sábado, 5 de maio de 2012

Tecnologia e educação - 30/abr a 04/mai/2012

Algumas novidades interessantes: software que corrige provas discursivas, smartphone para ajudar alfabetização e uma nova rede social sendo lançada, voltada para professores.

Os "grandes" continuam se mexendo: Microsoft investindo, MIT e harvard juntas criando cursos online gratuitos, Unesp com livros para livre download, universidades particulares trabalham com tablets.

Artigo interessante, "A glória da dirupção" reflete sobre a possibilidade eminente de ruir a escola como conhecemos para uma nova escola para este novo mundo (artigo completo para assinantes da FSP. Se desejar, peça o texto que enviamos).

Enquanto isso, por outros motivos, Nova Iorque proibe que professores façam contato com alunos nas redes sociais. Ao menos nas redes abertas, não? E se houvesse uma rede específica e controlada para o trabalho escolar?

Bom fim de semana!



  • Software é capaz de corrigir provas discursivas
    Programa desenvolvido pelo MIT corrigiu 20 mil provas e atribuiu notas bastante próximas das avaliações feitas pelos professores
    Um estudo publicado pela Discovery Magazine mostra que já é possível criar máquinas capazes de corrigir provas discursivas. De acordo com o blog da revista, um software desenvolvido pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts - Estados Unidos) conseguiu corrigir cerca de 20 mil provas com certa exatidão.
    Olhar Digital


  • Smartphones auxiliam na alfabetização
    Pessoas com mais de 15 anos que só sabem escrever o próprio nome estão se alfabetizando com ajuda de celulares inteligentes. Alunos ganham smartphones para fazer parte das atividades em um aplicativo.
    Intuitivo e desenvolvido em forma de jogo, o programa mistura texto, imagens, sons e símbolos para facilitar o aprendizado de alunos do EJA, programa de educação para jovens e adultos.
    Folha de São Paulo


  • Rede social para professores traz mais de 1000 arquivos para aulas
    Plataforma Noctua promete recursos para compartilhamento de conteúdos didáticos e de experiências no ensino
    A Sapienti anunciará durante o Educar 2012 – evento que acontece em São Paulo entre os dias 16 e 19 de maio – o lançamento do Noctua, ambiente colaborativo com recursos de rede social totalmente voltado à área educacional.
    IDG Now


  • Microsoft investe em educação e quer turbinar e-reader
    A Microsoft vai investir US$ 300 milhões em uma nova subsidiária de negócios digitais e de ensino superior que terá a livraria Barnes & Noble como parceira.
    Folha de São Paulo


  • MIT e Harvard se associam em cursos gratuitos pela internet
    A universidade Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ambas instituições acadêmicas de peso e frequentemente rivais, estão se dando as mãos em uma nova parceria para oferecer cursos online gratuitos.
    iG


  • Unesp lança 44 novos livros digitais para download gratuito
    (...) Escritos por docentes, mestres e doutores ligados à Unesp, os livros são resultados de pesquisas sobre diversos temas. No conjunto das 44 novas obras há títulos de áreas como sociologia, política, comunicação, psicologia, geografia e literatura.
    Agência Fapesp


  • Universidades trocam livros por tablets em cursos a distância
    Os livros didáticos impressos já são coisa do passado em cursos de graduação e pós-graduação a distância de universidades particulares. O material em papel vem sendo substituído por dispositivos móveis do tipo tablet. Em uma tela de 10 polegadas, o aluno pode assistir a aulas gravadas ou a videoconferências, ler arquivos em PDF recomendados pelo professor, fazer exercícios e conversar com colegas de turma em fóruns e chats. Com um pouco menos de conforto, todas essas atividades também podem ser realizadas pelo celular.
    Aprendiz


  • Artigo: A glória da dirupção
    MARION STRECKER
    (...) Espera-se que a próxima indústria a ser diruída pela internet seja a da educação, embora o ensino a distância venha do século 20. A dirupção que destruirá escolas tradicionais mal começou.
    Folha de São Paulo


  • Nova York proíbe interação entre alunos e professores nas redes sociais
    O Departamento de Educação da cidade de Nova York (DOE) lançou sua primeira lei direcionada às redes sociais. O documento diz que professores e educadores não poderão manter nenhum tipo de contato com seus alunos em sites de relacionamento, como Facebook, Twitter, Youtube, Google+ e Flickr, por meio de seus perfis pessoais.
    Olhar Digital