sábado, 25 de agosto de 2012

Tecnologia e educação - resumo de 13-24/ago/2012

Governo gastou bastante com tablets. Graças ao MEC, com 600 mil tablets para professores. O que será que farão com isso?
No mais algumas discussões, algumas dicas, discussão sobre EAD. Boa leitura!

  • Governo gastou quase R$ 338 milhões com tablets no 1º semestre
    Dos 852,6 milhões de reais gastos pelo governo federal com a compra de bens e serviços de Tecnologia da Informação no primeiro semestre de 2012, por meio de 1222 licitações públicas, 337,9 milhões de reais (45%) foram direcionados à aquisição de tablets. Os dados são do Ministério do Planejamento. Parte desses recursos foram usados pelo Ministério da Educação na aquisição de quase 600 mil tablets para professores da rede pública de ensino (entre 150 milhões e 180 milhões de reais). O restante, por áreas administrativas da União.
    IDG Now
  • A internet transformou a língua portuguesa?
    Saiba o que pensam aqueles que lidam diariamente com o nosso idioma
    (...) Inês não vê sinais de doença no português, ele é adaptável; e o neologismo existe muito antes de a internet ser criada. Ela ressalta que na agilidade as pessoas erram e acabam não corrigindo, então às vezes o problema nem é a linguagem, mas os erros de digitação. Além do mais, lembra ela, "a internet nunca vai ser tão formal quanto a carta".
    Olhar Digital
  • Estudo relaciona redes sociais ao bullying
    Facebook é o maior terreno para agressores, segundo a McAfee
    Um estudo conduzido pela companhia de segurança digital McAfee revelou qual é a participação das redes sociais no bullying. Nos Estados Unidos, o Facebook é parte bastante ativa do problema.
    Olhar Digital
  • Gigantes on-line testam novo modelo de curso grátis
    A roda dos cursos on-line gratuitos universitários não para de girar. Depois de Coursera, MITx e edX terem impulsionado um novo modelo de aprendizagem chamado nos EUA de Mooc (Massive Open On-line Course, cursos virtuais grátis para grandes quantidades de alunos), alguns dos gigantes do universo educacional on-line se reuniram em torno do conceito Mechanical Mooc, ou Mooc Mecânico, e lançaram um curso de “introdução delicada a [liguagem de programação] Python” que funciona de forma automatizada.
    Porvir
  • Paraguai: Notebooks e informatização nas escolas mudam realidade de alunos
    De tamanho diminuto e configurações modestas, pequenos notebooks têm mudado a vida de estudantes paraguaios. O projeto Una Computadora Por Niño, iniciativa da ONG Paraguay Educa, conseguiu algo que parecia impossível: disponibilizar computadores portáteis para cerca de 10 mil estudantes de uma pequena cidade em um país considerado subdesenvolvido.
    Terra
  • DICA

  • As 5 melhores práticas para educadores no Facebook
    Manter estudantes engajados durante as aulas é um desafio para muitos professores, especialmente com o desenvolvimento de novas tecnologias. Usar o Facebook nesses casos é uma ótima opção. Confira 5 práticas que podem ajudar no processo
    Universia Brasil
  • Portal de educação lança curso online de chinês básico para brasileiros
    O curso básico de mandarim, principal dialeto chinês falado por mais de 1,3 bilhão de pessoas, poderá ser realizado por qualquer internauta através do computador a partir desta sexta-feira, 17. Disponível numa plataforma online, a licença de uso do curso poderá ser adquirida ao preço de R$ 130 através do site da Universia Brasil, uma rede internacional de colaboração universitária.
    O Estado de São Paulo
  • Guia colaborativo de educação financeira para estudantes
    (...) O guia, que será construído via rede social, será um espaço de compartilhamento onde os universitários vão dar dicas de experiências que já viveram e que podem ajudar outros estudantes a economizar. Vale desde como gastar menos morando em repúblicas, como comprar em conjunto para economizar no material de aula até como planejar o futuro e a realização dos seus sonhos.
    Porvir
  • domingo, 12 de agosto de 2012

    Tecnologia e educação - semana (06-10/ago/2012)

    Poucas notícias nesta semana. Mas que merecem atenção!
    Educação e tecnologia é uma união que já tem nome: edtech! E algumas tecnologias são destaque que, segundo especialistas, revolucionarão a educação.
    No entanto, ainda temos condições precárias nas escolas brasileiras...
    Estudantes criam uma nova rede social, própria para universitários e seus estudos. E o EAD continua crescendo - aulas para o Enem incluídas.
    Boa leitura!

