sábado, 4 de agosto de 2012

Educação e Tecnologia - notícias da semana (30/jul-03/ago/2012)


Formação de professores em tecnologia, tablets, redes sociais e educação a distância foram os principais temas da semana.
Na área de pesquisas e estatísticas, vemos que escola pública ainda gatinha na internet e que não temos muito o que comemorar na inclusão digital... :-(
Boa leitura!
---------------------------------

  • Pós forma professores mestres em tecnologia
    No Brasil, quem é especialista em educação e comunicação é conhecido por educomunicador. Mas quando a relação é educação e informática? Em alguns países da América Latina, os profissionais desta área já têm nome, são chamados de edumáticos. Se por aqui o termo ainda não é usado, mestrados nas nações vizinhas já estão formando profissionais em edumática, professores capazes de desenvolver metodologias inovadoras no ensino a partir do uso de novas tecnologias.
    O Estado de São Paulo

  • Temos tablets. E agora?
    (...) Adriana Gandin e Ingrid Strelow fazem uma análise sobre os desafios que a tecnologia tem trazido para a sala de aula e sobre como o professor precisa estar capacitado para se tornar mais um facilitador de circulação de informações do que um detentor do conhecimento. A dupla de especialistas faz parte do grupo base do Ipad na Sala de Aula, projeto que presta consultoria sobre a adoção da ferramenta em instituições de ensino.
    Porvir

  • Professores usam redes sociais para atrair participação dos alunos
    No momento em que os jovens estão cada vez mais envolvidos com redes sociais, professores buscam maneiras de tornar a internet, vista por muitas escolas como um problema, uma ferramenta para auxiliar na educação. O objetivo destes educadores é tornar os alunos protagonistas do processo de aprendizado.
    Terra

  • O impacto do twitter na educação
    O Portal Universia publicou, na semana passada, a lista das 10 mudanças causadas pelo Twitter na Educação, mais precisamente no âmbito do Ensino Superior. Segundo a publicação, já se foi há muito tempo a época em que o PowerPoint era a tecnologia mais expressiva nas salas de aula. Hoje em dia quem comanda a mudança é a rede social de microblogging Twitter. Quer saber como?
    Confira
    Pontocom

  • Ensino a distância: a lição de casa para o Brasil
    Uma pesquisa da Fundação Victor Civita mostra melhoras nos cursos superiores a distância, mas ainda há muito por fazer
    (...) Uma nova pesquisa, conduzida pela Fundação Victor Civita, retirou um conjunto deles dessa zona de sombra, produzindo um estudo que rastreou as fragilidades e o que dá certo e pode ser exemplar para os demais. Durante cinco meses, os especialistas analisaram os cursos de oito faculdades (públicas e particulares) que oferecem graduação a distância em pedagogia, a área que, de longe, atrai mais alunos - quase 300?000. O retrato que emerge daí ajuda a desconstruir a visão de que esses cursos fornecem educação superior de segunda classe. Em alguns casos, eles já chegam a ombrear com tradicionais ilhas de excelência. Mas, no geral, resta muito que avançar.
    Veja Online

  • Aula em todo lugar e a qualquer hora
    Evolução tecnológica do ensino a distância faz com que cada vez mais brasileiros optem por esse modelo
    Especial da Folha de São Paulo
    Veja também:
    Disciplina é a chave
    Nem tudo é virtual
    Desconfiança é coisa do passado
    Crescimento X Discriminação
    Diploma a partir do sofá
    Pós-graduação em alguns cliques

  • Serviços de educação da Vivo atingem 4 milhões de usuários
    A Telefônica/Vivo anunciou nesta terça-feira (1º) que seus serviços de educação atingiram 4 milhões de usuários no Brasil. Em coletiva de imprensa em São Paulo, a companhia também lançou uma promoção de volta às aulas que oferece uso gratuito por 60 dias da “Nuvem de Livros”, biblioteca on-line com mais de seis mil títulos.
    G1
    Veja também:
    Novos projetos da Telefônica | Vivo unem educação e tecnologia (Terra)
    Telefônica | Vivo oferece 60 dias de uso gratuito de biblioteca online (Terra)

  • CE: Ensino à Distância deve crescer no Interior do Estado
    A Estácio, que irá ampliar seus campi em Fortaleza, passando de dois para quatro em 2013, mantém também em Juazeiro do Norte uma faculdade privada de medicina, a primeira do Nordeste, com 700 alunos.
    O Povo

  • SP: curso de inglês online começa nesta quarta para 25 mil alunos
    Começa nesta quarta-feira a segunda edição do curso de inglês online oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo a 25 mil alunos do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas estaduais. O curso segue até novembro.
    Terra

  • TIC e alfabetização, o desafio do ovo e da galinha
    O Inaf (Indicador de Analfabetismo Funcional), publicado pelo Instituto Paulo Montenegro, braço social do Ibope, e pela Ação Educativa, divulgou dados que mostram estreita correlação entre a alfabetização e a utilização das tecnologias de informação e comunicação, as TIC. Pelo estudo, 73% das pessoas alfabetizadas usam esses recursos, mas esse valor é de apenas 14% quando se trata de analfabetos funcionais. Diante desses números, chega-se ao velho desafio do ovo e da galinha, mas agora no ambiente da educação: a pessoa é menos alfabetizada porque tem menos acesso às TIC ou tem menos acesso às TIC porque é menos alfabetizada?
    Porvir

  • Menos da metade das escolas públicas de ensino fundamental tem acesso à internet
    Para especialistas, a falta de investimento em infraestrutura e na formação dos docentes são empecilhos para a introdução de novas tecnologias
    Apesar da baixa porcentagem de estabelecimentos de ensino com acesso às tecnologias no País, 79,5% dos estudantes da rede pública no Ensino Fundamental possuem esses recursos disponíveis e 76,9% deles contam com laboratórios em suas escolas. Isso acontece porque as escolas que têm os equipamentos concentram mais matrículas do que as que não contam com a infraestrutura necessária.
    Todos pela Educação

  • Brasil é o 72º no ranking mundial de inclusão digital da FGV
    Entre 156 países, o Brasil ocupa a 72ª posição no Índice Integrado de Telefonia, Internet e Celular de Inclusão Digital, divulgado hoje (31) pela primeira vez. Segundo os cálculos da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da Fundação Telefônica/Vivo, com base em dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Gallup, 51,25% da população brasileira têm acesso ao computador, à internet, ao celular e ao telefone fixo.
    IDG Now