sábado, 10 de agosto de 2013

Clipping: Novas formas de ensinar


(de 01 a 10/ago)
Tablets e laptops são cada vez mais um item corriqueiro em sala de aula. E com eles chegam plataformas, vídeos, redes sociais... E novas formas de ensinar: ensino colaborativo, ensino adaptativo, e-learning, sala de aula invertida, ...
Experiências em EAD e dicas completam o resumo desta semana. Boa leitura

  • Ensino colaborativo: plataformas on-line unem professores e alunos
    Uma série de plataformas on-line promete ligar pessoas que querem aprender aos que têm algo a ensinar. Conhecida como crowdlearning, trata-se de uma ferramenta de ensino colaborativo, que permite trocas de informações sobre diversos assuntos.
    Uol

  • Plataforma propõe avanço ao ensino adaptativo
    Num momento em que startups de educação e tecnologia estão desenvolvendo produtos cada vez mais personalizados às necessidades dos alunos, uma dupla do Vale do Silício promete colocar mais ingredientes nesse debate ao agregar à plataforma de aprendizado que está desenvolvendo as inteligências trazidas por redes sociais e por ferramentas de colaboração, big data e desenvolvimento profissional. O colombiano Nelson Gonzalez e a norte-americana Ramona Pierson estão tirando do forno o Declara, cujo lançamento oficial ocorre nos próximos meses, mas que já vem sendo testado nos mais diferentes ambientes – de sistema judiciário a salas de aula. A missão, que de pouco ambiciosa não tem nada, é promover o aprendizado profundo em qualquer lugar, em qualquer fase da vida.
    Porvir

  • Professores brincam com tablets para ensinar
    Janelas fechadas, o intervalo já terminou, ainda faltam duas aulas quando o professor entra. “Boa tarde, turma! Hoje nós vamos estudar mecânica, a primeira lei de Newton”. E então ele vira de costas, enche a lousa com números, sinais e passa dois exercícios valendo nota para a próxima aula. Nada disso. Um grupo de professores do Rio de Janeiro resolveu colocar a diversão e a tecnologia no meio do aprendizado e criou o Física em Cena, projeto que realiza experimentos com smartphones e tablets para explicar conceitos de mecânica, dilatação, reações químicas de determinados elementos, e disponibiliza os vídeos, gratuitamente, em seu canal do YouTube.
    Porvir

  • Rede social ajuda estudantes a desenvolverem a escrita
    (...) Reunir tudo isso em um texto que em geral é de até 30 linhas não é uma tarefa fácil para boa parte dos alunos. Pensando nisso, a escritora Sônia Rodrigues desenvolveu a plataforma de ensino Almanaque da Rede, uma rede social que estimula a leitura e oferece meios para que os alunos melhorem a escrita. Os estudantes interagem dentro do site em uma dinâmica nos moldes do Facebook, podendo escrever textos, além de interagir, lendo e comentando as redações escritas pelos amigos.
    EBC

  • 10 boas experiências no uso de tablets e laptops
    (...) Apesar de todos esses movimentos, Trucano ressalta que ainda há perguntas a serem respondidas sobre o uso massivo de tablets e computadores na escola: o que sabemos sobre o que funciona ou não no planejamento e implementação desses projetos de um computador por aluno? Quais devem ser os custos e os benefícios? Onde deveremos olhar quando tentamos encontrar soluções para essas questões? Trucano levantou dez iniciativas pelo mundo que merecem destaque.
    Porvir

  • Uso do Facebook na Educação
    O Facebook é a maior rede social do mundo: atualmente, conta com mais de 900 milhões usuários. Ele tem aberto cada vez mais portas para que as escolas e professores possam usá-lo para melhorar a comunicação e, principalmente, renovar a relação de ensino e aprendizado com os alunos. Veja aqui 100 dicas para usar o Facebook na escola e tornar as aulas ainda mais dinâmicas!
    Autodidata Digital

    EAD

  • Arquivo Público do Estado tem versão a distância de oficina pedagógica
    O Núcleo de Ação Educativa (NAE) do Arquivo Público do Estado de São Paulo está com inscrições abertas, até dia 11 de agosto, para a oficina pedagógica “O(s) Uso(s) de Documentos de Arquivo na Sala de Aula”. Pela primeira vez, a oficina contará com a modalidade de ensino a distância (EAD), que visa a ampliação de vagas e a facilidade de acesso no Estado de São Paulo.
    Agência Fapesp

    DICA

  • Portal online gratuito disponibiliza aulas e testes preparatórios para o Enem
    Programa desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas oferece cerca de 180 aulas agrupadas em 15 cursos
    O Ensino Médio Digital, desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas, traz testes e simulados com mais de 6 mil questões. De forma divertida e adequada à proposta do Enem, o portal oferece cerca de 180 aulas agrupadas em 15 cursos, com quase 400 horas de duração, que abordam as quatro áreas de conhecimento nas quais o exame é dividido: ciências da natureza e humanas, matemática e linguagem.
    Zero Hora

  • 10 apps que ajudam nas aulas
    (...) Não são livros de estudo ou apostilas, mas sim apps para usar durante a aula ou na hora de fazer um trabalho, por exemplo. Blocos de anotações, editores de textos colaborativos, gravadores e mais.
    Info