(de 27/jan a 02/fev)
Explosão de notícias da área com o advento da Campus Party. Marc Prensky, Nolan Bushnell, Everton Zanella Alvarenga e outros polemizaram omitindo suas opiniões.
E continuam notícias sobre hardware (principalmente tablets) e softwares (aplicativos, blogs, games): cada vez se faz mais nessa área!
Essas e outras no resumo da semana. Boa leitura!
(...) O projeto faz parte do Programa Wikipédia no Ensino e busca estimular estudantes, professores e universidades a usarem plataformas wiki como parte do aprendizado. Mas, como explicou Everton ao Olhar Digital, a ideia não é substituir o sistema atual, com professores, escolas etc., por um em que só constem aluno, tela e internet. "Talvez haja um meio termo, porque o contato real também é importante", disse.
Olhar Digital
"Educamos para um contexto que não existe mais", afirmou o especialista Marc Prensky
Mais do que mudar a forma como a tecnologia é usada na educação, a proposta de Marc Prensky é mudar toda a educação, pois ela é "terrível" em todos os lugares do mundo. O especialista em educação e tecnologia, convidado da Fundação Telefônica na Campus Party Brasil deste ano, explicou em palestra na noite desta terça-feira sobre como os "nativos digitais" precisam ter de seus professores.
Terra
Para Marc Prensky, especialista em tecnologia na educação e escritor, não adianta levar equipamentos para dentro da escola se não houver uma mudança de paradigma
"Novos métodos para fazer coisas velhas não são o suficiente para melhorar a educação; fazer isso é como rearranjar as cadeiras no convés do Titanic afundando", diz o nova-iorquino Marc Prensky, conquistando sorrisos, ainda que contidos, da plateia já cansada no palco principal da Campus Party, em São Paulo. Com uma apresentação de slides cheia de cores, fotos e tópicos, como aquelas vistas com frequência nas aulas expositivas de escolas e universidades, o especialista em tecnologia relacionada à educação propôs durante sua palestra, na noite desta terça-feira (29), uma mudança nas salas de aula de todo o mundo. Não algo que envolva essencialmente a inserção em peso dos mais novos aparatos e recursos tecnológicos nas escolas, mas, sim, uma mudança na postura de formuladores de políticas, gestores e educadores.
Educação
(...) Prensky acredita que, como o modo de ensinar muda muito rapidamente, as crianças já são capazes de ensinar umas às outras pela própria internet. "A internet precisa ser a educação primária", comenta. "O problema é que as pessoas têm medo de mudança. Por isso, eu não gosto de utilizar o termo ‘mudar’, e sim ‘adaptar’. Quando o mundo muda, os homens sabem que eles devem se adaptar. É isso o que humanos fazem", completa.
Isso não significa que as salas de aula acabaram ou devem acabar.
Olhar Digital
(...) O projeto faz parte do Programa Wikipédia no Ensino e busca estimular estudantes, professores e universidades a usarem plataformas wiki como parte do aprendizado. Mas, como explicou Everton ao Olhar Digital, a ideia não é substituir o sistema atual, com professores, escolas etc., por um em que só constem aluno, tela e internet. "Talvez haja um meio termo, porque o contato real também é importante", disse.
Olhar Digital
O criador da empresa pioneira de games Atari, Nolan Bushnell, lotou a Arena da Campus Party na noite desta quarta-feira para falar sobre a relação entre games e educação, além de contar histórias de sua relação com Steve Jobs, de quem foi o primeiro e único chefe na década de 70. CEO e fundador de uma empresa que une aprendizado e jogos educativos, a Brainrush, ele foi categórico: "os videogames ensinam mais rápido que qualquer outro método de ensino".
Terra
Cunhador do termo 'nativos digitais', escritor afirma que escola investe na tecnologia de maneira obsoleta
Dos três adjetivos associados à sua pessoa - visionário, inventivo e futurista -, talvez o primeiro seja o mais adequado para descrever o norte-americano Marc Prensky, especialista em educação e em tecnologia.
O Estado de São Paulo
Ferramentas assumem importante papel no desenvolvimento da educação.
