sábado, 19 de maio de 2012

Tecnologia e educação - 14-18/mai/2012

O melhor resumo da semana foi retirado de um texto das matérias abaixo.
"O ano de 2012 tem se mostrado, até agora, como o ano do ensino on-line na educação. Não que o tema seja novidade, mas talvez essa seja a primeira vez que iniciativas de grande impacto e de alta qualidade estejam sendo colocadas na mesma cesta, ao mesmo tempo. Larry Summers tem o desafio de criar uma universidade de elite on-line; MIT se uniu a Harvard para criar o edX; o MIT também se aproximou do projeto mais conhecido de aulas on-line, a Khan Academy; quatro outras grandes universidades de elite americana lançaram o Coursera; o TED também abriu espaço para a customização de aulas via TED-Ed.
Agora é a vez de hackers e educadores da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, desenvolverem a Pathwright, uma plataforma para professores do mundo inteiro criarem, distribuírem e venderem cursos on-line."

Boa leitura! Boa semana.



  • Google lança site para ensinar estudantes a melhorar pesquisas
    Search Education reúne tutoriais para otimizar buscas e avaliar a credibilidade da fonte
    Se você digita uma palavra no Google, em menos de um segundo o buscador vai apresentar alguns milhares de resultados que mencionam o termo. Alguns deles, de fato, podem ajudar muito na sua busca; outros, nem tanto. Para ensinar estudantes e professores a separar o joio do trigo e ajudá-los a fazer pesquisas mais qualificadas, o Google lançou, este mês, o site Search Education (www.google.com/insidesearch/searcheducation).
    O Estado de São Paulo


  • Jovens prodígios prometem ferramenta revolucionária para Educação
    Após abandonar carreiras promissoras no mercado financeiro, brasileiros desenvolvem site com ambiente personalizado de ensino
    Ainda em fase de testes, o site Geekie já é visto como promessa de contribuição tecnológica para melhorar o processo de ensino e aprendizagem nas escolas. A ferramenta ainda é pouco detalhada. Sabe-se apenas que será um simulador com para diagnosticar com mais precisão as dificuldades dos alunos com ares de vídeo game. O trunfo que valoriza o projeto antecede o produto: o currículo dos idealizadores.
    iG


  • Plataforma permite venda de material desenvolvido por professores para aulas
    'Teachers Pay Teachers' promove intercâmbio de conteúdo entre os profissionais
    (...) O Teachers Pay Teachers foi criado por Paul Edelman com o mesmo propósito - permitir que professores ofereçam o material desenvolvido para as suas aulas para que outros professores reaproveitem as ideias.
    Olhar Digital


  • Site ajuda educadores a fazer de aulas um negócio
    (...) Agora é a vez de hackers e educadores da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, desenvolverem a Pathwright, uma plataforma para professores do mundo inteiro criarem, distribuírem e venderem cursos on-line. Na ferramenta, os educadores podem inventar sua própria marca ou divulgar as de suas escolas on-line.
    Aprendiz

  • 16 maneiras como os professores estão usando o Pinterest
    A rede social pode ser usada de diversas maneiras, desde tarefas de casa para os alunos até a criação de uma conta coletiva
    Que o Pinterest é a nova rede social do momento todo mundo está cansado de ouvir. Também não é novidade que ele pode ser uma ótima ferramenta para aumentar a participação dos alunos em sala de aula. Mas a pergunta que não quer calar é: de que maneira essa ferramenta vem sendo usada?
    Universia

  • Impacto das redes sociais sobre crianças deve ser discutido, diz especialista
    (...) Steyer, fundador do Common Sense Media, um centro de estudos sobre os meios de comunicação e as famílias, disse que a tecnologia que o Facebook representa tem "um enorme impacto" sobre as crianças, as famílias e as escolas de todo o mundo.
    "Precisamos de um grande debate nacional, se não global, sobre os prós e contras desta questão", disse Steyer em uma entrevista à AFP.
    Pernambuco.com

  • Segurança dos jovens na rede depende do controle de adultos
    (...) Segundo Nejm, o grande problema é que os adultos não fazem a mediação do acesso das crianças à internet, definida por ele como "uma praça pública frequentada por 2 bilhões de pessoas, onde há todo tipo de gente e de conteúdo, dos melhores aos mais perigosos".
    O psicólogo defende que é preciso ensinar aos jovens que o acesso à rede exige cidadania, cuidado, ética e responsabilidade.
    Folha de São Paulo

  • Papel da escola é crucial nos casos de ciberbullying
    (...) A participação da escola fica mais importante nos casos de ciberbullying. Para o espanhol Jorge Flores, fundador do PantallasAmigas (entidade que promove o uso seguro da internet), esse é o problema mais relevante para as crianças: "Suas consequências podem ser muito graves, é muito difícil de prevenir e quando a coisa começa é muito difícil de interrompê-la".
    Folha de São Paulo

  • Diretora de escola nos EUA é acusada de criar perfil falso no Facebook para investigar alunos
    A diretora do colégio de ensino médio da cidade de Clayton, no Estado do Missouri (EUA), é acusada de criar um perfil falso no Facebook, com o nome de Suzy Harriston, para investigar os alunos da escola. Segundo o portal STLToday, a denúncia contra a diretora Louise Losos foi feita por um ex-aluno na própria rede social.
    Uol

  • Educação para competir com as máquinas
    Homem x máquina. Para Silvio Meira, PHD em informática, a competição estimula a evolução humana. O x dessa questão é a EducaçãoNOTÍCIA1 COMENTÁRIOS
    (...) O desafio, ele explica, é educar as pessoas para que tenham condições de operar máquinas e criar. Diante disso, Meira foi um dos criadores do Porto Digital, em 2000. O objetivo é formar profissionais de informática, estimular empreendedores e exportar serviços. Em 2010, as empresas faturaram cerca de R$ 1 bilhão.
    O Povo