A tecnologia, em suas diferentes faces, projetos, hardwares e softwares, está cada vez mais presente no cotidiano escolar. Esta semana temos algumas matérias sobre diferentes experiências.
A gratuidade de muitas dessas experiências mostra que a revolução passa também por um novo modelo de negócio, para o qual ninguém está preparado!
Boa semana!
Em Londres, aulas são dadas com Lego e Raspberry Pi, placa open source vendida a US$ 25
(...) Corston é co-fundador e diretor do projeto Little House of Fairy Tales. Inspirado numa palestra TED de 2006, onde Sir Ken Robinson discutia como o sistema educacional da Grã-Bretanha pode matar a criatividade das crianças, Corston decidiu promover o valor dos códigos de informática para o currículo escolar.
O Estado de São Paulo
Os americanos Benjamin Lowenstein e Lee Jacobs têm o Brasil como o alvo principal de sua ideia: a Colingo, uma plataforma virtual para aprendizado de inglês por meio de aulas de vídeo. O serviço, que por enquanto é gratuito, usa o Hangout, do Google, para criar videoconferências entre alunos e professores –as aulas são gravadas e disponibilizadas no YouTube. A partir desta quarta-feira (17), as aulas de inglês acontecerão 24 horas por dia em todos os dias da semana.
G1
Formandos da faculdade de tecnologia de São Paulo visitaram empresas como o Google e universidades como Stanford
Você já viu uma faculdade brasileira premiar seus melhores alunos com uma viagem ao Exterior? Pois foi exatamente isso que fez a BandTec, faculdade de tecnologia do mesmo grupo do Colégio Bandeirantes, de São Paulo.
Olhar Digital
Enquanto uma pesquisa divulgada hoje pela consultoria Strategy Analytics diz que no mundo já existem mais de 1 bilhão de usuário de smartphones, dentro de sala de aula, eles nem sempre são bem-vindos. Se, por um lado, cada celular esconde um universo de distrações, como videogames, redes sociais e programas de mensagem instantânea, por outro, estudos têm mostrado que as tecnologias móveis são capazes de ajudar os alunos a terem melhores experiências de aprendizado e, consequentemente, terem melhores resultados nas provas. É o que mostram os resultados do K-Nect, que levou smartphones a alunos de baixa renda de várias escolas na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
Porvir
Os cuidados para reunir os arquivos e formar um acervo útil para alunos e professores
Textos, fotos, vídeos, jogos, músicas... Depois de um tempo, os computadores do laboratório de informática ficam lotados de materiais que acabam na lixeira. Mesmo que a equipe use bibliotecas online, nada impede a formação de um acervo digital na própria escola. "É uma ferramenta eficiente na integração de tecnologias de informação e de comunicação e abre espaço para a atuação de professores e alunos", diz Nanci Folena Pereira Sousa, do Laboratório de Informática e Educação Tecnológica da Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
Nova Escola
Um portal que reúne as universidades, seus cursos e cada uma das disciplinas oferecidas, com a capacidade de compartilhar textos e imagens e trocar mensagens com os colegas da faculdade.
Essa é a proposta do Passei Direto, site que passou por um período embrionário na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e foi aberto para o público no dia 15 de agosto.
Folha de São Paulo
EAD
O Duolingo, site que oferece cursos de línguas gratuitos na internet em troca de mão de obra para traduções coletivas, acaba de fincar o pé no Brasil.
Folha de São Paulo
DICA
Materiais produzidos por educadores de três escolas públicas de Pernambuco, Tocantins e Ceará estão sendo disponibilizados em um site para ajudar outros professores do ensino fundamental e médio a trabalharem a cultura digital em sala de aula. O recém lançado portal Telinha na Escola quer estimular educadores e alunos a experimentarem as novas tecnologias de uma forma criativa e que transforme os processos de aprendizagem.
Porvir
Quantas estrelas você enxerga no céu? Com o crescimento das cidades e o aumento da poluição é cada vez mais difícil ter uma boa visão de estrelas e de outros corpos celestes, não é mesmo? Para driblar essa dificuldade você pode usar o Stellarium (http://www.stellarium.org/pt/), mesmo software que o professor Felipe Bandoni de Oliveira – recém-eleito Educador do Ano 2012 no Prêmio Victor Civita – utilizou com seus alunos.
Nova Escola