sábado, 28 de abril de 2012

Tecnologia e educação - 23 a 27/abr/2012

Semana de refletir sobre educação e tecnologia. Assim, a "Educação será revolucionada pela tecnologia", confirmando a tese de que "Professor não pode concorrer com a internet". Mas os "Pais precisam se envolver com a vida de seus filhos na internet" também. Bem nos lembra Rheingold de "Como o online muda o offline".

Há uma nova rede social para crianças; redes sociais contribuem para estudo de línguas; sistema permite uso educacional do SMS.

Essas e outras nos links abaixo. Bom feriado!

  • Artigo: Educação será revolucionada pela tecnologia
    Ronaldo Lemos
    (...) A educação cedo ou tarde será revolucionada pela tecnologia. Pense no material didático. Se bem transposto para o digital, tudo muda. Pode tornar-se ferramenta em constante transformação. Alunos e professores participando de seu aperfeiçoamento constante. Cada tópico gerando uma discussão multimídia, com alunos de diferentes escolas disputando soluções originais.
    Folha.com

  • Professor não pode concorrer com a internet
    Para especialistas, o apresentador de informações vai desaparecer, mas o educador que vai além delas é cada vez mais necessário
    Imagine, em um mundo sem internet, o dia em que professores são avisados que dali para frente uma ferramenta de pesquisa permitirá aos seus alunos ler, assistir, ouvir e discutir sobre qualquer assunto. Qual seria a reação dos educadores? Para especialistas, há muito motivo para comemorar: a chance de obter êxito no aprendizado aumenta. Na vida real, a recepção não foi bem assim. A falta de adaptação do professor às novas tecnologias e ao aluno influenciado por elas são tema do segundo dia da série especial do iG sobre os problemas na formação do docente.
    iG

  • Entrevista: Pais precisam se envolver com a vida de seus filhos na internet
    Atordoados com um desenvolvimento tecnológico que não conseguem acompanhar na mesma velocidade que seus filhos, os pais vêm se abstendo de prepará-los para o universo digital, deixando-os expostos a riscos.
    Folha de São Paulo

  • Como o online muda o offline
    (...) Rheingold vem ao Brasil para falar de seu quinto livro, Net Smart: How to Thrive Online (Esperteza de Rede: Como Prosperar Online), lançado no mês passado, durante o festival Arte.mov, que é realizado nesta semana em Belo Horizonte. O Link conversou com ele por e-mail sobre as mudanças políticas e sociais que estão acontecendo graças à nova realidade digital.
    O Estado de São Paulo

  • Cyberbullying, um perigo real
    O Instituto Paramitas esntrevista Cleo Fante, pesquisadora de renome nacional e internacional na temática do bullying. Ela explica o que é o cyberbullying, onde ele ocorre, como detectá-lo e, principalmente, como evitá-lo.
    Paramitas

  • Nova rede social para crianças é gratuita e traz perfil moderador para os pais
    Mundo Gaturro Recreio oferece games e atividades para os pequenos e dá total controle para os pais monitorarem as interações dos filhos
    (...) O diferencial do Mundo Gaturro Recreio é que o espaço não é voltado apenas para interações entre as crianças, mas também um local onde elas podem jogar e customizar seu avatar e casa virtual. Assim como funcionam os games dentro do Facebook - FarmVille, por exemplo -, os pequenos têm perfis dentro dos jogos e lá podem conversar com amigos em tempo real ou enviar mensagens.
    Olhar Digital

  • Redes sociais recuperam interesse pelo idioma
    A exposição das pessoas nas redes sociais pode aumentar a preocupação com o rigor gramatical e ortográfico. A opinião é do diretor da Fundación del Español Urgente (Fundéu), Joaquín Muller. Ele acredita que a maior exposição desses sites estaria provocando um maior cuidado dos usuários com o conteúdo e maneira com que escrevem.
    O Estado de São Paulo

  • Sistema permite uso educacional de mensagens de texto via celular
    (...) O uso das novas tecnologias de informação, como lousas eletrônicas, iPads e e-readers, para citar alguns poucos exemplos, parece estar sendo cada vez mais incorporado ao ambiente escolar e, ao mesmo tempo, alimenta discussões pedagógicas sobre qual seria a melhor forma de utilizar tais tecnologias para que elas representem um benefício real ao processo de ensino e aprendizagem.
    Aprendiz

