sábado, 25 de agosto de 2012

Tecnologia e educação - resumo de 13-24/ago/2012

Governo gastou bastante com tablets. Graças ao MEC, com 600 mil tablets para professores. O que será que farão com isso?
No mais algumas discussões, algumas dicas, discussão sobre EAD. Boa leitura!

  • Governo gastou quase R$ 338 milhões com tablets no 1º semestre
    Dos 852,6 milhões de reais gastos pelo governo federal com a compra de bens e serviços de Tecnologia da Informação no primeiro semestre de 2012, por meio de 1222 licitações públicas, 337,9 milhões de reais (45%) foram direcionados à aquisição de tablets. Os dados são do Ministério do Planejamento. Parte desses recursos foram usados pelo Ministério da Educação na aquisição de quase 600 mil tablets para professores da rede pública de ensino (entre 150 milhões e 180 milhões de reais). O restante, por áreas administrativas da União.
    IDG Now
  • A internet transformou a língua portuguesa?
    Saiba o que pensam aqueles que lidam diariamente com o nosso idioma
    (...) Inês não vê sinais de doença no português, ele é adaptável; e o neologismo existe muito antes de a internet ser criada. Ela ressalta que na agilidade as pessoas erram e acabam não corrigindo, então às vezes o problema nem é a linguagem, mas os erros de digitação. Além do mais, lembra ela, "a internet nunca vai ser tão formal quanto a carta".
    Olhar Digital
  • Estudo relaciona redes sociais ao bullying
    Facebook é o maior terreno para agressores, segundo a McAfee
    Um estudo conduzido pela companhia de segurança digital McAfee revelou qual é a participação das redes sociais no bullying. Nos Estados Unidos, o Facebook é parte bastante ativa do problema.
    Olhar Digital
  • Gigantes on-line testam novo modelo de curso grátis
    A roda dos cursos on-line gratuitos universitários não para de girar. Depois de Coursera, MITx e edX terem impulsionado um novo modelo de aprendizagem chamado nos EUA de Mooc (Massive Open On-line Course, cursos virtuais grátis para grandes quantidades de alunos), alguns dos gigantes do universo educacional on-line se reuniram em torno do conceito Mechanical Mooc, ou Mooc Mecânico, e lançaram um curso de “introdução delicada a [liguagem de programação] Python” que funciona de forma automatizada.
    Porvir
  • Paraguai: Notebooks e informatização nas escolas mudam realidade de alunos
    De tamanho diminuto e configurações modestas, pequenos notebooks têm mudado a vida de estudantes paraguaios. O projeto Una Computadora Por Niño, iniciativa da ONG Paraguay Educa, conseguiu algo que parecia impossível: disponibilizar computadores portáteis para cerca de 10 mil estudantes de uma pequena cidade em um país considerado subdesenvolvido.
    Terra
  • DICA

  • As 5 melhores práticas para educadores no Facebook
    Manter estudantes engajados durante as aulas é um desafio para muitos professores, especialmente com o desenvolvimento de novas tecnologias. Usar o Facebook nesses casos é uma ótima opção. Confira 5 práticas que podem ajudar no processo
    Universia Brasil
  • Portal de educação lança curso online de chinês básico para brasileiros
    O curso básico de mandarim, principal dialeto chinês falado por mais de 1,3 bilhão de pessoas, poderá ser realizado por qualquer internauta através do computador a partir desta sexta-feira, 17. Disponível numa plataforma online, a licença de uso do curso poderá ser adquirida ao preço de R$ 130 através do site da Universia Brasil, uma rede internacional de colaboração universitária.
    O Estado de São Paulo
  • Guia colaborativo de educação financeira para estudantes
    (...) O guia, que será construído via rede social, será um espaço de compartilhamento onde os universitários vão dar dicas de experiências que já viveram e que podem ajudar outros estudantes a economizar. Vale desde como gastar menos morando em repúblicas, como comprar em conjunto para economizar no material de aula até como planejar o futuro e a realização dos seus sonhos.
    Porvir