sábado, 1 de dezembro de 2012

Tecnologia e educação - resumo de 23-30/nov/2012


UCA sofre com infraestrutura, que compromete o programa. Mas quais as tendências para os próximos anos? Interação com mídias digitais, sites e redes sociais, com classes diferentes e até nas nuvens. Mas Google e Intel alertam: é preciso formar talentos para a tecnologia.
Enquanto isso, o artigo pergunta: será o fim da universidade tradicional?
Boa leitura! Boa semana!

  • “Computador por aluno” esbarra na falta de estrutura
    Problemas de conexão e manutenção comprometem programa federal que leva laptops para estudantes de escolas públicas
    Baixa qualidade da conexão de banda larga, dificuldades com manutenção de computadores e falta de capacitação de professores são os principais empecilhos para o efetivo funcionamento do Programa Um Computador Por Aluno (Prouca), do governo federal.
    Gazeta Maringá

  • As 12 tendências da educação brasileira até 2017
    Laboratórios móveis, redes, inteligências colaborativas, geolocalização, aprendizado baseado em jogos, conteúdo aberto. Achou essa lista futurista demais para ser usado em escala nas escolas do Brasil, públicas e privadas? Talvez ela não seja tão inalcançável assim. O sistema Firjan reuniu um grupo de 30 especialistas para analisar o estado do uso da tecnologia em práticas no país e fez prognósticos sobre quais ferramentas já estarão sendo usadas em escala em um horizonte de até cinco anos.
    Porvir

  • Estudo analisa interação de crianças e jovens brasileiros com mídias digitais
    As crianças e jovens brasileiros estão cada vez mais conectadas às telas e tecnologias digitais: 75% dos adolescentes entre 10 e 18 anos afirmam navegar na internet, enquanto entre as crianças de 6 a 9 anos esse índice é de 47%. Os dados fazem parte da pesquisa Gerações Interativas Brasil – Crianças e Jovens Diante das Telas, que foi apresentada nesta quarta-feira, 28, pela Fundação Telefônica Vivo
    O Estado de São Paulo

  • Casal cria site para ajudar alunos da rede pública de ensino
    (...) Pense em assuntos espinhosos, questões avançadas de matemática, física, química e biologia. Em um site que é misto de rede social, tudo parece ficar mais simples.
    Jornal da Globo

  • Site usa videoconferências para troca de experiência
    No início, a ideia era criar uma plataforma que reunisse mestres e doutores para criarem cursos e compartilhá-los em encontros presenciais. Ao conversar com alguns amigos, que sugeriram que o conhecimento poderia partir não apenas de acadêmicos, Patrícia Guedes, 27, mudou de ideia. Ela ouviu esses conselhos e criou, no começo de 2012, o Sabixão, uma plataforma de crowdlearning que permite que qualquer pessoa organize turmas para cursos presenciais, gratuitos ou não, sobre algum tema que dominem. Preocupada com limitação de espaço e tempo que acabam limitando a adesão aos encontros, desde o início do mês, Patrícia passou também a incorporar o uso de videoconferências.
    Porvir

  • Sala de aula Star Trek ajuda crianças a aprender matemática
    (...) Um estudo que durou cerca de três anos e fez experimentos com mais de 400 estudantes, a maioria de 8 a 10 anos, percebeu que a flexibilidade e a fluência dos baixinhos com os números melhoram quando eles trabalham em grupo em mesas sensíveis ao toque - a sala é chamada de Star Trek. A ideia é que todos contribuem para o raciocínio, de forma criativa e coletiva
    Terra

  • Jogue sua classe na “nuvem” digital
    Existem vários aplicativos para os professores que se renderam ao mundo online. Isso você já sabe, né? Mas nós selecionamos dois deles, gratuitos, voltados para a organização do trabalho docente, usados em momentos como o planejamento, o registro e o compartilhamento das aulas.
    Nova Escola

  • Google: escola precisa incentivar talentos para a tecnologia
    (...) Segundo Eve, o desenvolvimento econômico do Brasil não vem acompanhado de investimentos para formar novos profissionais para trabalhar nas áreas de tecnologia e engenharia e que esse é um dos maiores desafios do País nos próximos anos. Questionada sobre a formação dos profissionais nas universidades brasileiras, ela preferiu não opinar, já que "não tem conhecimento mais aprofundado" sobre o ensino superior no País.
    Terra
    Veja também:
    Intel alerta para falta de talentos: escola só ensina para vestibular (Terra)

    EAD

  • Cursos online serão o fim da universidade tradicional?
    Livros, música, compras, jornalismo - tudo isso revolucionado pela internet. A seguir na fila? A educação. Agora, acadêmicos dos Estados Unidos estão oferecendo educação de primeira linha - gratuitamente - a qualquer pessoa dotada de conexão com a Internet, em todo o mundo. Será o fim da vida no campus?
    Folha de São Paulo