Nesta semana temos várias matérias com "dicas" e relatos de tecnoligia aplicada à Educação. Jogos, bibliotecas, softwares, ...
Interessante a escola mineira que aplica provas do Ensino Médio via internet - com alunos em casa!
Boa leitura! Boa semana!
Usuário pode conhecer lugares importantes para humanidade, tanto no aspecto histórico quanto cultural
O Google lançou nesta quinta-feira (31/05) mais um de seus projetos voltados para passeios virtuais: o World Wonders, um percurso com 132 lugares em 18 países mapeados pela empresa para centralizar informações sobre localidades importantes para a humanidade, tanto no aspceto histórico quanto cultural.
Olhar Digital
Morador de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Lucas Franco costumava ver anúncios de empregos em outras cidades e discutir com os amigos qual seria o custo de vida para morar em cada uma. E foi assim que surgiu o Custo de Vida, site criado por ele e que conta com a colaboração dos internautas.
IDG Now
O que a matemática tem a ver com Fernando Pessoa? "Tudo!", afirma Danielle Cavallo, de 16 anos. No ano passado, quando cursava o primeiro ano do ensino médio, ela e a colega Karen Oliveira, da Escola Lourenço Castanho, redesenharam o famoso retrato do escritor português a partir de gráficos com retas, parábolas e curvas. O resultado do trabalho, perfeito, mostrou que o software utilizado nas aulas ajudou ambas a entender as temidas funções de primeiro e segundo graus.
Uol
Objetivo do Educar para Crescer é incentivar os alunos a buscar formação fora da sala de aula
Que tal estudar história do Brasil com gráficos animados e trechos do livro 1808, do escritor e jornalista Laurentino Gomes? Ou então fazer dos diferentes espaços de uma casa virtual laboratórios para aprender assuntos como rotação da Terra e mistura de substâncias? Para esses e outros temas trabalhados na escola, o portal Educar para Crescer montou especiais multimídia que podem ser reproduzidos gratuitamente em sites da área de educação, como as páginas dos colégios na internet.
O Estado de São Paulo
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) acaba de lançar sua Biblioteca Digital, que reúne livros, periódicos e outros materiais pertencentes ao sistema de bibliotecas e aos centros de documentação da instituição.
(...) Mais informações: http://unesp.br/bibliotecadigital
Agência Fapesp
(...) Partindo do problema que é encontrar uma forma de facilitar a alfabetização dessas crianças, Cíntia Salgado Azoni, doutora em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), fez sua tese - concluída em 2010 - com o intuito de desenvolver um software para aumentar a absorção das lições por parte dos disléxicos. Agora, os pesquisadores da Unicamp estão implantando melhorias no programa de computador para que seja possível usá-lo também com adolescentes que apresentem as mesmas condições.
Terra
Em dia de prova, as salas do 1º e 2º ano do ensino médio do Colégio ICJ - Instituto Coração de Jesus, de Belo Horizonte, estão vazias. Em casa, os estudantes aguardam o horário marcado para conectar à internet, fazer login no site da instituição e responder de forma remota às questões objetivas.
Terra
Dois centros de pesquisa na região de Araraquara (SP) têm se dedicado a criar ferramentas de apoio ao ensino na educação básica. O mais recente projeto é um jogo, disponível gratuitamente na internet, cujo objetivo é estimular crianças em fase de alfabetização a trabalhar com letras, formando sílabas e palavras.
G1
(...) De acordo com a publicação, o equipamento detecta quando o aluno está distraído (ou mesmo dormindo) e usa “truques” para mantê-lo concentrado.
Uol
Crianças que jogam até 16 horas de videogames por dia podem estar viciadas e desenvolver comportamento mais agressivo, intolerante e de isolamento da sociedade, segundo aponta um estudo da Associação Britânica de Gerenciamento da Raiva (BAAM, na sigla em inglês).
BBC Brasil
Jovem afirmou que vai continuar trabalhando no projeto para torná-lo mais rápido e prático
Nicholas Schiefer, um estudante de 17 anos, foi o vencedor da feira de ciências Intel Foundation Young Scientist, para jovens cientistas. O adolescente ganhou na categoria de ciências da computação após criar um algoritmo de buscas que, no futuro, pode ser mais preciso que o Google ou agregar ao buscador um sistema de pesquisas mais aprimorado.
Olhar Digital