(...) Existem iniciativas de professores, de alunos, da própria escola e do poder público, criados sem qualquer interesse pessoal, senão o da democratização do conhecimento. Por isso, existem plataformas com aulas digitais para diversas disciplinas.
G1
Que tal usar aplicativos e serviços na internet aprender também fora da escola? Veja o guia do ‘Link’ de conteúdo que auxilia no aprendizado
Assim como saúde, a educação é uma das fortes apostas de quem produz conteúdo e plataformas para o meio digital. Aplicativos, redes sociais e games nascem todos os dias buscando a atenção de alunos ou professores, estejam eles dentro ou fora da escola.
O Estado de São Paulo
Com o uso da internet sem fio, da lousa digital e até de projetores de imagem em 3D, Escolas particulares do Recife já puseram a tecnologia na rotina de suas salas de aula. Agora, mais uma ferramenta vai auxiliar na aprendizagem: o tablet. Os aparelhos portáteis com acesso à web e tela sensível ao toque serão a novidade na volta às aulas. Recheado de recursos audiovisuais e livros digitais, os equipamentos prometem tornar as aulas mais interessantes, produtivas e rápidas.
Todos pela Educação
Página reúne experimentos de mecânica, óptica, eletricidade, magnetismo e física térmica
Criado pelo professor de Física da Unesp Francisco Lavarda, o espaço virtual 'Experimentos de física para o ensino médio e fundamental com materiais do dia a dia' reúne sugestões de experimentos nas áreas de mecânica, óptica, eletricidade, magnetismo e física térmica.
O Estado de São Paulo
Saber línguas estrangeiras conecta a outras culturas e abre oportunidades de emprego. Veja sites e aplicativos que ajudam qualquer um a aprender
O Estado de São Paulo
(...) Se o mercado de aplicativos para adultos tem variedade e qualidade, o das crianças em fase de alfabetização ainda não deslizou a contento. Justo os delas, que dedilham tão facilmente pela tela. Quando o iPad foi lançado, em abril de 2010, uma corrida pelo ouro começou entre as editoras. Ou você estava dentro ou ficava de fora, era o sentimento de muitos.
O Estado de São Paulo
Custos e limitações técnicas, em geral, restringem essas modernas esferas a ambientes institucionais, como centros científicos.
Mas, com o avanço da tecnologia e a queda nos preços, está ficando cada vez mais próximo o dia em que um globo digital possa chegar a uma sala de aula -ou mesmo a uma sala de estar- perto de você.
Folha de São Paulo
Que tal jogar livros ou ler games? É isso mesmo. Os verbos e sujeitos não foram trocados. A mistura entre os games e a literatura tem dado vida ao chamado livro-jogo, gênero que explora a narrativa interativa, que permite ao leitor escolher o destino que os personagens devem tomar.
Porvir
Máquina tem webcam e pode ajudar na comunicação à distância.
Um estudante de 16 anos, morador do Rio de Janeiro, construiu um robô que pode ajudar deficientes ou pessoas hospitalizadas a interagir com familiares em locais distantes de onde eles estão. Batizado de Droidnet, o robô conta com um monitor que mostra quem está no comando e uma webcam que capta imagens e sons do ambiente.
G1
EAD
Em média, 20% dos brasileiros optaram por esta modalidade
A procura pelo EAD (Ensino a Distância) apresenta um crescimento em nosso País. Em média, 20% dos brasileiros optaram por esta modalidade de ensino por oferece um método com horários flexíveis e valores acessíveis.
R7
Os Moocs (sigla em inglês para cursos massivos abertos online) são o assunto do momento em ensino a distância. Aulas de universidades americanas de elite como Yale, Harvard ou Princeton podem ser assistidas gratuitamente por qualquer pessoa que tenha acesso à internet em sites como edX e Coursera.
Uol
O Brasil é o segundo país em número de inscritos em cursos online gratuitos oferecidos por universidades estrangeiras pelo site Coursera. Dos cerca de 2 milhões de alunos, 5,9% são brasileiros; só atrás dos norte-americanos (38,5%). Na sequência aparecem Índia (5,2%) e China (4,1%).
Uol