Indiano resolve enigma proposto por Newton há mais de 300 anos:
Um garoto indiano de 16 anos que mora na Alemanha se tornou a primeira pessoa a solucionar um problema matemático proposto por Isaac Newton há mais de 300 anos.
Garoto de 15 anos cria método 28 vezes mais rápido para detecção do câncer:
O americano Jack Andraka foi o grande vencedor da Intel ISEF 2012, evento realizado nos Estados Unidos para promover as invenções de jovens cientistas espalhados pelo mundo. Jack, de apenas 15 anos, venceu o concurso após criar um método para detectar o câncer de pâncreas que é até 28 vezes mais rápido, 28 vezes menos caro e 100 vezes mais sensível que os recursos atuais.
Blog de menina com críticas a merenda faz escola mudar cardápio:
Uma menina escocesa de 9 anos provocou mudanças na alimentação de sua escola depois de fazer um blog que teve mais de 1 milhão de visitas e acabou rendendo um tuíte de apoio do conhecido chef Jamie Oliver. Martha Payne fotografava seus lanches com a permissão da escola e postava as fotos diariamente em seu blog "Never seconds" ("Nunca repetir o prato", em tradução adaptada), com comentários e notas sobre a comida.
Reparou no que há de comum? Crianças e adolescentes destacando-se por conseguir coisas que nem mesmo os mais destacados adultos haviam conseguido...
E fico pensando... Será que os professores que trabalharam com esses "notáveis" ensinou sobre Newton, biologia, nutrição? Na base do "dar aula", repassar conhecimento adquirido? Ou ensinou-os a pesquiar, analisar, ir atrás, buscar respostas?
Talvez os professores tenham repassado conhecimento, pura e simplesmente. E apesar disso eles acabaram sendo destaque.
Quantos "gênios" poderiam despontar se a escola oferecesse condições para que aflorassem? Quanto teríamos a ganhar se a escola já estivesse no século XXI?
Mas ouso dizer: Cuidado, escola! As notícias acima mostram que o mundo já mudou! Aprenda a mudar, ou a obsolescência será cada vez maior - até inviabilizar de vez seu trabalho...