diferentes olhares, simulando a sensação de estar na pele de outra pessoa na hora de tomar decisões. Desenvolvido por Geoff Marietta e Elisabeth Hoahn, no Departamento de Educação de Harvard, o game SailMUVE tem o intuito de estimular relacionamentos mais empáticos e positivos entre os jovens. No jogo, que pode ser baixado gratuitamente em versão demonstrativa no site da universidade, em inglês, a experiência virtual acontece em um campo de golfe, onde o jogador precisa vivenciar a tomada de decisões nas perspectivas do dono do local e do guarda-florestal.
    Porvir

  • Games tornam jovens mais éticos, diz estudo
    Videogames incentivam adolescentes a serem mais éticos e terem noções morais mais acentuadas. É o que aponta um novo estudo da Universidade de Victoria, no Canadá.
    (...) "O que concluímos é que eles estavam aprendendo algo muito mais profundo do que imaginávamos ou do que podíamos observar de fora. Eles estavam resolvendo muitos problemas e formulando estratégias. Estavam aprendendo a colaborar e desenvolver habilidades de liderança", disse Sanford em entrevista ao jornal canadense The Globe and Mail.
    Info

  • Estúdio de animação dos EUA recria moléculas do corpo humano em 3D
    O estúdio de animação, XVIVO, de Connecticut, nos Estados Unidos, transformou os mecanismos do corpo humano em uma animação 3D cujo objetivo é ajudar estudantes e cientistas a encontrar novas formas de compreender o corpo humano.
    O projeto inclui representações da medula óssea e do ouvido interno, entre outros.
    BBC Brasil

  • Tablet (ainda) não turbina aprendizado
    Adotado há um ano por pelo menos três grandes escolas particulares do DF, uso do equipamento tem impacto tímido no desempenho dos alunos. Para especialistas, incorporar a tecnologia é inevitável, mas é necessário preparar professores e estudantes
    Correio Braziliense

  • Tablet ensina e diverte as crianças, diz diretora
    Alunos de até 3 anos têm uma aula com tablet por mês em escola de SP
    Depois de terem conquistado corações e mentes de crianças, adolescentes e adultos pelo mundo afora, os tablets se voltam para um mercado sempre em expansão: o fabuloso mundo dos bebês. Cidadãos ainda não alfabetizados ou que mal conseguem enrolar algumas palavras encostam suas mãos gorduchinhas nas telas de vidro para comandar carrinhos, letras, músicas, trens e galinhas cantantes.
    Folha de São Paulo
    Veja também, na Folha de São Paulo:
    Para educadores, gadget não deve substituir atividades tradicionais
    Antes de falar, bebê já distinguia aplicativos, conta mãe blogueira

  • Professor usa próprio 3G para conectar tablet do governo em aula
    Rede de internet de escolas não comporta a nova tecnologia e professores precisam se adaptar para usar os tablets em sala de aula
    Até o fim do semestre, 600 mil professores de ensino médio da rede pública devem estar com seu tablet em mãos, treinados e capacitados para usar a ferramenta em sala de aula, segundo previsão do Ministério da Educação (MEC). A entrega dos dispositivos e a formação dos docentes ainda estão no início e são realizadas em parceria com as secretarias estaduais de educação. No Rio Grande do Sul, cerca de 10 mil tablets foram distribuídos e, até junho, devem ser 22 mil. Algumas escolas, no entanto, ainda não conseguiram usar seus equipamentos pela falta de internet ou de cabos para conectá-los a outros dispositivos.
    Terra

  • Escola de Praia Grande, SP, aposenta chamada oral e adota ponto eletrônico
    A tradicional chamada escolar, realizada pelos professores no início das aulas, já foi extinta em algumas escolas municipais de Praia Grande, no litoral de São Paulo. A tecnologia chega às salas de aulas com pontos eletrônicos, onde os alunos registram a presença nas aulas. A medida prevê maior controle na frequência dos estudantes e, com isso, os pais recebem mensagens eletrônicas alertando sobre faltas ou atrasos.
    G1

    EAD

  • Guia de EAD
    Conheça o perfil de aluno que busca a modalidade de educação à distância
    Optar por um curso à distância possibilita flexibilidade de horário, mas também exige dedicação
    Profissionais com formação em cursos à distância começam a chegar ao mercado
    Tendência é de que qualquer graduação poderá ter disciplinas online no futuro Zero Hora

  • Com 20% de evasão, ainda há muito a melhorar na educação a distância
    O Brasil vive hoje uma explosão na popularização do ensino a distância. Em 2011, o crescimento foi de 58%. Em 2010, passou de 100% de aumento o número de matrículas, segundo a Abed. Esse número inclui, além de matrículas em graduação, cursos livres e corporativos. A expectativa do setor é que a taxa se mantenha estável em 30% no próximo ano. Além desses bons números, as universidades e associações como a UniRede se preocupam com alguns entraves, como a evasão escolar. Em 2011, o número chegou a 20%.
    NE10