  • Edtech, a estrela do momento
    Softwares, redes sociais e plataformas on-line. Aplicativos, simuladores 3D, games educativos para celular, tablet, notebook. São tantas as novidades no mundo da educação e da tecnologia que, em inglês, esses dois temas já se aglutinaram em uma só palavra: edtech. Para acompanhar toda essa movimentação, uma mídia especializada vem se consolidando na web, com blogs como EdSurge e Edudemic, e os sites mais tradicionais de tecnologia, como o Techcrunch, vêm dando espaço cada vez mais privilegiado ao tema.
    Porvir

  • 10 tecnologias que revolucionarão a educação
    Especialistas indicaram jogos online, redes sociais e até ferramentas de colaboração como as tecnologias que vão mudar a forma de aprender
    Saiba como ferramentas de colaboração, jogos online e até redes sociais vão ajudar a qualificar mão de obra, formar cientistas e espalhar o conhecimento.
    Exame

  • Órgão responsável por Enem diz que inclusão digital é precária em escolas
    Embora a internet já seja comprovadamente um instrumento eficiente e recomendável para a aprendizagem escolar, esta não está presente satisfatoriamente na rede pública brasileira. O último resumo técnico do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) revelou que apenas 42,6% das escolas de ensino fundamental têm acesso à internet e 55,9% das instituições não têm laboratórios de informática.
    Terra

  • Estudantes criam a primeira rede social acadêmica do Brasil
    (...) Inédita no país, a plataforma permite que os estudantes compartilhem arquivos por disciplina, cronograma semestral, agenda de eventos, além de acompanharem quais colegas estão cursando quais matérias e terem a possibilidade de tirar dúvidas em tempo real com os monitores.
    Aprendiz

  • Curso para o Enem tem aulas transmitidas via satélite
    Os candidatos interessados em conseguir uma vaga em alguma universidade a partir do Enem já têm mais uma opção para se preparar. Acaba de ser lançado o Curso Pré-Enem, uma iniciativa da Abril Educação que vai promover palestras com professores renomados do país, transmitidas via satélite. Os alunos poderão assistir às palestras em salas de aula em alguma escola parceira, em casa ou pela internet. O conteúdo será transmitido do dia 13 de agosto até 30 de outubro em cerca de 300 salas de aula.
    O Estado de São Paulo

  • Procura por ensino à distância cresce mais que busca por curso presencial
    Os cursos livres gratuitos oferecidos à distância por instituições tornaram-se uma alternativa para as pessoas que buscam qualificação, não podem ou não querem gastar e se locomover até o centro de capacitação. De acordo com o Censo do Ensino Superior 2010 do Ministério da Educação (MEC), divulgado em outubro de 2011, e do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (Abraed), aumento pela procura de cursos de graduação na modalidade EaD foi maior em relação aos presenciais no Brasil.
    G1

  • sábado, 4 de agosto de 2012

    Educação e Tecnologia - notícias da semana (30/jul-03/ago/2012)


    Formação de professores em tecnologia, tablets, redes sociais e educação a distância foram os principais temas da semana.
    Na área de pesquisas e estatísticas, vemos que escola pública ainda gatinha na internet e que não temos muito o que comemorar na inclusão digital... :-(
    Boa leitura!
    ---------------------------------

  • Pós forma professores mestres em tecnologia
    No Brasil, quem é especialista em educação e comunicação é conhecido por educomunicador. Mas quando a relação é educação e informática? Em alguns países da América Latina, os profissionais desta área já têm nome, são chamados de edumáticos. Se por aqui o termo ainda não é usado, mestrados nas nações vizinhas já estão formando profissionais em edumática, professores capazes de desenvolver metodologias inovadoras no ensino a partir do uso de novas tecnologias.
    O Estado de São Paulo

  • Temos tablets. E agora?
    (...) Adriana Gandin e Ingrid Strelow fazem uma análise sobre os desafios que a tecnologia tem trazido para a sala de aula e sobre como o professor precisa estar capacitado para se tornar mais um facilitador de circulação de informações do que um detentor do conhecimento. A dupla de especialistas faz parte do grupo base do Ipad na Sala de Aula, projeto que presta consultoria sobre a adoção da ferramenta em instituições de ensino.
    Porvir

  • Professores usam redes sociais para atrair participação dos alunos
    No momento em que os jovens estão cada vez mais envolvidos com redes sociais, professores buscam maneiras de tornar a internet, vista por muitas escolas como um problema, uma ferramenta para auxiliar na educação. O objetivo destes educadores é tornar os alunos protagonistas do processo de aprendizado.
    Terra

