sábado, 27 de outubro de 2012

Tecnologia e educação - clipping de 22-26/out/2012


Games já foram vistos negativamente; agora são aliados da educação. Videoaulas não vão revolucionar, mas as universidades top estão todas online...
Uma boa provocação: haverá professor no futuro? O certo é que é necessário um novo olhar sobre a tecnologia.
O cotidiano cada vez mais tem educação com web: na educação física, nas denúncias dos alunos, ...
Notícias de EAD e algumas experiências completam o quadro da semana. Boa leitura!


  • Games ensinam a tomar decisão e resolver problema
    Apesar de ainda não serem muito compreendidos por alguns pais e educadores, os games ajudam estudantes a desenvolver habilidades relacionadas à tomada de decisões, entendimento de regras, capacidade de resolução de problemas, raciocínio rápido, estratégia, antecipação e perseverança. A especialista em jogos educativos inovadores, Samara Werner, defendeu as vantagens dos games no processo de aprendizagem durante a Série de Diálogos o Futuro se Aprende sobre Tecnologias na Educação, promovida pelo Porvir e pela Fundação Telefônica.
    Porvir

  • Videoaulas não vão revolucionar a educação
    (...) Marco Fishben, fundador do Descomplica – iniciativa que oferece videoaula com o conteúdo do ensino médio – levanta uma discussão sobre o alvoroço atual em torno das inovações educacionais. Para ele, a grande questão das videoaulas está na mudança de foco. No lugar de se preocupar se o professor está ensinando mais, elas levam a discussão para o fato de saber se o aluno está aprendendo mais.
    Porvir

  • Universidades top ao alcance de todos
    Multiplicam-se os sites especializados em conteúdo das melhores faculdades do planeta, tornando fácil e barato o acesso às aulas dos professores mais badalados do mundo
    IstoÉ

  • No futuro, quem precisará dos professores?
    (...) Será que as aulas on-line e os tablets irão ameaçar os professores da “vida real” e afundar os livros didáticos? Elas podem fazer com que mais pessoas aprendam, com um baixo preço, em todo o mundo?
    (original em inglês)
    Porvir

  • Artigo: Tecnologias: um novo olhar educacional
    Yuri Gomes, professor
    A educação escolar carece de novos paradigmas que a tornem competitivas frente aos novos estímulos oferecidos à sociedade através das novas tecnologias. Faz-se necessária, portanto, a absorção do conhecimento dessas tecnologias para o efetivo aproveitamento pedagógico desses mecanismos em proveito de uma educação de qualidade.
    O Povo

  • Professor faz uso da web 3.0 para ensinar educação física
    No Rio de Janeiro, um professor de educação física está usando tecnologia para ensinar educação física para estudantes de ensino fundamental. O que parece ser um contrassenso é, na verdade, a solução utilizada para romper o tradicionalismo que ainda rege o ensino da disciplina. Essa é a proposta de Marcelo Souza, criador do Educação Física na web 3.0, projeto focado na pesquisa, no ensino e na produção de conhecimento pelos próprios alunos.
    Porvir

  • Alunos denunciam problemas em escolas pelo Facebook; veja o mapa de queixas de 30 páginas
    (...) A proposta da ação é enviar mensagens para o gabinete do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e para as secretarias municipais e estaduais de Educação denunciando os problemas de suas unidades.
    Uol
    Veja também:
    Aluna do blog Diário de Classe incentiva manifestações em prol da educação (O Estado de São Paulo)

  • Cursos na área de tecnologia digital mudam futuro de jovens brasileiros
    (...) As coincidências na vida desses dois não param por aí. Eles descobriram a profissão através de um cartaz de divulgação do projeto Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, que oferece à jovens de comunidades carentes, estudantes ou egressos da rede pública, formação em cursos de design gráfico, computação gráfica, vídeo, fotografia e webdesign.
    NE10 

  • EAD

  • Universidade virtual 'descobre' o Brasil
    Instituição apoiada pela ONU só cobra taxas de US$ 150 de alunos e implodiu custos graças a rede de voluntários
    "Ganhei dinheiro suficiente, é tempo de retribuir." Com essa frase o israelense Shai Reshef explicou ao portal americano Huffington Post por que decidiu criar uma das maiores iniciativas de ensino online do mundo, a University of the People (Universidade do Povo ou, na sigla em inglês, UoPeople).
    O Estado de São Paulo

  • Faculdade inova em método para aluno de baixa renda
    A Mount St. Mary’s College, de Los Angeles, e a MyCollege Foundation anunciaram ontem o lançamento de uma nova instituição de ensino superior que promete oferecer o melhor do ensino presencial e do on-line para alunos de baixa renda. Financiada pela Fundação Bill e Melinda Gates, a Portmont College tem uma proposta de mesclar atividades virtuais, baseadas em tecnologias educacionais de ponta, com momentos ao vivo, em que os estudantes desenvolverão atividades que primam pelo desenvolvimento de habilidades que serão importantes para o mercado de trabalho.
    Porvir

  • Matemático usa smartphone para ensinar analfabetos a ler e a escrever em SP
    (...) Batizado de Palma (Programa de Alfabetização na Língua Materna), o projeto piloto afirma ter obtido resultados animadores ao adotar os aparelhos como instrumento complementar ao conteúdo dado nas aulas presenciais. A evasão, por exemplo, foi reduzida a taxas de 50% a 100%.
    Uol
    Veja também:
    Uso de celulares na alfabetização de adultos melhora autoestima, afirma matemático (Uol)