quinta-feira, 15 de abril de 2010

Apostilas ou livros? Restringe ou auxilia?

No início deste mês de abril matéria da Folha de São Paulo (replicada em vários meios de comunicação) davam conta de que "Escolas usam apostilas não avaliadas pelo MEC". Basicamente, o resumo é o seguinte: "Os tradicionais livros didáticos perdem cada vez mais espaço para as apostilas elaboradas por redes de ensino privado."

O que é apostila? O que é livro? O que diferencia apostila de livro? As redes de ensino têm livro ou apostila?

Basicamente, livro é o material com autor(es) conhecido(s), diferente de uma apostila que faz uma colagem de artigos e assuntos; o livro está registrado na Biblioteca Nacional e possui ISBN ( International Standard Book Number ).

Mas, diferentemente do que pensam muitos livro pode ser material "espiralado"! Tudo isto para dizer que antes de mais nada, deve-se perceber que material de redes de ensino pode ser livro e não apostila. Ao menos no caso da Rede Católica de Educação, onde trabalho, é!

Portanto, falamos de "escolas que usam livros não avaliados pelo MEC", ok? Então vejamos as principais críticas ao sistema:

* o sistema pode tirar a autonomia do professor:
Um sistema de qualidade pode até oferecer maior autonomia ao professor, por dar mais clareza ao processo educativo da escola inteira. Querer autonomia do professor, neste caso, parece ser interessante do ponto de vista individual, mas falamos de uma escola inteira! Se a autonomia de cada professor for de fato exercida na escola, haverá uma colcha de retalhos que só prejudicará o ensino. O que pode tirar a autonomia do professor é a má gestão da sala de aula, tanto por ele mesmo como pela escola.

* em alguns casos, dar pouca margem para trabalhar conteúdos regionais:
Acredito que esta afirmação trás um conceito de livro muito atrasado! O livro é um instrumento na mão do professor - somente isso. Um importante instrumento, mas nada além disso. Não cabe ao livro traçar todas as regionalidades ou todas as diferentes características de cada comunidade escolar. Cabe ao professor programar suas aulas para a partir do livro e de outros materiais tratar o diferente quando achar conveniente. Novamente dá autonomia ao professor.

Quanto à falta de avaliação do MEC, de fato, poderia ser interessante que houvesse uma segurança maior. É possível haver material de péssima qualidade sendo usada. Só lembro que o MEC poderia avaliar se assim o quisesse. E também que avaliação do MEC não é necessariamente garantia de qualidade.

Para discutirmos...