  • Formação de Educadores - Intel Educar
    Há dez anos, o Programa Intel® Educar, com seus cursos presenciais e on-line (sempre gratuitos), certifica professores, habilitando-os a usar o computador de maneira mais efetiva e pedagógica; integrando tecnologias de informação e comunicação (TIC) em sala de aula na busca de promover em seus alunos habilidades do século XXI, como a resolução de problemas, o raciocínio crítico e as competências de colaboração.
    Paramitas

  • Tablets dominarão mercado em quatro anos, aponta estudo
    Os tablets vão se tornar o aparelho principal de computação para a maioria dos usuários nos próximos quatro anos, afirma o analista da consultoria Forrester Research, Frank Gillett.
    IDG Now

  • Os e-books estão chegando
    O desembarque da Amazon e da livraria digital da Apple no Brasil agita as editoras nacionais e promete mudar o hábito de leitura de milhões de brasileiros
    IstoÉ

  • Acesso a computadores mais que triplica em dez anos no Brasil
    A presença de computadores nas residências brasileiras mais do que triplicou nos últimos dez anos. Ainda assim, menos da metade da população tem um PC em casa. Os dados são do Censo 2010 e foram divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (27/4).
    Olhar Digital

  • sábado, 21 de abril de 2012

    Tecnologia e educação - 16 a 20/abr/2012


    Já ouviu falar em limite de idade? Facebook tem, mas muitas crianças burlam as regras. Aliás, 64% dos pais não se preocupam com restrição de idade em games... Vai sobrar para a escola, não acha?
    Talvez por isso a escola se preocupe tanto com cyberbulling (e com razão). É também por isso que estão usando netetiqueta.

    Outra questão interessante: pode-se confiar na Wikipédia? matéria publicada chama de "failpédia"...

    Algumas outras notícias e dicas interessantes nos links abaixo. Bom proveito!


  • 38% das crianças no Facebook têm idade abaixo do permitido, segundo pesquisa
    Estudo ainda descobriu que 4% dos perfis que estão irregularmente na rede pertencem a crianças com seis anos ou menos
    Uma nova pesquisa, realizada pela empresa Minor Monitor, sugere que 38% das crianças que estão no Facebook têm idade abaixo do permitido pela rede social. O site só libera o cadastro de pessoas que informam ter mais de 13 anos.
    Olhar Digital

  • Restrições de idade em games: 64% dos pais não se preocupam com isso
    Ao que parece, os avisos de restrições de idade colocados em games pela ESRB não surtem efeito algum para a maioria dos pais. O site de jogos Playr2 fez uma pesquisa com 1221 pais de gamers com 17 anos ou menos e constatou que 64% deles nem chegam a olhar a idade aconselhada para o jogo.
    Olhar Digital

  • Fui vítima de cyberbullying, e agora?
    Veja o que fazer ao descobrir que existe alguém denegrindo sua imagem via Web
    Com o fácil acesso à Internet, seja pelo computador ou telefones móveis, o cyberbullying (agressão intencional, feita de maneira repetitiva que ocorre em meios eletrônicos) aumentou suas proporções e preocupações. Pela velocidade de propagação, a Web acaba se tornando propícia para colaborar com esse tipo de crime.
    Olhar Digital

  • Escolas usam a 'netetiqueta' para evitar ofensas nas redes sociais
    Recentemente, um caso de ofensa de um aluno a uma professora pelo Facebook surpreendeu a cidade de Londrina, no norte no Paraná, e reacendeu o debate sobre os limites do uso do ambiente virtual na educação. Segundo o professor de informática na educação da Universidade de Brasília (UnB), Lúcio Teles, cada vez mais as escolas hoje fazem uso da "netetiqueta" para evitar problemas envolvendo alunos e professores.
    Terra