  • Cai a desigualdade entre alunos que fazem cursos a distância
    A Pesquisa TIC Educação 2012, divulgada na semana passada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), revelou que está havendo uma redução da desigualdade entre os alunos que utilizam a internet para fazer cursos a distância. A pesquisa, realizada junto a alunos de cursos presenciais, indicou o mesmo percentual do ano anterior de alunos que também fazem cursos a distância, 5%, o que na prática indica um aumento já que o número total de usuários da rede de computadores também cresceu. Porém, mais relevante é a indicaçãço de que está havendo uma alteração neste perfil, em benefício da maior inclusão de alunos mais pobres.
    Ache seu Curso

  • Ensino superior a distância democratiza acesso para alunos do interior
    (...) O ensino a distância vem sendo uma alternativa para cidades do Interior do Estado sem faculdades públicas ou privadas. Antes, grande contigente de jovens se mudavam para a capital para morar em repúblicas. Mais recentemente, a melhor opção é mesmo encarar a estrada. No ensino a distância a praticidade e a economia gerada parece ter vendido o receio que muitos tinham em um passado recente, de que se tratava de ensino de baixa qualidade.
    NE10
    Veja também:
    Com 20% de evasão, ainda há muito a melhorar na educação a distância (NE10)

  • Senac centraliza cursos a distância e busca ganho de escala
    O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) lança hoje um portal na internet no qual centraliza as inscrições para todos seus cursos de educação a distância, que antes tinham a captação de alunos e a produção pedagógica distribuídas pelas suas unidades nos estados. Com isso, o Senac inicia um processo de unificação de sua estrutura que poderá elevar sua participação no mercado educacional a distância do país, que tem passado por uma fase de reestruturação, com grande número de aquisições e fusões de instituições educacionais.
    Ache seu Curso

  • Plataforma reúne módulos de escolas de fora e locais
    Uma iniciativa que pode contribuir para a disseminação dos Moocs no Brasil é o Veduca, site que reúne diversos módulos de instituições nacionais e internacionais (legendadas em português), nos moldes do Coursera. A plataforma, lançada em março de 2011, já foi visitada por mais de 1,5 milhão de usuários da internet e pretende ampliar o serviço no segundo semestre. O objetivo é levar o Veduca para estudantes da América Latina e emitir certificação de conclusão.
    Valor Econômico
  • sábado, 1 de junho de 2013

    Clipping: Revolução na sala de aula!


    (de 26/mai a 01/jun)
    A tecnologia está revolucionando a escola - hoje e no futuro próximo. É uma transformação nas formas de ensinar e aprender. Robôs, e-books com 3D, 3D em qualquer sala de aula, sites, aplicativos para smartphones e tablets. E REA (Recursos Educacionais Abertos) cada vez mais forte!
    Tudo acontece, mas não sem questionamentos: qual o limite da tecnologia? Tecnologia na educação ou Educação com tecnologias?
    No EAD a explosão está prevista para breve, pois torna o aprendizado mais eficiente - tanto que universidades continuam investindo em MOOC.
    Boa leitura!

  • A escola de 2014, 2016 e 2018
    Jogos, conteúdos colaborativos e aplicativos para celulares estão revolucionando as salas de aula no Brasil, onde 72% dos estudantes já têm acesso à internet. Saiba como a tecnologia vai transformar o modo de ensinar e aprender nos próximos anos
    IstoÉ

  • Entrevista: Uma transformação nas formas de ensinar e aprender
    (...) Mas, de que forma a educação a distância pode impactar no processo de ensino? Esta metodologia já vem promovendo mudanças na forma de os alunos aprenderem? Para a educadora Mary Rangel, que é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), isto já vem acontecendo e a tendência é que este processo seja intensificado no curto e no médio prazos.
    Folha Dirigida

  • Pesquisadores da UFRN querem usar robôs de R$ 40 para educar crianças
    Pesquisadores do laboratório NatalNet, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) criaram um protótipo de robô para auxiliar crianças a aprender disciplinas como português, matemática e geografia que pode ser construído com R$ 40. O N-Bot, como é chamado, pode ser operado a partir de qualquer aparelho eletrônico que emita sons, como celular, MP3 ou computador. A intenção dos pesquisadores é disseminar o uso do protótipo em aulas nas escolas públicas do estado. Instituições de ensino da África já possuem manuais de montagem do robô educacional feitos para crianças.
    G1

  • EvoBooks cria livros didáticos interativos com tecnologia 3D
    Aplicativos permitem fazer experiências de química e física em laboratórios virtuais e observar como corpo humano funcionando
    A EvoBooks desenvolve aplicativos com conteúdos em 3D que se adéquam ao currículo do Ensino Básico e complementam os materiais didáticos tradicionais. Eles permitem, por exemplo, fazer experiências de química e física em laboratórios virtuais tridimensionais e observar como o corpo humano funciona por dentro. O ano de 2012 foi dedicado a pesquisa e desenvolvimento. Hoje a empresa tem um time de 22 pessoas, incluindo desenvolvedores e professores para dar vida aos produtos.
    PEGN

