quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Tecnologia e educação - resumo de 12-22/nov/2012


Aulas digitais subiram a nota no Rio! Tecnologia que estará em sala de aula em breve. Jogos do mercado podem ajudar nas aulas. Jogos e programas de computador ajudam ensino de matemática. Com tanta tecnologia, será exagero acabar com papel e caneta nas escolas? Afinal, as escolas tecno fascinam, já na pré-escola.
Seja como for, escolas apostam cada vez mais em material digital. Aliás, já está na hora da alfabetização digital fazer parte do currículo, não? Incluindo o que e como publicar nas páginas do Facebook. Mas de nada adianta ter a tecnologia se não souber usá-la - que o diga a Inglaterra! Já no Brasil, os aparelhos nem entregues são...
No EAD, Coursera já é parte do currículo e Khan Academy é dissecado, analisando vantagens e desvantagens...
Boa leitura!

  • Com aulas digitais, nota sobe até 30% no Rio
    Educopédia oferece material de apoio a professores e alunos de escolas municipais
    O uso de tecnologia nas salas de aula na cidade do Rio de Janeiro começa a dar resultados. As 19 escolas que adotaram sistematicamente o uso da Educopédia, plataforma de aulas digitais, registraram notas bimestrais de 20% a 30% melhores do que o restante da rede municipal.
    O Estado de São Paulo

  • Game, celular e tablet estarão na sala de aula em breve
    Relatório diz que dispositivos e práticas apoiados na tecnologia devem entrar em sala de aula no prazo máximo de cinco anos. Falta treinar os professores
    Ambientes virtuais colaborativos, jogos em sala de aula e uso de dispositivos móveis, como celulares e tablets, são os aparatos que a tecnologia deve fornecer à educação brasileira no futuro próximo. É o que aponta a pesquisa Horizon Report, divulgada nesta quarta-feira, realizada pelo Sistema Firjan, que reúne cinco instituições mantidas pela indústria do Rio de Janeiro, em parceria com a News Media Consortium (NMC), instituição americana voltada à tecnologia aplicada à educação.
    Veja Online

  • Lápis, borracha e joystick
    Jogos disponíveis no mercado podem ser usados no ambiente educacional em atividades que conquistam os alunos
    Eles vivem na frente da tela com o joystick na mão. Mas o que pode ser hipnotizante para as crianças e jovens que adoram videogames também pode ser uma vantagem para as escolas. Como defende o professor Simon Egenfeldt-Nielsen, pesquisador da Universidade de Tecnologia da Informação de Copenhague, Dinamarca, recursos como as recompensas e o sistema de aproveitamento característicos desses produtos tornam mais interessante a execução de tarefas repetitivas. Além disso, muitos desses jogos têm conteúdos didáticos em suas histórias, o que pode ser aproveitado pela escola.
    Educação

  • Matemática: jogos e programas de computador facilitam aprendizado
    A pilha com bolas de sorvete cresce a cada resposta correta sobre a tabuada, premiando quem consegue a de maior tamanho. Resolver equações de primeiro grau torna-se condição para a formação dos átomos que farão parte dos experimentos de um cientista. As duas propostas são exemplos de jogos que aliam o aprendizado de matemática à diversão e fazem parte do Programa Sesi Matemática, que beneficiará as escolas estaduais do Rio de Janeiro.
    Terra

  • Estado de Kansas substituirá papel e caneta por teclado nas escolas
    Com crianças cada vez mais acostumadas com digitação, uso de escrita será deixada de lado
    (...) Algumas cidades do estado já pararam de ensinar a escrita cursiva para as crianças e substitui o caderno pelo teclado - alunos do terceiro ano não usarão mais papel a partir de 2014. O mesmo aconteceu no estado de Indiana, que no ano passado começou a priorizar a digitação.
    Olhar Digital

  • O fascínio da escola tecno
    A presença de tablets e smartphones nas salas de aula deixou de ser um problema para se tornar uma obrigação. Com eles, nasceu uma nova rotina escolar
    (...) Desde o início do ano, uma vez por semana, Guilherme manuseia o equipamento nas chamadas aulas informatizadas de seu colégio, o Portinho, o jardim de infância do tradicionalíssimo Visconde de Porto Seguro, no Morumbi. Com o tablet da Apple, as crianças fazem desenhos e mexem em aplicativos animados que ensinam, por exemplo, a importância de tomar banho – e que passar xampu nos olhos é uma péssima ideia.
    Este é o primeiro ano em que a escola coloca iPads nas mãos de garotos tão pequenos.
    Época SP

