sábado, 16 de junho de 2012

Tecnologia e educação - 11-15/jun/2012

Nesta semana foi publicado o decreto que regulamenta o programa "Um Computador por Aluno".
Nos estudos, vemos que internet beneficia linguagem escrita e que smartphones e tablets ajudam na alfabetização. E uma curiosidade: uma pulseira que mede empolgação de alunos em aulas!
Prevenção ao bullying com ajuda do Facebook e do Cartoon Network terá melhor resultado? Saberemos em breve...
Um artigo fala do programa de alfabetização digital do Uruguai - interessante conhecer.
Algumas dicas, notícias sobre eventos, ... E para refletir: a menina que revolucionou a alimentação da escola por conta de seu blog foi impedida pela escola de fotografar os alimentos. É assim que vamos resolver as questões que os alunos nos trouxerem?
Boa leitura!



  • Decreto regulamenta programa Um Computador por Aluno
    O Diário Oficial da União publica hoje (11) decreto que regulamenta o programa Um Computador por Aluno (Procura) e o Regime Especial de Incentivo a Computadores para Uso Educacional (Reicomp), que suspende a incidência de alguns tributos, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS/Pasep e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), sobre o computador a ser comprado e suas matérias-primas.
    Agência Brasil

  • Pesquisa indica benefícios da internet para linguagem escrita
    A adoção de um sistema online para o aprendizado infantil permite aos alunos melhorarem suas habilidades para a escrita de maneira notável, segundo o resultado de um estudo realizado na Suíça nos últimos três anos divulgado nesta terça-feira.
    Terra

  • Smartphones e tablets ajudam a alfabetizar jovens e adultos
    Usados para a comunicação e a troca de informações por pessoas de todas as idades, aparelhos como smartphones e tablets também podem ser ferramentas educativas. Os aparelhos são úteis em atividades de alfabetização, no ensino de matemática ou de uma língua estrangeira.
    Terra

  • Pulseira biométrica mede 'empolgação' de alunos em aulas
    'Q Sensor' mede 'excitação emocional' de quem o usa. Fundação de Bill Gates deu US$ 1,4 milhão para que o aparelho seja testado.
    G1

  • Campanha de prevenção ao bullying alcança 4,3 milhões de alunos com apoio do Facebook
    Na manhã desta quarta-feira (13), o governador Geraldo Alckmin e o secretário Herman Voorwald deram o primeiro passo para uma campanha de prevenção ao bullying nas 5,3 mil escolas estaduais. Acompanhados da primeira-dama, Lu Alckmin, eles estiveram na E.E. Visconde de Itaúna, no Ipiranga, para apresentar aos jovens a iniciativa “Bullying. Curta outra ideia” e anunciar uma parceria com o Facebook e o canal Cartoon Network na campanha “Chega de Bullying”.
    Aprendiz
    Veja também:
    Facebook e Cartoon Network lançam campanha contra bullying nas escolas (IDG Now)

  • O perigosíssimo analfabetismo digital
    (...) Criado em 2007 diretamente pela presidência da república do Uruguai (ou seja, não depende de nenhum ministério ou ente público estabelecido), o projeto nasceu diretamente da ideia “One Laptop Per Child” concebida pelo famoso e polêmico Nicholas Negroponte do MIT (versão Wikipedia).
    O projeto está comemorando 5 anos este ano, com alguns números bem impressionantes (apesar de algumas críticas, em minha opinião, menores): 100% das crianças possuem um laptop no Uruguai, o País se tornou o mais conectado da América Latina (91% da população) e praticamente eliminou o analfabetismo digital do país (todos os jovens com menos de 16 anos sabem operar um computador e têm noções de programação!). Mais de 500 mil pessoas já receberam os pequenos computadores.
    O Estado de São Paulo

  • Menina com milhões de hits em blog é proibida de fotografar merenda
    A menina escocesa de nove anos que provocou mudanças na alimentação de sua escola depois do sucesso de um blog que avaliava a qualidade da merenda foi proibida de fotografar as refeições servidas.
    Terra

  • Dicas

  • Site facilita a análise de dados dos municípios
    O Brasil Hoje é um software que reúne indicadores sociais e educacionais dos municípios brasileiros, produzidos por institutos e pesquisas nacionais. O objetivo é facilitar o acesso e a análise dessas informações, sendo possível produzir relatórios agregando diferentes dados e estabelecendo comparações com outras localidades.
    Aprendiz

  • Unesp põe na web material didático de cursos de graduação e pós
    A Unesp passa a oferecer a partir desta quinta-feira, 14, de forma online e gratuita, materiais didáticos digitais de seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão elaborados em parceria com o seu Núcleo de Educação a Distância (NEaD).
    O Estado de São Paulo

  • Evento

  • Seminário internacional debate uso de tecnologias na educação
    Representantes do setor educacional de nove países da América Latina estarão reunidos até a próxima sexta-feira, 15, em Brasília, durante o Seminário Latino-Americano de Disseminação de Conteúdos Digitais, que discutirá a presença e implantação das tecnologias digitais nas escolas do continente.
    MEC

  • Para conferencista, tecnologia deve ser adaptada à educação
    Em seu segundo dia de debate, o Seminário Latino-Americano de Disseminação de Conteúdos Digitais contou com relatos de representantes dos países participantes acerca das políticas para a implantação desses conteúdos nas escolas do continente. Foram destacados os avanços e dificuldades encontradas pelos participantes com relação a esse tema.
    MEC