quarta-feira, 24 de março de 2010

Sua escola está pronta para o século XXI?

Notícia de capa da Revista IstoÉ de 16/set/2009 (nº 2079) começa afirmando: "Revolução na Escola"! A revolução do título diz respeito ao novo Enem e as alterações que devem acontecer a partir daí: "Como o novo Enem vai mudar a forma de transmitir e avaliar o conhecimento nas instituições de ensino. E essas transformações começam na alfabetização".

A título de reflexão, vamos nos lembrar também de notícia atual sobre o "Ensino Médio Inovador", projeto do MEC que altera substancialmente a proposta de ensino no Ensino Médio (veja documento orientador em arquivo "pdf"). De acordo com o próprio MEC, "A intenção é estimular as redes estaduais de educação a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos com atividades integradoras, a partir dos eixos trabalho, ciência, tecnologia e cultura, para melhorar a qualidade da educação oferecida nessa fase de ensino e torná-la mais atraente."

Você já reparou no que está acontecendo? A escola que conhecemos era razoável para a era industrial. Mas estamos em outra era! Da informação? Do conhecimento? Da tecnologia? Das Redes? Seja lá qual for, outra escola é necessária e as últimas investidas governamentais apontam para profunda alteração.

Palavras de Moacir Gadotti: "Como diz Ladislau Dowbor, a escola deixará de ser “lecionadora” para ser “gestora do conhecimento”. (...) Mas, para isso, não basta “modernizá-la”, como querem alguns. Será preciso transformá-la profundamente."

Sim, encontraremos pela frente muitas dificuldades! Não existe "fórmula mágica", "receita de bolo"... Há problema com custo, tempo de estudo/implantação, formação de professores, perfil (e respectiva aceitação) dos familiares dos alunos, etc etc etc.

Mas você vai ficar parado? Em breve estará obsoleto, será peça de museu... Cuidado! Perceba a tendência!