segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Tecnologia e educação - clipping de 15-19/out/2012


A tecnologia, em suas diferentes faces, projetos, hardwares e softwares, está cada vez mais presente no cotidiano escolar. Esta semana temos algumas matérias sobre diferentes experiências.
A gratuidade de muitas dessas experiências mostra que a revolução passa também por um novo modelo de negócio, para o qual ninguém está preparado!
Boa semana!


  • GBR: Escola ensina crianças a programar
    Em Londres, aulas são dadas com Lego e Raspberry Pi, placa open source vendida a US$ 25
    (...) Corston é co-fundador e diretor do projeto Little House of Fairy Tales. Inspirado numa palestra TED de 2006, onde Sir Ken Robinson discutia como o sistema educacional da Grã-Bretanha pode matar a criatividade das crianças, Corston decidiu promover o valor dos códigos de informática para o currículo escolar.
    O Estado de São Paulo

  • Com foco no Brasil, startup oferece aulas de inglês pelo 'Hangout'
    Os americanos Benjamin Lowenstein e Lee Jacobs têm o Brasil como o alvo principal de sua ideia: a Colingo, uma plataforma virtual para aprendizado de inglês por meio de aulas de vídeo. O serviço, que por enquanto é gratuito, usa o Hangout, do Google, para criar videoconferências entre alunos e professores –as aulas são gravadas e disponibilizadas no YouTube. A partir desta quarta-feira (17), as aulas de inglês acontecerão 24 horas por dia em todos os dias da semana.
    G1

  • BandTec premia alunos com viagem ao Vale do Silício
    Formandos da faculdade de tecnologia de São Paulo visitaram empresas como o Google e universidades como Stanford
    Você já viu uma faculdade brasileira premiar seus melhores alunos com uma viagem ao Exterior? Pois foi exatamente isso que fez a BandTec, faculdade de tecnologia do mesmo grupo do Colégio Bandeirantes, de São Paulo.
    Olhar Digital

  • Smartphones aumentam nota de alunos de baixa renda
    Enquanto uma pesquisa divulgada hoje pela consultoria Strategy Analytics diz que no mundo já existem mais de 1 bilhão de usuário de smartphones, dentro de sala de aula, eles nem sempre são bem-vindos. Se, por um lado, cada celular esconde um universo de distrações, como videogames, redes sociais e programas de mensagem instantânea, por outro, estudos têm mostrado que as tecnologias móveis são capazes de ajudar os alunos a terem melhores experiências de aprendizado e, consequentemente, terem melhores resultados nas provas. É o que mostram os resultados do K-Nect, que levou smartphones a alunos de baixa renda de várias escolas na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
    Porvir

  • A formação de uma biblioteca digital
    Os cuidados para reunir os arquivos e formar um acervo útil para alunos e professores
    Textos, fotos, vídeos, jogos, músicas... Depois de um tempo, os computadores do laboratório de informática ficam lotados de materiais que acabam na lixeira. Mesmo que a equipe use bibliotecas online, nada impede a formação de um acervo digital na própria escola. "É uma ferramenta eficiente na integração de tecnologias de informação e de comunicação e abre espaço para a atuação de professores e alunos", diz Nanci Folena Pereira Sousa, do Laboratório de Informática e Educação Tecnológica da Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
    Nova Escola

  • Rede social Passei Direto deseja chegar a 80% dos universitários
    Um portal que reúne as universidades, seus cursos e cada uma das disciplinas oferecidas, com a capacidade de compartilhar textos e imagens e trocar mensagens com os colegas da faculdade.
    Essa é a proposta do Passei Direto, site que passou por um período embrionário na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e foi aberto para o público no dia 15 de agosto.
    Folha de São Paulo

    EAD

  • Site gratuito de ensino de idiomas aposta no Brasil
    O Duolingo, site que oferece cursos de línguas gratuitos na internet em troca de mão de obra para traduções coletivas, acaba de fincar o pé no Brasil.
    Folha de São Paulo

    DICA

  • Site mostra como trabalhar a cultura digital na educação
    Materiais produzidos por educadores de três escolas públicas de Pernambuco, Tocantins e Ceará estão sendo disponibilizados em um site para ajudar outros professores do ensino fundamental e médio a trabalharem a cultura digital em sala de aula. O recém lançado portal Telinha na Escola quer estimular educadores e alunos a experimentarem as novas tecnologias de uma forma criativa e que transforme os processos de aprendizagem.
    Porvir

  • Para contar estrelas…
    Quantas estrelas você enxerga no céu? Com o crescimento das cidades e o aumento da poluição é cada vez mais difícil ter uma boa visão de estrelas e de outros corpos celestes, não é mesmo? Para driblar essa dificuldade você pode usar o Stellarium (http://www.stellarium.org/pt/), mesmo software que o professor Felipe Bandoni de Oliveira – recém-eleito Educador do Ano 2012 no Prêmio Victor Civita – utilizou com seus alunos.
    Nova Escola