  • Failpedia? 60% dos artigos da Wikipedia contêm erros
    Além disso, há diversas queixas de que as respostas do site para os problemas são demoradas
    Diversos alunos fazem trabalhos e estudam com base na Wikipedia, a enciclopédia online e colaborativa. Por isso, muito cuidado com o que você encontra lá: 60%, ou seis em cada dez artigos do site possuem algum tipo de erro.
    Olhar Digital

  • Pesquisa revela que as mães estão cada vez mais tecnológicas
    Segundo estudo da Nielsen, 65% das mães norte-americanas navegam na internet pelo smartphone
    Uma nova pesquisa realizada pela Nielsen, a pedidos do site BabyCenter, descobriu que as mães passam bastante tempo usando as redes sociais e estão entre os primeiros usuários de novas plataformas tecnológicas. Segundo o site AdWeek, a empresa entrevistou mais de 2.500 mães em São Franciso e Chicago (Estados Unidos) e revelou que 65% das participantes navegam na internet pelo smartphone.
    Olhar Digital

  • Projeto de lei cria Universidade Virtual do Estado de São Paulo
    O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou nesta quarta-feira (18/04), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, um projeto de lei para criação da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
    Agência Fapesp

  • Informática e enfermagem são os cursos técnicos mais populares, segundo Censo Escolar
    Os cursos profissionalizantes de informática, na rede pública, e de enfermagem, na rede privada, são os que possuem a maior quantidade de matrícula, segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2011.
    Uol

  • Alunos dão jeitinho para usar celular e irritam professores
    Uma briga antiga: alunos que teimam em usar o celular na sala de aula contra professores que não aguentam mais ter de lidar com isso. É o celular que toca no meio da aula, alunos que mandam mensagens, usam joguinhos, acessam a internet, ou ouvem música.
    Folha.com

  • Webnode EDU: educação no ciberespaço
    Site permite que usuários criem páginas com conteúdo educativo sem nenhum custo
    Foi-se o tempo em que as ideias e o conhecimento eram passados apenas para o papel. No ciberespaço, margens e linhas não são suficientes para comportar todo o material voltado para a educação. Com o objetivo de expandir o alcance do conteúdo educativo, o site Webnode EDU ganha versão brasileira e permite acesso gratuito a seus serviços.
    Aprendiz

  • Universidades dos EUA lançam cursos gratuitos na web
    Cinco universidades de prestígio dos Estados Unidos criarão cursos online gratuitos para estudantes em todo o mundo através de uma nova plataforma de ensino interativo, chamada Coursera, anunciaram os criadores nesta quarta-feira.
    Terra

  • sexta-feira, 13 de abril de 2012

    Tecnologia e educação - 09 a 13/abr/2012

    Nesta semana grandes empresas aparecem com destaque. Intel lança seu tablet para estudantes (One Tablet Per Child?) e Facebook cria ambiente educacional.

    Mas outros grandes ainda têm destaque.
    Abril Educação resolve investir em cursos por celular e por satélite: precisa diversificar, não ficar dependendo só de livros. Sugestivo, não?
    Governo de SP vai investir R$5 bilhões em tecnologia nas escolas - e aceita propostas. Precisará gastar muito com capacitação dos professores...

    Várias dicas e os links das matérias estão abaixo. Bom fim de semana!

  • Governo de SP investirá cerca de 5 bi em tecnologia nas escolas
    A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo publicou na quarta-feira, 4 de março, no Diário Oficial do Estado o chamamento público para a realização de estudos técnicos voltados ao desenvolvimento do projeto Aula Interativa, que será implementado por meio de parceria público-privada (PPP). O resultado dos estudos subsidiará a elaboração do edital de licitação, que tem investimento estimado em R$ 5,5 bilhões, em um prazo de 10 anos. O valor final será definido na última etapa do processo. O cronograma atual prevê a assinatura do contrato no início de 2013.
    Terra

  • Bob Esponja, Goku e Wolverine viram "professores" em vídeos educativos
    (...) Essa iniciativa norte-americana, que pretende oferecer conteúdos gratuitos para quem quiser estudar pela internet, já conta com mais de 3.000 vídeos no Youtube. Aqui no Brasil, por enquanto, a Fundação Lemann, responsável pela “importação” da ideia, traduziu cerca de uma centena e alcançou cerca de 350 mil visualizações.
    Uol