  • O impacto do twitter na educação
    O Portal Universia publicou, na semana passada, a lista das 10 mudanças causadas pelo Twitter na Educação, mais precisamente no âmbito do Ensino Superior. Segundo a publicação, já se foi há muito tempo a época em que o PowerPoint era a tecnologia mais expressiva nas salas de aula. Hoje em dia quem comanda a mudança é a rede social de microblogging Twitter. Quer saber como?
    Confira
    Pontocom

  • Ensino a distância: a lição de casa para o Brasil
    Uma pesquisa da Fundação Victor Civita mostra melhoras nos cursos superiores a distância, mas ainda há muito por fazer
    (...) Uma nova pesquisa, conduzida pela Fundação Victor Civita, retirou um conjunto deles dessa zona de sombra, produzindo um estudo que rastreou as fragilidades e o que dá certo e pode ser exemplar para os demais. Durante cinco meses, os especialistas analisaram os cursos de oito faculdades (públicas e particulares) que oferecem graduação a distância em pedagogia, a área que, de longe, atrai mais alunos - quase 300?000. O retrato que emerge daí ajuda a desconstruir a visão de que esses cursos fornecem educação superior de segunda classe. Em alguns casos, eles já chegam a ombrear com tradicionais ilhas de excelência. Mas, no geral, resta muito que avançar.
    Veja Online

  • Aula em todo lugar e a qualquer hora
    Evolução tecnológica do ensino a distância faz com que cada vez mais brasileiros optem por esse modelo
    Especial da Folha de São Paulo
    Veja também:
    Disciplina é a chave
    Nem tudo é virtual
    Desconfiança é coisa do passado
    Crescimento X Discriminação
    Diploma a partir do sofá
    Pós-graduação em alguns cliques

  • Serviços de educação da Vivo atingem 4 milhões de usuários
    A Telefônica/Vivo anunciou nesta terça-feira (1º) que seus serviços de educação atingiram 4 milhões de usuários no Brasil. Em coletiva de imprensa em São Paulo, a companhia também lançou uma promoção de volta às aulas que oferece uso gratuito por 60 dias da “Nuvem de Livros”, biblioteca on-line com mais de seis mil títulos.
    G1
    Veja também:
    Novos projetos da Telefônica | Vivo unem educação e tecnologia (Terra)
    Telefônica | Vivo oferece 60 dias de uso gratuito de biblioteca online (Terra)

  • CE: Ensino à Distância deve crescer no Interior do Estado
    A Estácio, que irá ampliar seus campi em Fortaleza, passando de dois para quatro em 2013, mantém também em Juazeiro do Norte uma faculdade privada de medicina, a primeira do Nordeste, com 700 alunos.
    O Povo

  • SP: curso de inglês online começa nesta quarta para 25 mil alunos
    Começa nesta quarta-feira a segunda edição do curso de inglês online oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo a 25 mil alunos do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas estaduais. O curso segue até novembro.
    Terra

  • TIC e alfabetização, o desafio do ovo e da galinha
    O Inaf (Indicador de Analfabetismo Funcional), publicado pelo Instituto Paulo Montenegro, braço social do Ibope, e pela Ação Educativa, divulgou dados que mostram estreita correlação entre a alfabetização e a utilização das tecnologias de informação e comunicação, as TIC. Pelo estudo, 73% das pessoas alfabetizadas usam esses recursos, mas esse valor é de apenas 14% quando se trata de analfabetos funcionais. Diante desses números, chega-se ao velho desafio do ovo e da galinha, mas agora no ambiente da educação: a pessoa é menos alfabetizada porque tem menos acesso às TIC ou tem menos acesso às TIC porque é menos alfabetizada?
    Porvir

  • Menos da metade das escolas públicas de ensino fundamental tem acesso à internet
    Para especialistas, a falta de investimento em infraestrutura e na formação dos docentes são empecilhos para a introdução de novas tecnologias
    Apesar da baixa porcentagem de estabelecimentos de ensino com acesso às tecnologias no País, 79,5% dos estudantes da rede pública no Ensino Fundamental possuem esses recursos disponíveis e 76,9% deles contam com laboratórios em suas escolas. Isso acontece porque as escolas que têm os equipamentos concentram mais matrículas do que as que não contam com a infraestrutura necessária.
    Todos pela Educação

  • Brasil é o 72º no ranking mundial de inclusão digital da FGV
    Entre 156 países, o Brasil ocupa a 72ª posição no Índice Integrado de Telefonia, Internet e Celular de Inclusão Digital, divulgado hoje (31) pela primeira vez. Segundo os cálculos da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da Fundação Telefônica/Vivo, com base em dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Gallup, 51,25% da população brasileira têm acesso ao computador, à internet, ao celular e ao telefone fixo.
    IDG Now