Nos estudos, vemos que internet beneficia linguagem escrita e que smartphones e tablets ajudam na alfabetização. E uma curiosidade: uma pulseira que mede empolgação de alunos em aulas!
Prevenção ao bullying com ajuda do Facebook e do Cartoon Network terá melhor resultado? Saberemos em breve...
Um artigo fala do programa de alfabetização digital do Uruguai - interessante conhecer.
Algumas dicas, notícias sobre eventos, ... E para refletir: a menina que revolucionou a alimentação da escola por conta de seu blog foi impedida pela escola de fotografar os alimentos. É assim que vamos resolver as questões que os alunos nos trouxerem?
Boa leitura!
O Diário Oficial da União publica hoje (11) decreto que regulamenta o programa Um Computador por Aluno (Procura) e o Regime Especial de Incentivo a Computadores para Uso Educacional (Reicomp), que suspende a incidência de alguns tributos, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS/Pasep e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), sobre o computador a ser comprado e suas matérias-primas.
Agência Brasil
A adoção de um sistema online para o aprendizado infantil permite aos alunos melhorarem suas habilidades para a escrita de maneira notável, segundo o resultado de um estudo realizado na Suíça nos últimos três anos divulgado nesta terça-feira.
Terra
Usados para a comunicação e a troca de informações por pessoas de todas as idades, aparelhos como smartphones e tablets também podem ser ferramentas educativas. Os aparelhos são úteis em atividades de alfabetização, no ensino de matemática ou de uma língua estrangeira.
Terra
'Q Sensor' mede 'excitação emocional' de quem o usa. Fundação de Bill Gates deu US$ 1,4 milhão para que o aparelho seja testado.
G1
Na manhã desta quarta-feira (13), o governador Geraldo Alckmin e o secretário Herman Voorwald deram o primeiro passo para uma campanha de prevenção ao bullying nas 5,3 mil escolas estaduais. Acompanhados da primeira-dama, Lu Alckmin, eles estiveram na E.E. Visconde de Itaúna, no Ipiranga, para apresentar aos jovens a iniciativa “Bullying. Curta outra ideia” e anunciar uma parceria com o Facebook e o canal Cartoon Network na campanha “Chega de Bullying”.
Aprendiz
Veja também:
Facebook e Cartoon Network lançam campanha contra bullying nas escolas (IDG Now)
(...) Criado em 2007 diretamente pela presidência da república do Uruguai (ou seja, não depende de nenhum ministério ou ente público estabelecido), o projeto nasceu diretamente da ideia “One Laptop Per Child” concebida pelo famoso e polêmico Nicholas Negroponte do MIT (versão Wikipedia).
O projeto está comemorando 5 anos este ano, com alguns números bem impressionantes (apesar de algumas críticas, em minha opinião, menores): 100% das crianças possuem um laptop no Uruguai, o País se tornou o mais conectado da América Latina (91% da população) e praticamente eliminou o analfabetismo digital do país (todos os jovens com menos de 16 anos sabem operar um computador e têm noções de programação!). Mais de 500 mil pessoas já receberam os pequenos computadores.
O Estado de São Paulo
A menina escocesa de nove anos que provocou mudanças na alimentação de sua escola depois do sucesso de um blog que avaliava a qualidade da merenda foi proibida de fotografar as refeições servidas.
Terra
Dicas
O Brasil Hoje é um software que reúne indicadores sociais e educacionais dos municípios brasileiros, produzidos por institutos e pesquisas nacionais. O objetivo é facilitar o acesso e a análise dessas informações, sendo possível produzir relatórios agregando diferentes dados e estabelecendo comparações com outras localidades.
Aprendiz
A Unesp passa a oferecer a partir desta quinta-feira, 14, de forma online e gratuita, materiais didáticos digitais de seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão elaborados em parceria com o seu Núcleo de Educação a Distância (NEaD).
O Estado de São Paulo
Evento
Representantes do setor educacional de nove países da América Latina estarão reunidos até a próxima sexta-feira, 15, em Brasília, durante o Seminário Latino-Americano de Disseminação de Conteúdos Digitais, que discutirá a presença e implantação das tecnologias digitais nas escolas do continente.
MEC
Em seu segundo dia de debate, o Seminário Latino-Americano de Disseminação de Conteúdos Digitais contou com relatos de representantes dos países participantes acerca das políticas para a implantação desses conteúdos nas escolas do continente. Foram destacados os avanços e dificuldades encontradas pelos participantes com relação a esse tema.
MEC