  • Editoras e escolas privadas apostam em material digital
    Com o ano letivo se aproximando do fim, as editoras de livros didáticos já começam a lançar suas novidades para 2013. A principal aposta das companhias é nos meios virtuais, que vão servir como complemento para as atividades realizadas em sala de aula.
    Terra

  • Alfabetização digital deve ser parte do currículo
    Em artigo publicado no Guardian Professional, Ton Kenyon, especialista em educação digital, diz que as crianças de hoje são tidas como a primeira geração verdadeiramente digital. Para essas novas gerações, mexer em aparelhos eletrônicos parece algo natural, a interface é tão amigável para essas crianças e jovens que a interação “simplesmente acontece”. No entanto, diz o autor, as pessoas precisam desenvolver aplicativos, games, sites, sistemas. E muito poucos estão aptos a isso. “É de vital importância que os jovens de hoje entendam como as tecnologias digitais são feitas e consigam, eles mesmos, desenvolvê-las”, afirma. Por isso, mudanças no currículo são muito bem-vindas.
    (original em inglês)
    Porvir

  • Diário de Classe: escolas reclamam que alunos só relatam 'lado ruim'
    Voltado para relatar o dia a dia da escola, o Diário de Classe criado pela estudante Isadora Faber, 13 anos, de Florianópolis (SC), inspirou diversas outras páginas no Facebook, nas quais os alunos apontam principalmente as deficiências das instituições onde estudam. Uma breve busca na rede social permite encontrar mais de cem páginas semelhantes. A rede estabelecida entre esses estudantes é organizada de uma forma que há até grupos para compartilhar dicas e debater o que deve ser publicado e de que forma fazê-lo. Algumas escolas, porém, afirmam que muitas atitudes por parte da direção não são tomadas apenas pelo que foi relatado na página, e que os alunos não têm se preocupado em mostrar as atividades positivas nas redes sociais.
    Terra

  • Kits de tecnologia não estão sendo usados nas escolas, diz estudo
    Pesquisadores do Fundo Nacional de Ciência, Tecnologia e Artes (Nesta), afirmam que a tecnologia pode sim melhorar o aprendizado. A Inglaterra, por exemplo, já investiu £1,4 bilhão em tecnologia nos últimos três anos. Entretanto, elas permanecem guardadas no armário, já que os professores não sabem exatamente o que fazer com elas e acabam usando somente como material de apoio para outras aulas.
    (original em inglês)
    Porvir

  • Anunciado em 2011, projeto do MEC não entregou nenhum tablet
    A menos de um mês para o fim do ano letivo, o programa nacional de distribuição de tablets para professores de ensino médio da rede estadual não entregou nenhum aparelho. Anunciada em 2011 pelo Ministério da Educação (MEC), a distribuição dos aparelhos estava prevista para iniciar ainda em 2012.
    Terra

    EAD

  • Universidade nos EUA insere Coursera no currículo
    O Coursera – maior plataforma de aulas on-line de nível superior, que reúne 33 universidades como Stanford, Princeton e Michigan – começou uma parceria inusitada com a Universidade de Antioch. A instituição será a primeira a considerar as aulas disponíveis no site como parte oficial do currículo dos bacharelados, valendo créditos, e terá tutores organizando as atividades propostas pela plataforma.
    Porvir

  • Artigo: KHAN ACADEMY – FRENTE E VERSO Parte 1
    Fredric Litto, é presidente da Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed)
    (...) The Khan Academy é uma ONG educacional criada e sustentada por Salman Khan. Com a missão de “fornecer educação de alta qualidade para qualquer um, em qualquer lugar”, oferece uma coleção grátis de mais de 3.300 vídeos de matemática, história, medicina e saúde, finanças, física, química, biologia, astronomia, economia, ciência da computação, entre outras matérias
    O Estado de São Paulo