  • Abril Educação investe em cursos por celular e satélite
    A Abril Educação, grupo de ensino da família Civita, está investindo R$ 11,5 milhões em novas ferramentas tecnológicas - celular e satélite - para difundir o conteúdo de seus cursos preparatórios para o Enem, capacitação de professores e de idiomas, entre outros.
    O objetivo dessa diversificação é diminuir a dependência para a Abril Educação dos livros didáticos, que representam 66% da receita líquida, de R$ 772 milhões no ano passado. Em 2010, esse percentual era de 83%.
    Todos pela Educação

  • Rede social para professores disponibiliza 300 mil planos de aula
    Com mais de 1,8 milhão de membros, distribuídos em 197 países, a ferramenta tem disponível mais de 300 mil planos de aula. Em quatro anos de existência, consolidou-se como a maior rede social de docentes do mundo.
    Aprendiz

  • Facebook cria ambiente exclusivo a escola e universidade
    Groups for Schools permite que alunos, professores e funcionários de instituições troquem informações em um ambiente fechado
    O Facebook colocou à disposição de escolas e universidades um novo tipo de perfil destinado especialmente a instituições de ensino. Batizado de Groups for Schools, o novo recurso da rede social permite que estudantes e membros de uma determinada comunidade acadêmica troquem arquivos, criem eventos e compartilhem mensagens. Tudo em um ambiente fechado, que só permite a participação de pessoas autorizadas. Para fazer parte das comunidades do Groups of Schools, o usuário precisa informar um endereço de e-mail com domínio da instituição.
    Veja Online

  • Mídias Sociais na escola: por que não utilizá-las em sala de aula?
    (...) Hoje, a chamada "Geração Z" tem como maior característica o fato de estar online o tempo todo. Essa turma nasceu em uma realidade globalizada e convive com informações em escala mundial desde o berço. Pensando nessa mudança, alguns especialistas e acadêmicos decidiram que chegou a hora de uma "nova aula" para capacitar esses "novos alunos".
    Olhar Digital

  • Bibliotecas digitais complementam o ensino em sala de aula
    As bibliotecas virtuais surgem com uma forma de democratizar a informação em todo o mundo e, por isso são grandes aliadas dos professores. Nelas você encontra obras que custam caro e que ainda não estão disponíveis na sua escola ou biblioteca da cidade. Para te ajudar nessa busca, selecionamos dez delas. Boa leitura!
    Nova Escola

  • Studybook é o tablet da Intel voltado para estudantes
    Novo dispositivo focado em educação conta com chip Atom e pode rodar Android ou Windows 7
    A Intel acaba de lançar seu tablet voltado para estudantes. O Studybook segue a proposta do Classmate PC, laptop da empresa desenvolvido para ajudar na educação dos alunos.
    Olhar Digital
  • sábado, 7 de abril de 2012

    Tecnologia e educação - 02 a 06/abr/2012

    Para uma semana curta até que tivemos várias notícias interessantes!

    Já ouviu falar dos REAs? Recursos Educacionais Abertos passa a ter grande importância no cenário das tecnologias aplicadas à Educação!

    Especialistas discutem (nunca terá fim!) o uso de tablets por crianças.

    Nos links abaixo, várias dicas de sites e repositórios. E outras notícias da área. Bom proveito!

    E bom fim de semana.

  • Nova moda nos vestibulares, interdisciplinaridade ainda é desafio
    Há pelo menos 14 anos, quando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado, um novo modelo de provas começou a ser discutido por várias universidades. São os testes que exigem do candidato conhecimentos de diferentes disciplinas para responder um único item. Apesar do protesto dos mais conservadores, a interdisciplinaridade, que é usada em avaliações mais contextualizadas e com menos exigência de memorização, se tornou “moda” e ganha cada vez mais adeptos.
    iG

  • Brasil deve investir na produção de Recursos Educacionais Abertos
    A importância de se estimular não apenas a tradução, mas especialmente o desenvolvimento dos chamados Recursos Educacionais Abertos (REAs) — materiais educacionais que deem direito legal aos usuários para usar, copiar e redistribuir gratuitamente — foi um dos pontos destacados em um fórum latino-americano de políticas em REAs, encerrado ontem na Universidade Gama Filho, no Rio, e organizado pela Unesco em parceria com com a Commonwealth of Learning e a Secretaria municipal de Educação do Rio.
    Globo Online

