(de 03a09/fev)
Está na hora de aprender a driblar os inconvenientes da tecnologia digital e aproveitar das qualidades. Afinal, a internet pode inspirar novas formas de educação.
Blogs, tablets, notebooks e até robôs estão chegando para melhorar a aula!
No EAD, o mercado está em ebulição, mas ainda estão elaborando uma Declaração de Princípios e Direitos. Cuidado com arapucas!
Boa leitura! Boa semana, bom carnaval!
PRISCILA GONSALES: Jornalista e educadora, máster em Educação, Família e Tecnologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha). Cofundadora do Instituto Educadigital
(...) é bem comum surgirem mais questionamentos sobre os inconvenientes que as tecnologias podem trazer para o contexto pedagógico do que ênfase nos benefícios e potenciais a serem aproveitados. Pensando em como driblar tais inconvenientes, listo abaixo algumas dicas a partir das principais queixas que tenho acompanhado em 12 anos de atuação na área:
O Estado de São Paulo
Os usos das novas tecnologias pelos alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) não começa na escolas. Com sua grande e complexa estrutura, a instituição escolar não representa, para estas pessoas, um meio facilitador de interação com as mais recentes inovações tecnológicas. É o que aponta pesquisa da Faculdade de Educação (FE) da USP, que questiona a visão da escola como único e centralizador polo de difusão de conhecimentos, e enxerga na cultura libertária da internet a inspiração para mudanças estruturais na educação, como as “comunidades de aprendizagem”.
Aprendiz
Os blogs podem ser importantes ferramentas para desenvolver habilidades relacionadas à escrita e comunicação com os alunos. Mas seu uso não se restringe aos textos. O contato com as plataformas permite que os estudantes desenvolvam outras habilidades como diálogo e senso de responsabilidade, ao terem que, por exemplo, responder os comentários ou administrar questões de direitos autorais sobre o que publicam. Para ajudar os educadores sobre o uso dos blogs em sala de aula, Ben Curran, professor e consultor educacional em uma escola em Detroit, nos Estados Unidos, dá dicas, passo a passo, de como criar um blog, usá-lo em classe e até como ampliar seu acesso por meio de hashtags no Twitter, como é o caso da #comments4kids, criada por especialistas para chamar pessoas a comentarem em trabalhos de estudantes de todo mundo.
Porvir
A educação se prepara para vivenciar um novo tempo: a era dos tablets. O equipamento aos poucos invade as salas de aula no Brasil e deve consolidar mudanças e transformações na forma de ensinar e de aprender. O uso da novidade em sala de aula traz vantagens e, ao mesmo tempo, deixa indagações. Enquanto isso, escolas que já adotam a ferramenta mostram que o tablet chegou para ficar.
Gestão Educacional
(...) O Raspberry Pi sempre teve a intenção de revigorar o ensino da informática no Reino Unido e, finalmente, a ambição de conseguir um bom número deles em escolas parece estar dando frutos. Anunciada durante uma viagem à Cambridge feita por Eric Schmidt, presidente executivo do Google, a distribuição dos computadores será supervisionada por seis organizações educacionais: CoderDojo, Code Club, Computing at Schools, Generating Genius, Teach First e OCR.
IDG Now
A Vivacity Didactic (www.vivacity.com.br/didactic) apresentou para o mercado educacional brasileiro o robô NAO, um humanoide de 57 centímetros de altura, dotado de inteligência artificial e utilizado por mais de 450 universidades no exterior para pesquisas e simulações laboratoriais e em salas de aula. “É um grande aliado dos estudantes, agora disponível também nas redes de ensino técnico e universitário em todo o País”, comemora André Araújo, diretor da Vivacity.
AdNews
EAD
Veduca recebe aporte de gigante do mercado editorial de olho na nova versão da plataforma
O portal de educação Veduca, que reúne cerca de 5,3 mil videoaulas de algumas das melhores universidades do mundo, receberá um aporte de R$ 1,5 milhão do grupo editorial Macmillan e dos fundos de investimento Mountain do Brasil e 500 Startups.
O Estado de São Paulo
Um grupo formado por 12 especialistas em educação on-line do mundo se reuniu para elaborar uma Declaração de Princípios e Direitos da Educação On-line, dentre eles Sebastian Thrun, da Udacity, e Betsy Corcoran, cofundadora do Edsurge. Durante mais de um mês, eles se debruçaram sobre os limites éticos do ensino virtual, até onde se pode ir e que valores respeitar. Eles produziram um documento, traduzido do EdSurge pelo Porvir, com os 9 direitos e 10 princípios da educação no contexto virtual.
Porvir