sábado, 7 de abril de 2012

Tecnologia e educação - 02 a 06/abr/2012

Para uma semana curta até que tivemos várias notícias interessantes!

Já ouviu falar dos REAs? Recursos Educacionais Abertos passa a ter grande importância no cenário das tecnologias aplicadas à Educação!

Especialistas discutem (nunca terá fim!) o uso de tablets por crianças.

Nos links abaixo, várias dicas de sites e repositórios. E outras notícias da área. Bom proveito!

E bom fim de semana.

  • Nova moda nos vestibulares, interdisciplinaridade ainda é desafio
    Há pelo menos 14 anos, quando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado, um novo modelo de provas começou a ser discutido por várias universidades. São os testes que exigem do candidato conhecimentos de diferentes disciplinas para responder um único item. Apesar do protesto dos mais conservadores, a interdisciplinaridade, que é usada em avaliações mais contextualizadas e com menos exigência de memorização, se tornou “moda” e ganha cada vez mais adeptos.
    iG

  • Brasil deve investir na produção de Recursos Educacionais Abertos
    A importância de se estimular não apenas a tradução, mas especialmente o desenvolvimento dos chamados Recursos Educacionais Abertos (REAs) — materiais educacionais que deem direito legal aos usuários para usar, copiar e redistribuir gratuitamente — foi um dos pontos destacados em um fórum latino-americano de políticas em REAs, encerrado ontem na Universidade Gama Filho, no Rio, e organizado pela Unesco em parceria com com a Commonwealth of Learning e a Secretaria municipal de Educação do Rio.
    Globo Online

  • Portal disponibiliza mapas históricos coletados em bibliotecas digitais
    Viajar por terras estrangeiras e de outros tempos agora está mais fácil. Graças à plataforma Old Map Online o internauta pode acessar mapas de épocas e lugares remotos. O portal, que por enquanto tem uma aversão apenas em inglês, reúne exemplares de diferentes mapotecas.
    Aprendiz

  • A busca pelo currículo
    Com as diretrizes curriculares já consolidadas, governo se prepara para discutir as (controversas) expectativas de aprendizagem ao longo de 2012 e formatar um documento básico para o país
    (...) Em outras palavras, no mundo totalmente interligado pela tecnologia e internet, em que as transformações são constantes, os jovens precisam de uma educação que ensine os conteúdos consagrados ao longo dos séculos, sim, mas também que proporcione ferramentas para que eles não apenas aprendam a buscar novos conhecimentos no mundo ao seu redor, mas produzam saberes que a sociedade de hoje ainda não conhece, e que, portanto, não podem ser ensinados. É nesse cenário que o Ministério da Educação (MEC) se prepara, em 2012, para decidir, junto às mais diversas esferas da educação brasileira, que tipo de currículo nacional quer para o país.
    Educação

  • Especialistas discutem o uso de tablets por crianças
    Apresentados como uma revolução para a educação, os tablets eletrônicos estão cada vez mais presentes no cotidiano das crianças, embora os especialistas recomendem seu uso moderado para evitar problemas de conduta ou apredizagem. Segundo dados coletados no final de 2011 pela agência de marketing Kids Industries com 2,2 mil pais e crianças nos Estados Unidos e no Reino Unido, 15% dos menores entre três e oito anos utilizam o iPad de seus pais e 9% possuem o seu próprio; 20% deles têm o iPod Touch.
    Terra

  • SciELO Brasil lança portal de livros eletrônicos
    (...) Integrante do programa Scientific Eletronic Library Online SciELO Brasil – resultado de um projeto financiado pela FAPESP em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) –, o portal visa à publicação on-line de coleções de livros de caráter científico editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas.
    Agência Fapesp

  • Google Art Project: empresa disponibiliza acervo do MAM e da Pinacoteca do Estado de São Paulo
    (...) Lançado em 2011, o Art Project é um serviço de visita virtual a museus que oferece a possibilidade de visualizar obras de arte digitalizadas em alta qualidade. Ao todo, obras de 150 museus de 30 países estão disponíveis para serem vistas pela internet, incluindo 10 na América Latina. Ao todo, 30 mil obras podem ser vistas em 360 graus.
    Olhar Digital

  • Estudantes da rede municipal do Rio recebem netbooks como prêmio
    Na última sexta, dia 30, um total de 125 alunos da rede municipal do Rio receberam prêmios, em uma solenidade realizada no Clube Monte Líbano, no Leblon. A premiação estava relacionada ao desempenho nas escolas em que estudam e em projetos mantidos pela Secretaria de Educação.
    Folha Dirigida

  • Acesso à tecnologia pode influenciar mudanças nas habilidades das crianças
    Quase 70% das crianças pesquisadas, em dez países ricos, aprendem a usar o computador antes do que amarrar sapatos ou andar de bicicleta.
    (...) O envolvimento com a tecnologia desde muito cedo é tendência no mundo inteiro e tem provocado mudanças profundas nas atividades das crianças. Uma pesquisa feita em dez países ricos, com 2.2 mil mães de meninos e meninas, de dois a cinco anos, mostra bem a diferença de habilidades da nova geração chamada Z.
    Jornal da Globo

  • Estudo: crianças bilingues têm mais capacidade para multitarefas
    As crianças bilingues são mais capazes de realizar diversas atividades ao mesmo tempo do que as que falam apenas um idioma, mas demoram mais para adquirir vocabulário, segundo um estudo canadense publicado nesta terça-feira na revista Child Development.
    Terra