sábado, 7 de setembro de 2013

Clipping: tecnologia deslumbra mas o professor é a chave!


(de 25/ago a 07/set)
Há deslumbramento com tecnologia, corremos o risco de esquecermos o principal: o currículo conteudista ainda está vivo e passa bem. Talvez por isso ainda haja críticas ao celular em sala de aula. Afinal, se a mediação do professor existir, a diferença vai aparecer! E a internet ajuda a sentir-se em comunidade. São Paulo está criando até espaço para blogueiros.
O projeto 'um computador por aluno' está comprometido - principalmente por focar nos instrumentos. E o instrumento envelheceu rapidamente... Vários dispositivos com inúmeros aplicativos estão disponíveis para melhorar a sala de aula.
Notícias do mercado de trabalho, de EAD e dica completam este clipping. Boa leitura!

  • Artigo: Brasil vive fetiche por tecnologia na educação
    Alexandre Le Voci Sayad é jornalista e educador.
    Enquanto há deslumbramento com tecnologia, corremos o risco de esquecermos o principal: o currículo conteudista ainda está vivo e passa bem
    (...) Em uma recente pesquisa, a Fundação Lemann e o Instituto Inspirare listaram tendências na área de inovação que realmente impactam no que importa: o currículo. A flexibilização do mesmo, juntamente com formas inovadoras de gestão e avaliação, aliadas a uma formação de docentes remodelada são as únicas formas de transformar de fato a educação de um país.
    O Estado de São Paulo

  • Pesquisadores criticam celular em aula: jovens não são multitarefas
    Um olho nas mensagens do celular e outro nas explicações dos professores. Ainda que as escolas tentem evitar, essa é uma cena rotineira em sala de aula que, garantem os adolescentes, não prejudica a aprendizagem. No entanto, para especialistas, esse argumento é falso, e o hábito de manter diferentes focos de atenção pode gerar estresse ou até mesmo indicar um Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
    Terra

  • Entrevista: ‘A mediação do professor é o que faz diferença’
    (...) Pós-graduada em Mídias na Educação pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Fernanda reúne textos, vídeos, dicas de sites e blogs, entrevistas e jogos educacionais com o objetivo de munir seus colegas de ferramentas para enriquecer e diversificar o processo ensino e aprendizagem.
    Porvir

  • São Paulo cria rede estadual de professores blogueiros
    Professores blogueiros da rede estadual de ensino de São Paulo vão passar a contar, a partir de outubro, com um espaço de interação no Portal da Educação, mantido pela secretaria estadual na internet.
    Folha de São Paulo

  • Envolvimento de toda a escola determina sucesso de Um Computador por Aluno
    As experiências bem-sucedidas do projeto Um Computador por Aluno têm, pelo menos, alguns pontos em comum. O primeiro é terem sido abraçadas por todos os envolvidos no processo: alunos, professores, coordenadores, diretores, secretários, prefeitos. Depois, a transformação do programa em política pública local aparece como ponto crucial para o sucesso da iniciativa nesses estados e municípios.
    iG

  • Aproveite o Twitter na sala de aula
    Um levantamento feito anualmente por um centro internacional coloca o Twitter como a ferramenta digital mais utilizada para o aprendizado. A rede social funciona como um microblog: os usuários podem postar mensagens de até 140 caracteres. Na rede, é possível seguir amigos, conhecidos, especialistas, celebridades e acompanhar o que eles têm publicado também.
    É provável que muitos dos seus alunos estejam na rede social e utilizá-la nas aulas pode ser uma boa maneira de engajá-los. Listamos aqui embaixo três possíveis maneiras de utilizá-la.
    Nova Escola

  • Aplicativos móveis ajudam a organizar e complementar os estudos
    A tecnologia vem se tornando uma importante ferramenta didática de apoio aos alunos e educadores também nos dispositivos móveis. Veja uma seleção de aplicativos e games educativos para tirar o máximo de proveito de tablets e smartphones na hora de estudar.
    G1

