sábado, 30 de junho de 2012

Tecnologia e educação - 25-30/jun/2012

Nesta semana vemos que "ensino digital ganha força no país", mas que "ferramenta digital só funciona se professor conhecê-la". Talvez por isso o "governo planeja plataforma digital".
A tecnologia ajuda também na personalização da educação, mesmo em sala de aula - tendo como exemplo Nova York, que "leva ensino adaptativo a 125 escolas públicas".
Algumas notícias e dicas completam a semana.
Boa leitura!



  • Ensino digital ganha força no país
    (...) Para os especialistas na área, as propostas digitais são positivas, mas devem servir de mediação entre Professor, Aluno e conhecimento. O coordenador do curso de Pedagogia da Universidade Federal, Juares da Silva Thiesen, reitera a importância dos Docentes neste processo.
    Todos pela Educação


  • Ferramenta digital só funciona se professor conhecê-la, diz filósofo
    O filósofo Pierre Lévy, uma das maiores referências em cibercultura no mundo, refutou ontem a ideia de que o uso de ferramentas digitais e da internet em sala de aula possa prejudicar o desempenho do aluno.
    Folha.com


  • Governo planeja plataforma digital para acesso de conteúdo educacional
    Garantir acesso imediato a conteúdos educacionais nacionais por estudantes, professores e público em geral, por meio de um serviço eletrônico que integra diferentes sistemas operacionais, como Linux, Windows MS, iOS Apple e Android. Essa é a principal finalidade para a criação da Plataforma Educacional Brasileira (PEB) que está sendo desenvolvida pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC).
    Computer World


  • Nova York leva ensino adaptativo a 125 escolas públicas
    Ambiente virtual usado durante e depois das aulas indica a estudantes quais são seus pontos fracos
    O Departamento de Educação de Nova York começou a experimentar o uso de plataformas online nas salas de aula de 125 de suas 1.700 escolas públicas, numa experiência que já chegou a 25 mil alunos em apenas um ano de implementação. Neste mês, a iniciativa foi condecorada com o prêmio IMS Global Learning Consortium, concurso internacional que seleciona práticas mais inovadoras em educação.
    O Estado de São Paulo


  • Matrículas em cursos técnicos públicos a distância crescem 162% em um ano
    O número de matrículas de cursos técnicos a distância públicos, oferecidos pela Rede e-Tec Brasil, aumentou 162%, passando dos 28,8 mil alunos em 2010 para 75,4 mil em 2011, segundo dados do MEC (Ministério da Educação). No mesmo período, os cursos profissionalizantes presenciais oferecidos pelas instituições federais, estaduais e municipais tiveram crescimento de 12,4% nas matrículas – de 537,6 mil para 669,7 mil.
    Uol
    Veja também:
    Carretas viram laboratórios de cursos técnicos públicos (Uol)


  • 70% dos jovens escondem dos pais suas atividades na web
    Estudo mostra que grande parte dos adolescentes entre 13 e 17 anos conhecem técnicas para esconder o que fazem na web
    (...) O conteúdo acessado na maior parte das vezes não é indicado para a idade dos adolescentes, mas nem por isso os pais se preocupam com o que seus filhos vêem na web - quase metade de um total de 2 mil entrevistados acham que sabem tudo o que os filhos acessam na internet.
    Olhar Digital


  • Google lança projeto para preservar línguas em extinção
    O Google anunciou um projeto para preservar línguas em extinção. Chamado de Endangered Languages Project (ou 'Projeto dos Idiomas Ameaçados', em tradução livre), o projeto já ganhou um website alimentado com mais de 3 mil línguas consideradas em perigo de sumir. A ideia é que a página se torne uma ferramenta para buscar e compartilhar informações claras sobre os idiomas falados por pouca gente.
    IDG Now


  • DICA


  • Microsoft anuncia Office 365 gratuito para instituições de ensino
    Alunos e professores poderão ter acesso aos programas do Office, Exchange e Share Point, além de serviços de conferências
    A partir de hoje, o Microsoft Office 365 para Educação está disponível gratuitamente a todas as instituições de ensino do mundo. O serviço, baseado na nuvem, inclui versões online das soluções Microsoft Office, Microsoft Exchange, Microsoft SharePoint e Microsoft Lync. Ou seja, instituições poderão ter acesso a edição e compartilhamento via internet de documentos Word, Excel e PowerPoint.
    Olhar Digital