sábado, 13 de outubro de 2012

Tecnologia e educação - clipping de 08-12/out/2012


Precisamos entender melhor as tais "crianças digitais" - e uma pesquisa lançada nesta semana pode ajudar. E enquanto isso, cresce a certeza de que os professores devem reaprender a aprender! Ou a vantagem pode se transformar em desvantagem...
O uso de Recursos Educacionais Abertos (REA), escolas com banda larga... A escola tenta mudar. E o ensino online é um dos modelos, seja para o MEC com cotistas seja para aulas de inglês da multinacional francesa.
As vezes se fala o óbvio - pior é que precisa ser dito: adotar tablet (ou qualquer tecnologia) não deve ser por moda...
Estas e outras notícias estão abaixo. Boa leitura!




  • Artigo - Crianças digitais: elas estão crescendo ou nascendo assim?
    Rubem Saldanha, Gerente de Educação da Intel Brasil
    (...) Estas crianças nasceram na era digital e crescem conhecendo as novas invenções; são atraídas pelos desenvolvimentos tecnológicos e desejam possuí-los. Ao interagir com seus jogos e brinquedos começam a amadurecer e a se preparar para o futuro, muitas vezes sem nem se dar conta disso.
    Aprendiz



  • CGI.br lança resultados da pesquisa TIC Kids Online Brasil
    (...) O uso da internet por esse perfil ocorre em uma variedade de locais. Destaque para o uso na escola (42%), no domicílio (40% dos entrevistados utilizam a internet na sala de casa ou outro ambiente coletivo do domicílio), na lan house (35%) e pelo celular, que é citado por 18% dos usuários de 9 a 16 anos.
    Agência Fapesp



  • “Professores devem reaprender a aprender”
    O professor americano Will Richardson percebeu, em sua rotina de sala de aula, que havia alguma coisa mudando naquele espaço de aprendizagem. O ano era 2001 e ele dava aula de inglês para o ensino médio em escolas norte-americanas. Nessa década que se passou, as tecnologias foram entrando no universo educacional, ele começou a escrever sobre o assunto e, entre idas e vindas de conversas com professores pelo país, sua suspeita só se confirmou: essa aflição não era só sua. Foi aí que percebeu que o primeiro passo para os professores se adequarem aos novos formatos de educação era fazer com que eles reaprendessem a aprender e, para isso, era fundamental que eles se organizassem em redes.
    Porvir



  • As (des)vantagens da tecnologia como ferramenta pedagógica
    No lugar de quadro e pincel, projetor multimídia e slides. Cadernos e lápis? São frequentemente substituídos por tablets ou smartphones. Já está ficando para trás a realidade analógica das salas de aula, cada vez mais equipadas com aparatos tecnológicos, tanto pelos professores quanto pelos alunos. A onda digital tende a impulsionar o processo de ensino-aprendizagem, mas é preciso alguns cuidados para a aliada não se transformar em vilã.
    NE10



  • Escola incentiva alunos e professores a produzirem REA
    O Centro Educacional Pioneiro está adotando os REA, Recursos Educacionais Abertos, no ensino médio. Desde ano passado, as publicações dos alunos como revistas, catálogos e livros de contos estão sendo produzidas com base nesse conceito de uso livre. O projeto, ainda piloto, prevê a criação de um repositório virtual para abrigar e disponibilizar, abertamente via Creative Commons, os trabalhos coletivos produzidos pelos professores e cerca de 60 alunos de ensino médio. A ideia é que qualquer pessoa possa usar os materiais, fazer cópias na íntegra ou remixar pedaços para adaptar os conteúdos à sua realidade local
    Porvir



  • Programa de banda larga gratuita chega a 63 mil escolas
    Mais de 63 mil escolas públicas de ensino Fundamental e Médio contam com conexão banda larga à internet dentro do Programa Banda Larga nas Escolas. O levantamento, divulgado nesta terça-feira pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), mostra que, de janeiro a agosto, o programa recebeu mais de 17 novas instituições por dia.
    Terra



  • MEC quer reforço on-line para cotistas das universidades federais
    O site Khan Academy, iniciativa norte-americana que oferece aulas gratuitas na internet, pode servir de modelo para o reforço que novos cotistas terão ao ingressarem nas universidades federais do país.
    Folha.com



  • Startup francesa para ensino online de inglês chega ao Brasil
    (...) O site, desenvolvido em Paris e parceiro pedagógico do site do Ministério da Educação da França, oferece diversos planos de acesso, desde gratuitos, com funções limitados, a planos mensais e anuais. Também há pacotes especiais para professores, escolas e empresas.
    IDG Now



  • "Escolas não devem adotar tablet só porque é moda"
    O tablet não deve ser usado por escolas só porque "é moda". Para que o aparelho entre em sala de aula, é preciso antes desenvolver um projeto pedagógico para seu uso e preparar o professor.
    Essa foi uma das sugestões do debate "Tablet na Infância - Educação e Entretenimento", realizado anteontem, no Teatro Folha, em São Paulo.
    Folha de São Paulo



  • Professor ensina história com games e cartuns
    Ele foi o vencedor na categoria de Inovação em Conteúdo do Prêmio Educadores Inovadores da Microsoft deste ano com o projeto Gamificação de Sorocaba, que une o ensino de tecnologia e o de geografia pela produção de jogos e cartuns. Os jogos, que são elaborados pelos alunos, usam informações da cidade como ponto de partida; já os cartuns, são de sua própria autoria.
    Porvir

    EAD

  • Tecnologia promete eficiência na avaliação dos alunos
    (...) Desde o primeiro semestre do ano passado, a PUC de Minas Gerais utiliza o Sistema de Gestão de Provas (SGP) nas avaliações dos cerca de 600 alunos de graduação e 2.200 de pós em EAD. Desenvolvido fora da universidade, ele está sendo usado também em outras instituições de ensino e permite a criação de um banco de questões, a elaboração das provas a partir de critérios pré-definidos de dificuldade e a impressão diretamente no local da avaliação.
    Terra

    DICA

  • Biblioteca Digital Mundial traz acervo iconográfico gratuito pra rede
    A Biblioteca Digital Mundial reúne um rico acervo iconográfico e multilíngue voltado sobretudo às referências literárias, históricas e geográficas que constituem, em diversos museus e coleções particulares, o patrimônio artístico e cultural da humanidade.
    Aprendiz