  • Empresa lança unidade móvel para levar tecnologia 3D às salas de aula
    (...) Uma das novidades apresentadas foi a Unidade Móvel XDS, desenvolvida pela empresa para atender a necessidade de escolas que desejam implementar a tecnologia 3D com maior mobilidade. A estação inclui, em um único gabinete, computador, projetor e kit de óculos 3D, sistema de som e o software Eureka.in - Objetos de Aprendizagem 3D e Módulo 3D Estereoscópico.
    IDG Now

  • Sem Sair de Casa: Sites auxiliam preparação para vestibular
    (...) A web se consolidou como uma nova forma de adquirir conhecimentos e complementar os estudos em determinadas áreas. No caso dos estudantes que estão concluindo o ensino médio, ela pode se transformar em uma grande aliada na preparação para a nova fase de estudos.
    A Tarde

  • Aplicativo para celular e tablet testa alunos para o Enem e vestibulares
    (...) A ferramenta, disponível gratuitamente para smartphones e tablets, é um jogo interativo, que apresenta um quiz de perguntas e respostas – são quase 10 mil questões baseadas no conteúdo das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e dos principais vestibulares do país.
    Uol

  • Recursos Educacionais Abertos: pelo livre acesso ao conhecimento
    (...) É um movimento emergente da educação, alavancado pela Internet, e que tem como marcas a colaboração e a interatividade. Ele surge pela premissa de que todos devem ter a liberdade de usar, personalizar, melhorar e redistribuir recursos educacionais, sem restrições. Os benefícios são inúmeros. O maior deles, de acordo com a pesquisadora em recursos e práticas educacionais abertas Andreia Inamorato, é o livre acesso ao conhecimento.
    Escola Pública

  • Crianças tecnológicas: qual o limite?
    Não há como negar que estamos vivendo na era digital e as crianças têm grande facilidade para usarem aparelhos tecnológicos. Videogames, iPads, tablets e celulares fazem parte do cotidiano delas. Segundo Teresa Ruas, especializada em desenvolvimento infantil, "negar o convívio e o aprendizado das crianças com os atuais recursos tecnológicos, como os tablets e outros eletrônicos, não é aconselhado. Saber lidar com computadores, jogos digitais em tablets e/ou outros recursos tecnológicos faz parte do rol de habilidades e competências que a criança contemporânea deve desenvolver". Mas qual é o limite entre o exagero e o saudável nesse caso?
    Yahoo

  • Artigo: Tecnologias na Educação ou Educação com Tecnologias?
    Fernanda Gomes da Silva Tardin
    Muitas vezes ouvimos falar sobre os investimentos que são feitos em equipamentos tecnológicos para as escolas, professores e alunos, como se esses recursos pudessem ser capazes de promover mudanças na Educação. Geralmente, primeiro pensam e providenciam os equipamentos (Hardware), para em segundo plano pensarem na metodologia que será aplicada ao utilizá-los (Software). Como sabemos o hardware sem o software não é eficiente, da mesma forma que um excelente equipamento utilizado de maneira inadequada pelo profissional também não será eficiente e não trará nenhum avanço a Educação.
    Instituto Claro

    EAD

  • Brasil está perto de explosão no ensino online, avalia pesquisador
    Para Matt Small, as instituições brasileiras estão cada vez mais conscientes de que o ensino a distância é essencial para o sucesso educacional
    O Brasil vive o começo de uma explosão no ensino a distância. Essa foi a conclusão que Matt Small tirou da sua visita ao Brasil, no início de maio; ele é presidente da divisão internacional da Blackboard, empresa de tecnologia para a educação. “Tenho passado muito tempo pesquisando. Visitei universidades, parceiros e educadores brasileiros, e percebi que é um momento muito emocionante para o aprendizado online”, garantiu
    Terra

  • Ensino a distância torna aprendizado mais eficiente, salienta Christophe Peron
    (...) Christophe Peron, diretor das operações na América do Norte para a CrossKnowledge, empresa baseada em Nova York e especializada no aprendizado online, destacou a importância do ensino a distância nas mudanças educacionais. “Daqui a dez nossos filhos não sentarão mais oito horas por dia numa sala de aula, mas passarão mais tempo aprendendo online, otimizando o tempo e melhorando o aprendizado”, profetizou o fundador da empresa que hoje conta com mais de três milhões de usuários.
    Gazeta do Povo

  • Universidades lançam cursos gratuitos on-line
    Na esteira de universidades internacionais renomadas, como Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT), instituições brasileiras de ensino superior têm apostado no desenvolvimento de plataformas de cursos gratuitos on-line, abertos ao público, os chamados Moocs (Massive On-line Open Courses). Embora universidades como USP, Unesp e Unicamp estejam lançando seus programas sem grande alarde desde meados do ano passado, a expectativa é que eles atinjam um público cada vez maior - e globalizado. Mesmo que as iniciativas sejam recentes, os coordenadores dos cursos vislumbram utilizar os Moocs como ferramenta para internacionalizar as faculdades brasileiras.
    Valor Econômico