terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Invasões

Notícia da Folha de São Paulo de hoje (04/jan/2011) chamou-me atenção. "Bioinvasor pode causar megaextinção" (para assinantes).

Uma das maiores extinções do passado foi causada por invasão biológica, e não por algum cataclisma como normalmente se suporia. Invasão biológica é o nome da ocorrência de uma espécie não nativa chegando a determinado loval: sem predadores naturais, viram pragas quase incontroláveis...

Duas observações distintas que me ocorreram:

1) E o homem, na tentativa desastrada de brincar de Deus, está causando cada vez maior rebuliço na natureza, importando espécies e espécimes de um local para outro...
Nos dias de hoje, a invasão biológica é muito mais possível - por ação do homem! A matéria comenta algo a esse respeito.

2) Acho possível traçar um paralelo com a sociedade... Na América latina, a chegada dos "bioinvasores" europeus causou uma extinção de várias raças indígenas locais.
Na verdade seja com seu semelhante, seja na natureza, parece-me que o ser humano ainda não aprendeu a conviver. Age como uma praga!
A continuar assim, tenha certeza que a natureza irá se vingar...

E se este Blog é sobre educação, fica a conclusão: estamos muito acostumados a falar de ecologia, de preservação da natureza. As vezes parece-me faltar discussão sobre como salvar o homem dele mesmo...