  • Biblioteca online Nuvem de Livros conquista 1 milhão de usuários
    A falta de espaço nas residências e em 65% das escolas públicas e privadas do Brasil dificulta a implementação de uma biblioteca física, mas isso não é uma barreira para a disseminação do conhecimento, segundo o empresário Jonas Suassuna, criador da biblioteca online Nuvem de Livros, que disponibiliza mais de 10 mil conteúdos para computadores, tablets e celulares dos cerca de 1 milhão de assinantes.
    Agência EFE

  • Mercado de trabalho elimina barreira a profissional com curso a distância
    Após um período de ceticismo, o mercado de trabalho não diferencia mais profissionais formados em cursos presenciais ou a distância. A flexibilidade de horários e a oferta de cursos nas melhores instituições do País e do mundo, aumentam as chances de empregabilidade, manutenção do emprego e promoção da mesma forma que ocorre com a modalidade presencial.
    D24am

  • Principal desafio é atrair talentos em tecnologia, diz presidente da IBM Brasil
    Ninguém duvida que o crescimento de um país está diretamente ligado ao desempenho dos profissionais que nele atuam. No entanto, na visão do presidente da IBM Brasil, Rodrigo Kede, atualmente o principal desafio das empresas é atrair e reter talentos, especialmente na área de tecnologia - setor que impulsiona o desenvolvimento.
    Olhar Digital

  • Cabos desconectados
    (...) Ou, em outras palavras, investigou como professores e alunos enxergam o uso e as possibilidades dessa ferramenta. Para refletir sobre o tema, sustentado por dados concretos, Corrêa entrevistou educadores e estudantes de 15 a 18 anos de uma tradicional escola pública de Ribeirão Preto. Compilou as respostas e chegou a algumas conclusões esperadas e outras bastante surpreendentes sobre como os usuários percebem a rede mundial de computadores.
    Giz

    EAD

  • Portal latino de videoaulas lança versão brasileira
    A existência de portais com conteúdo educativo disponibilizados na internet já não é novidade. De plataformas produzidas pelas próprias escolas aos canais de vídeos no YouTube, a oferta de jogos interativos e videoaulas é tamanha que se tornou muito mais difícil a seleção que a busca das melhores ferramentas on-line. Atentos à questão da qualidade e da organização do material vinculado na rede, um grupo de professores da Argentina resolveu criar a Educatina, uma plataforma gratuita de videoaulas com conteúdo de diversas matérias voltada para alunos de todas as idades. Até então focado apenas para o público latinoamericano, o portal chega agora ao Brasil, com vídeos em português.
    Porvir

  • Coursera estreia cursos traduzidos em português
    Estreiam na segunda-feira, 2, os dois primeiros cursos do Coursera traduzidos para português: Introdução ao Pensamento Matemático, oferecido pela Universidade de Stanford, e Fundamentos de Estratégia para Negócios, da Universidade da Virginia. Ambas instituições são dos Estados Unidos. Os cursos, em inglês, tiveram ajuda de sete voluntários, sendo seis tradutores e um revisor.
    O Estado de São Paulo

  • USP disponibiliza cursos online gratuitos no Veduca
    Em três meses mais de 20 mil estudantes fizeram os cursos e receberam certificados
    (...) A parceria entre a USP e o Veduca foi firmada com professores autores dos cursos. Segundo Daiane eles se “identificam com o propósito do Veduca, de democratizar o acesso à educação de alta qualidade, tornando cursos excelentes disponíveis a qualquer pessoa”.
    Atualmente dois cursos da Universidade de São Paulo estão disponíveis
    R7

    DICA

  • 24 maneiras de utilizar tablets em sala de aula
    Com a popularização dos tablets e do uso da tecnologia em sala de aula, vale a pena investir em atividades que realmente façam a diferença no aprendizado dos alunos. Simplesmente colocar o tablet em sala de aula não é produtivo, pelo contrário, atrapalha a concentração e rendimento dos estudantes. Por isso, as escolas e os professores devem trabalhar em conjunto para que o uso das tecnologias seja saudável, equilibrado e com objetivos claros.
    Universia Brasil