  • Portal disponibiliza mapas históricos coletados em bibliotecas digitais
    Viajar por terras estrangeiras e de outros tempos agora está mais fácil. Graças à plataforma Old Map Online o internauta pode acessar mapas de épocas e lugares remotos. O portal, que por enquanto tem uma aversão apenas em inglês, reúne exemplares de diferentes mapotecas.
    Aprendiz

  • A busca pelo currículo
    Com as diretrizes curriculares já consolidadas, governo se prepara para discutir as (controversas) expectativas de aprendizagem ao longo de 2012 e formatar um documento básico para o país
    (...) Em outras palavras, no mundo totalmente interligado pela tecnologia e internet, em que as transformações são constantes, os jovens precisam de uma educação que ensine os conteúdos consagrados ao longo dos séculos, sim, mas também que proporcione ferramentas para que eles não apenas aprendam a buscar novos conhecimentos no mundo ao seu redor, mas produzam saberes que a sociedade de hoje ainda não conhece, e que, portanto, não podem ser ensinados. É nesse cenário que o Ministério da Educação (MEC) se prepara, em 2012, para decidir, junto às mais diversas esferas da educação brasileira, que tipo de currículo nacional quer para o país.
    Educação

  • Especialistas discutem o uso de tablets por crianças
    Apresentados como uma revolução para a educação, os tablets eletrônicos estão cada vez mais presentes no cotidiano das crianças, embora os especialistas recomendem seu uso moderado para evitar problemas de conduta ou apredizagem. Segundo dados coletados no final de 2011 pela agência de marketing Kids Industries com 2,2 mil pais e crianças nos Estados Unidos e no Reino Unido, 15% dos menores entre três e oito anos utilizam o iPad de seus pais e 9% possuem o seu próprio; 20% deles têm o iPod Touch.
    Terra

  • SciELO Brasil lança portal de livros eletrônicos
    (...) Integrante do programa Scientific Eletronic Library Online SciELO Brasil – resultado de um projeto financiado pela FAPESP em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) –, o portal visa à publicação on-line de coleções de livros de caráter científico editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas.
    Agência Fapesp

  • Google Art Project: empresa disponibiliza acervo do MAM e da Pinacoteca do Estado de São Paulo
    (...) Lançado em 2011, o Art Project é um serviço de visita virtual a museus que oferece a possibilidade de visualizar obras de arte digitalizadas em alta qualidade. Ao todo, obras de 150 museus de 30 países estão disponíveis para serem vistas pela internet, incluindo 10 na América Latina. Ao todo, 30 mil obras podem ser vistas em 360 graus.
    Olhar Digital

  • Estudantes da rede municipal do Rio recebem netbooks como prêmio
    Na última sexta, dia 30, um total de 125 alunos da rede municipal do Rio receberam prêmios, em uma solenidade realizada no Clube Monte Líbano, no Leblon. A premiação estava relacionada ao desempenho nas escolas em que estudam e em projetos mantidos pela Secretaria de Educação.
    Folha Dirigida

  • Acesso à tecnologia pode influenciar mudanças nas habilidades das crianças
    Quase 70% das crianças pesquisadas, em dez países ricos, aprendem a usar o computador antes do que amarrar sapatos ou andar de bicicleta.
    (...) O envolvimento com a tecnologia desde muito cedo é tendência no mundo inteiro e tem provocado mudanças profundas nas atividades das crianças. Uma pesquisa feita em dez países ricos, com 2.2 mil mães de meninos e meninas, de dois a cinco anos, mostra bem a diferença de habilidades da nova geração chamada Z.
    Jornal da Globo

  • Estudo: crianças bilingues têm mais capacidade para multitarefas
    As crianças bilingues são mais capazes de realizar diversas atividades ao mesmo tempo do que as que falam apenas um idioma, mas demoram mais para adquirir vocabulário, segundo um estudo canadense publicado nesta terça-feira na revista Child Development.
    Terra