sábado, 1 de maio de 2010

Até que ponto o problema é dinheiro?

Atualizado 02/mai, 12:20

Notícia recente no portal Envolverde tinha como título: "Educação básica pública brasileira precisa de mais R$ 29 bilhões, diz campanha". Quem sou eu para contestar?! Mas, embora concorde com a idéia de que é preciso mais dinheiro para a educação, acho que seria mais produtivo se. antes de aumentar o bolo, pudéssemos ver uma boa aplicação do que já está disponível!

A própria matéria vai além: "“O valor representa cerca de 1% do PIB [Produto Interno Bruto] do país. Não é um esforço impossível da União. Cada vez mais ela é capaz de cumprir o CAQi”, afirmou o coordenador geral da Campanha Nacional pela Educação, Daniel Cara, durante debate realizado na última quarta-feira (28/4) em São Paulo (SP). “O MEC [Ministério da Educação] divulgou que tem aumentado o recurso. Mas a participação da União na Educação Básica ainda não é substancial”. "

Sim! Um dos problemas está na desigual distribuição entre os segmentos! O governo gasta com ensino superior acima da média dos países - inclusive de primeiro mundo. E gasta bem abaixo da média na educação básica.

No dia 02/mai/2010 matéria do iG diz que "Recursos não garantem bom ensino, aponta estudo". Confirma o que todos sabem... "Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, dinheiro explica apenas 50% dos resultados de desempenho de uma escola, cidade ou Estado. O restante depende de boa gestão, projetos pedagógicos consistentes e envolvimento."

Resumindo: gasto é mal distribuído e mal usado. E o investimento deve priorizar gestão e projetos pedagógicos - incluindo muito treinamento para o professor!