sábado, 16 de fevereiro de 2013

Clipping da semana: Tecnologia e educação


(de 10 a 16/fev)
As escolas estão aderindo com intensiadade cada vez maior à tecnologia. As particulares mais rápido, as públicas começando. Por vezes, repete-se o óbvio: "com aparelhos, mas sem técnica"!
Outra revolução se faz com Recursos Educacionais Abertos (REA). Num mundo em que videogames ajudam as crianças nos exercícios físicos necessários.
Essas e outras no resumo da semana. Confira! Boa semana.

  • Cerca de 70% das escolas particulares mineiras trocam os quadros negros por recursos multimídia
    (...) A tecnologia chega com força total para apoiar as aulas pedagógica e didaticamente. Segundo o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG), 100% dos colégios particulares – são 1,5 mil sindicalizados só na Grande BH – têm o básico: um bom laboratório de informática. Cerca de 70% das escolas no estado vão além, com salas completamente equipadas com recursos multimídia de ponta. Prova de que a modernização entrou de vez para a vida acadêmica é o fato de as escolas já preverem em suas planilhas de custo gastos de até 12% com o investimento em tecnologia.
    Estado de Minas

  • MG: Professores serão treinados para lidar com as novas tecnologias
    A modernização chega às salas de aula da rede estadual de ensino. Tablets e lousas digitais farão parte este ano da realidade dos 62.541 professores do nível médio e das 3.753 escolas, que receberão ainda 3.752 lousas interativas. Os aplicativos dos equipamentos vão mudar desde a apuração da frequência dos estudantes até o conteúdo trabalhado em sala de aula. A tradicional chamada passará a ser toda informatizada e feita pelos aparelhos. Em disciplinas como física, química, matemática e português, recursos audiovisuais e didáticos sairão das telas dos eletrônicos para tornar o aprendizado muito mais interessante.
    Estado de Minas

  • Com aparelhos, mas sem técnica
    Educação digital esbarra na falta de conhecimento dos professores, que alegam falhas na formação acadêmica para lidar com novas ferramentas
    A maior parte das escolas brasileiras conta com computadores, e o anúncio de investimentos em tecnologia para as salas de aula já virou um hábito do governo. Mesmo assim, estudiosos afirmam que o Brasil está atrasado no aproveitamento de novas tecnologias na educação. A simples compra de aparelhos parece não estar contribuindo efetivamente para a aprendizagem. Além disso, a habilidade dos professores com as novidades tecnológicas tende a ser inferior à dos alunos, a quem deviam ensinar.
    Gazeta do Povo

  • Estudo sobre os impactos e benefícios dos Recursos Educacionais Abertos
    Entre os dias 20 e 26 de janeiro, várias autoridades educacionais se reuniram em Jacarta – Indonésia, para discutir projetos de pesquisa sobre os impactos e benefícios dos recursos educacionais abertos em países da América Latina, Ásia e África.
    Rea.net

  • Videogame pode fazer crianças serem mais saudáveis
    Pesquisadores da Universidade de George Washington trazem uma boa notícia, especialmente para pais de crianças em idade escolar que vivem em cidades grandes: videogames ativos, como Kinect e Wii, podem ajudar os pequenos a terem o gasto energético diário considerado adequado para a idade e, com isso, afastar o risco de obesidade.
    Porvir

  • Artigo: Soltos no mundo virtual
    ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora
    (...) sabemos que o uso seguro e consciente desse instrumento, que pode ser tão valioso, depende de um processo: o educativo. E processo não ocorre de modo sazonal, não é verdade? A educação para o melhor uso da internet deve começar em casa e seguir para a escola.
    Folha de São Paulo

    EAD

  • Apenas 13 cursos de graduação a distância têm nota máxima do MEC; veja quais são
    (...) Foram considerados os que obtiveram nota máxima 5 nos índices CPC (Conceito Preliminar do Curso), baseado na avaliação de documentos, e CC (Conceito de Curso), definido após avaliação in loco do curso por uma comissão do MEC.
    Uol