sábado, 12 de maio de 2012

Tecnologia e educação - 07-11/mai/2012


Nesta semana algumas notícias ajudam a refletir sobre o futuro da educação... A mais interessante fala da ferramenta criada para diagnosticar e fornecer ensino individualizado ao estudante com problema. Testes já feitos foram positivos. Então... professor para quê? Escola vale a pena?

Um artigo interessante fala do tsunami provocado pela internet das universidades americanas - que estão chegando por aqui, através de ensino a distância gratuito!

Aliás, aqui no Brasil já temos mais de 930.000 matrículas no EAD!

Uma comunidade virtual reune quase 2 milhões de professores, um portal disponibiliza 500 livros para download. A Folha equilíbrio publica dois artigos sobre tecnologia, educação e pais. E na Inglaterra surge mais uma tentativa de proibir celulares em sala de aula.

Confira os links abaixo. Boa leitura, bom fim de semana!




  • Startup usa 'Enem' e games para criar ensino individualizado
    Ferramenta identifica principais dificuldades do estudante
    O que mentes jovens e brilhantes podem fazer para melhorar a educação brasileira? Um grupo de gênios abriu mão de status, cargos, salários e posições nas principais empresas multinacionais para lançar a Geekie, uma startup que customiza o processo de ensino-aprendizagem por meio de tecnologias inovadoras. Todos com o sonho de levar as oportunidades educacionais que tiveram a um maior número de pessoas.
    O Estado de São Paulo



  • Internet provoca tsunami em universidades americanas
    Educação online modificará processos de aprendizagem em todo o mundo
    (...) A elite que dita o ritmo das universidades abraçou a internet. Não há muito tempo, cursos onlines eram só experiências interessantes. Agora, a atividade online está no cerne de como essas escolas vislumbram seu próprio futuro.
    O Estado de São Paulo



  • Curso superior a distância atinge mais de 930.000 matrículas no Brasil
    (...) Dos cursos superiores a distância, em 2010, 46% eram voltados à licenciatura. Bacharelado respondia por 29% e, tecnológico, por 25% do total. Nos cursos presenciais, a situação é oposta, com 73% das matrículas para bacharelado e 17% para licenciatura.
    Veja Online



  • Comunidade virtual reúne 1,9 milhão de professores
    Site da 'Times' dá acesso a mais de 300 mil materiais didáticos feitos pelos próprios docentes
    Eles se intitulam a maior rede de professores do mundo, com 1,9 milhão de membros, e oferecem gratuitamente acesso a mais de 300 mil materiais didáticos produzidos e qualificados pelos próprios professores. São cerca de 2,5 milhões de downloads por semana, 3,5 por segundo. Além disso, publicam um dos mais famosos rankings qualitativos de universidades do mundo, o THE (Times Higher Education).
    O Estado de São Paulo



  • Mais de 500 livros disponíveis para download gratuito
    Portal publica inclusive oito das nove obras exigidas pelos vestibulares da Fuvest e da Unicamp
    Mais de 500 obras literárias estão disponíveis para download gratuito no portal Universia Brasil. Entre elas, oito dos nove livros cobrados pelas bancas da Fuvest e da Unicamp no vestibular. O único que ainda não ganhou versão digital é Capitães da Areia, de Jorge Amado.
    O Estado de São Paulo



  • Na Folha Equilíbrio (para assinantes - se desejar solicite as matérias) dois artigos no dia 08/mai:
    Suzana Herculano-Houzel fala sobre "Novas tecnologias? Aprendo se quiser" que resumidamente nos diz: "A tecnologia não é o problema; o problema é nossa preguiça em lidar com ela."
    E Rosely Sayão escreve "Filhos nativos, pais estrangeiros" também fala da dificuldade dos adultos com a tecnologia, mas adverte: "Por isso -insisto- eles (filhos) precisam de nós no mundo onde vivem, mesmo com nosso sotaque de estrangeiros naturalizados." Não podemos deixá-los sozinhos, acreditando que "dominam" a tecnologia e basta.
  •    

  • Escolas da Inglaterra deverão banir o uso de telefones celulares
    Um órgão inspetor da educação decidiu que escolas da Inglaterra devem banir os telefones celulares em sala de aula. A partir de agora, as instituições serão penalizadas se falharem em enfrentar as interrupções por causa de telefones durante as lições.
    Terra