sábado, 30 de março de 2013

Clipping: Tecnologia, personalização e integração


(de 24 a 30/mar)
Cada vez mais percebe-se que a educação hoje passa por personalizar o ensino. Possível inclusive sem tecnologia. Mas além de ser um bom instrumento para a personalização, a integração entre pessoas é muito facilitada! Coisa de Educação 3.0.
Assim, plataformas adptativas aparecem, consumerização acontece em sala de aula, videogame se transforma em ferramenta, trabalhar na nuvem é padrão, videoaulas deixa de ser novidade.
Essas e outras abaixo! Boa leitura!

  • Personalizando o aprendizado com e sem tecnologia
    (...) O modelo bem sucedido adotado pela rede Summit, formada por quatro escolas, com mais duas a caminho para o próximo semestre e outras no planejamento, aposta em uma receita cheia de condimentos, mas que gira em torno de um elemento central: a personalização do ensino. Com e sem tecnologia.
    Porvir

  • ‘Educação 3.0 é a tecnologia que integra pessoas’
    “A mera presença dos objetos técnicos em sala de aula não significa necessariamente inovação. Pode até ser um grande retrocesso. O computador sozinho não faz nada”, afirma Edvaldo Couto, professor da Universidade Federal da Bahia. Doutor em Educação pela Unicamp e palestrante das duas edições do InovaEduca 3.0, SP e Recife, ele trabalha em suas pesquisas temas como cibercultura, tecnologias educacionais e criação de narrativas em ambientes digitais. Defensor assíduo do “uso de toda e qualquer tecnologia em sala de aula”, Edvaldo acredita que a Educação 3.0 será aplicada com sucesso quando alguns problemas estiveram solucionados, como a falta de infraestrutura nas escolas e a má formação tecnológica dos professores.
    Porvir

  • Entenda como funcionam as plataformas adaptativas
    De repente, você se pega tentando entender o que de tão especial tem uma plataforma para que ela seja chamada de adaptativa. O que de diferente ela tem de outras ferramentas que já existem? A resposta para essa pergunta está na inteligência computacional com a qual ela foi desenvolvida. Por trás daquele ambiente virtual de aprendizado, com conteúdos agrupados e entregues das mais diversas formas, há um algoritmo capaz de sugerir ao aluno a forma como ele tende a aprender melhor – se por vídeo, texto, atividades interativas ou outras – e, o que é mais revolucionário, os próximos passos que o aluno deve dar para adquirir o conhecimento de que precisa.
    Porvir

  • Estudantes levam seus próprios dispositivos eletrônicos para a sala de aula
    Nos Estados Unidos, educadores e políticos continuam a debater se os computadores e tablets são, de fato, boas ferramentas de ensino. Independentemente das discussões, um número crescente de escolas estão adotando uma nova abordagem, ainda mais controversa: pedir para que os alunos levem seus próprios smartphones, laptops e até mesmo seus jogos de videogame para a sala de aula.
    (original em inglês)
    Porvir

  • Jogar videogame uma hora por dia melhora sua atenção
    Um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, constatou que jogar videogame uma hora por dia pode melhorar sua capacidade cognitiva e aumentar sua concentração na realização de várias tarefas ao mesmo tempo.
    CanalTech

  • USP é a primeira universidade da América Latina a aderir à nuvem
    Serviços já estão em funcionamento e abrangerão as áreas administrativa, educacional e científica
    A USP está aderindo à computação em nuvem. A universidade foi a primeira da América Latina a dar passos neste sentido, seguindo o modelo adotado em Harvard e no MIT. Os serviços abrangerão as áreas administrativa, educacional e científica da universidade.
    Olhar Digital

  • Sites de videoaulas mudam estratégia para elevar ganhos
    Os sites de aulas pela internet estão se reinventando para manter audiência, obter faturamento e não depender tanto de investidores. Apesar de representarem um fenômeno recente no Brasil, essas start-ups (empresas iniciantes de base tecnológica) já vão transformar seus modelos de negócios neste ano.
    Folha de São Paulo
    Veja também:
    Conheça modelos de negócios dos sistemas de videoaula (Folha de São Paulo)

    EAD

  • Harvard pede que ex-alunos doem tempo para cursos online gratuitos
    Os alunos das faculdades de elite estão acostumados a receber pedidos de dinheiro das instituições que frequentaram. Mas o apelo que Harvard enviou a milhares de seus ex-alunos na segunda-feira passada é algo novo: um pedido para que eles doem seu tempo e intelecto para a nova modalidade da educação online, uma área em rápida expansão.
    Uol

    DICA

  • Jogos online e vídeo-aulas
    O site Almanaque da Rede funciona como uma rede social de aprendizagem. Criada pela escritora Sonia Rodrigues, a página era inicialmente restrita a alunos da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, mas passa a ser aberta a alunos de todo o Brasil que estejam cursando o Ensino Médio, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e universitários do primeiro período de qualquer curso, bem como professores. Todo o conteúdo disponível na plataforma pode ser acessado gratuitamente.
    Aprendiz

  • 8 recursos de áudio para trabalhar em sala de aula
    Audioblogs, podcasts e rádios virtuais podem usados como ferramentas para inovar em sala de aula. Para tratar o tema, o Porvir reuniu em uma lista oito ferramentas, apps e plataformas que podem ajudar os professores a produzir, editar e divulgar conteúdos a partir do uso dos áudios em classe. Além disso, separamos algumas dicas de como aplicar os materiais produzidos em atividades práticas.
    Porvir