sábado, 14 de setembro de 2013

Clipping: O que significa educar hoje?


(de 08 a 14/set)
Educação não tem mais o mesmo significado de antigamente. Afinal, quando Google faz educação, quando professores vendem aulas virtuais na internnet, quando games são instrumentos para aprender, algo está diferente.
Na rede temos ainda ferramentas gratuitas, sites preparatórios para exames, uso de redes sociais para educar... Até o MEC recebe proposta para comprar tablets!
Diante de tudo isso, programação está em alta. Universidades oferecem cursos, projetos ensinam crianças, ... E alguns ainda insistem em obrigar os alunos a desligarem seus dispositivos para 'assistir aula'!
Confira links abaixo! E boa leitura!

  • Google terá serviço de ensino colaborativo
    A gigante de buscas está prestes a lançar uma plataforma que vai "conectar pessoas que precisam de ajuda com pessoas que podem fornecer ajuda, através de videochamadas ao vivo, a qualquer hora, em qualquer lugar", segundo descrição no site oficial da ferramenta.
    Folha de São Paulo

  • Crescem sites de venda de aulas virtuais
    Lançado em 2010, o site Udemy, uma plataforma para que professores vendam suas aulas em vídeo, vem ganhando popularidade e crescendo recentemente.
    (...) Um dos fatores que colaboraram para tal crescimento foi a adição de nove línguas, inclusive o português --agora, brasileiros compõem a segunda maior nacionalidade do site, atrás dos americanos.
    Folha de São Paulo

  • Site gratuito oferece games divididos por matérias
    “Desliga o videogame e vai estudar”. Com certeza você é ou conhece alguém que já ouviu esta frase. Entretanto, cada vez mais os jogos se aproximam do aprendizado, seja dentro ou fora da escola. A Escola de Games, por exemplo é uma plataforma on-line e gratuita, com mais de 1 milhão de acessos mensais, que oferece mais de 60 jogos para que crianças de 5 a 12 anos aprendam sobre matemática, português, inglês, geografia, história, conhecimentos gerais e ciências.
    Porvir

  • 8 ferramentas online gratuitas que estudantes e professores devem conhecer
    Consulte aqui 8 ferramentas online gratuitas que podem melhorar a aprendizagem e ajudar nas salas de aula fazendo com que haja uma melhor interatividade
    Com os avanços tecnológicos, as ferramentas online têm vindo a tornar-se numa opção cada vez mais viável para serem utilizadas em sala de aula. Proporcionando maior interatividade entre alunos e professores, elas podem melhorar a aprendizagem e tornar as aulas mais agradáveis.
    Universia Brasil

  • Estadão.edu lança curso preparatório para o Enem
    O Estadão.edu lança nesta quarta-feira, 11, em parceria com o site Eschola.com, um curso grátis de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com mais de 1,2 mil horas/aula de todas as disciplinas do Ensino Médio, além de técnicas de estudo, exercícios e simulados. Se impresso, o material teria mais de 5 mil páginas.
    O Estado de São Paulo

  • 10 #hashtags que todo professor deveria acompanhar
    (...) Então, para ajudar os professores interessados em entrar no universo dos tablets e no mundo dos aplicativos educacionais, o Porvir resolveu mapear 10 hashtags que podem ser buscadas tanto no Twitter quanto no Facebook. Elas trazem recomendações que facilitam o uso dos tablets por educadores, com sugestões de como usar aplicativos para tablets e até notícias sobre o uso dessa tecnologia na sala de aula. E o melhor, muitas das indicações são feitas por outros professores, alunos e internautas interessados no uso de aplicativos para o ensino.
    Porvir

  • MEC recebe propostas de aplicativos para tablet até dia 21 de setembro
    O Ministério da Educação recebe até o 21 de setembro propostas de aplicativos educativos para tablets. O aplicativo deve ser totalmente gratuito para o usuário, funcionar no sistema operacional Android 4.0 e ficar hospedado na loja virtual Google Play. O objetivo é enriquecer o currículo dos alunos e contribuir para a formação continuada dos professores.
    EBC

  • Universidades abrem espaço para cursos que ensinam a criar games
    Trabalhar no desenvolvimento de jogos para videogames, computadores e celulares é sonho frequente no imaginário dos aficionados pelo mundo digital. Em Curitiba, dois cursos de graduação permitem a união dos mundos do hobby e o profissional – na Universidade Positivo (UP) e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) - ambos com inscrições abertas para o vestibular 2014.
    G1

  • Projeto que ensina crianças a programar chega ao Brasil
    O projeto britânico Code Club, criado no ano passado para ensinar programação como atividade extracurricular a crianças de 9 a 11 anos, deve começar a engrenar no Brasil em breve.
    (...) As primeiras aulas estão sendo coordenadas por voluntários em duas instituições do Rio de Janeiro e via Skype por Hermann para uma escola de Braga (RS).
    Folha de São Paulo

  • A fila vai andar, anuncia a rede social acadêmica Passei Direto
    A fila vai andar, avisam Rodrigo Salvador e André Simões aos 80 mil universitários que aguardam para ingressar no Passei Direto, a rede social acadêmica criada por eles onde alunos de diferentes cursos e universidades compartilham estudos, exercícios, trabalhos e até anotações de aula.
    G1

  • Sem celular nem TV: faculdades proíbem celulares e aparelhos com conexão à internet
    Objetivo é deixar estudante menos conectado e mais concentrado
    O que parece ser fora da realidade hoje em dia, é uma forte tendência em escolas e faculdades mundo afora hoje em dia: a proibição do uso de aparelhos eletrônicos modernos. Não é o Google Glass ou câmeras de alta velocidade, mas televisão e celular, tão presentes no nosso dia a dia.
    R7

    EAD

  • Google e edX trabalham juntos em novo site de Moocs
    O Google e o edX, plataforma lançada por iniciativa de Harvard e MIT em 2012 para oferecer cursos gratuitos e que hoje já conta com mais de 28 universidades no mundo, anunciaram hoje que estão trabalhando juntos em uma nova plataforma a ser lançada no primeiro semestre do ano que vem. A Mooc.org permitirá que universidades que não fazem parte do xConsortium (grupo de universidades parceiras no edX), empresas, professores e até governos ofereçam suas aulas pela web para alunos de todo o mundo.
    Porvir
    Veja também:
    Plataforma de EAD de Harvard e MIT se associa ao Google (Veja Online)