sábado, 18 de maio de 2013

Clipping: Como não se perder na web?


(de 12 a 18/mai)
São tantas as possibilidades educacionais na web que um projeto tem por objetivo mapear os objetos digitais de aprendizagem. Google lança uma loja só para aplicativos educacionais. E outra pesquisa mapeia o uso da internet por crianças e adolescentes, onde descobrimos que alunos da escola pública dobraram a quantidade de acessos!
Mas ainda é preciso alguns alertas: educação não precisa ser chata; potencial das redes sociais ainda é pouco aproveitado. E será que o futuro da universidade é on-line?
EAD é uma área em forte 'ebulição' - em que pese ter menos credibilidade que ensino presencial. Muitos cursos e muitas experiências seguem acontecendo.
Essas e outras abaixo. Boa leitura!

  • Projeto mapeia objetos digitais de aprendizagem
    Projeto realizado a partir da parceria entre Instituto Natura, Inspirare e Instituto Educadigital identifica recursos digitais de aprendizagem pelo Brasil e pelo mundo. Conhecidos também como ODAs (Objeto Digital de Aprendizagem), esses materiais – vídeos, games, animações, videoaulas, infográficos, mapas etc.– são utilizados como ferramenta pedagógica dentro e fora da sala de aula. A ideia do projeto é levantar o que existe hoje de recursos disponíveis para a educação infantil, o ensino fundamental e médio, entender que áreas do conhecimento estão mais ou menos atendidas, disponibilizar gratuitamente a lista de ODAs mapeados para apoiar o trabalho de professores, gestores, investidores e empreendedores.
    Porvir

  • Google lança loja de aplicativos para educação
    O Google anunciou nesta semana, durante sua conferência anual para programadores em San Francisco (EUA), uma ferramenta desenvolvida para ajudar professores do ensino básico a encontrar conteúdo educativo para usar em tablets. O Google Play for Education é uma loja de aplicativos testados e recomendado por educadores, que tem um sistema de busca que permite que os professores escolham os apps segundo disciplina e série.
    Porvir

  • Pesquisa mapeia uso da internet por crianças e adolescentes
    O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) lançou o livro TIC Kids Online Brasil 2012, resultado de uma pesquisa que mapeou oportunidades e riscos associados ao uso da internet por crianças e adolescentes brasileiros.
    Agência Fapesp
    Livro para download aqui!

  • IBGE: acesso à internet de alunos da rede pública mais do que dobra
    O acesso de estudantes da rede pública de ensino à internet disparou nos últimos anos no País, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
    Terra

  • Educação digital não precisa ser "chata"
    Mercado já oferece alternativas interessantes de jogos e videoaulas diferenciadas como apoio ao ensino tradicional
    A educação precisa mudar para acompanhar o ritmo de evolução tecnológica, e iniciativas para isso não faltam. E as propostas vão desde a ampliação da utilização de jogos eletrônicos como apoio para o ensino, quanto a utilização da internet como método de difusão.
    Olhar Digital

  • Bibliotecas da USP, Unicamp e Unesp ainda não aproveitam potencial das redes sociais
    (...) Giseli descobriu que quase metade das 101 bibliotecas das universidades paulistas está nas redes sociais, em especial no Facebook e no Twitter. “Apesar das vantagens dessas ferramentas, elas ainda não são bem utilizadas para interagir com o público”, afirma. “As redes permitem uma comunicação mais informal e dinâmica e podem servir para atrair visitas de novos usuários.”
    O Estado de São Paulo

  • Será que o futuro da universidade é on-line?
    (...) Para muitas pessoas, os Moocs são o futuro do ensino superior. É por isso que, nos últimos dois anos Harvard, MIT, Universidade do Texas, prometeram dezenas de milhões de dólares para o desenvolvimento de cursos massivos gratuitos. Legisladores também acreditam que essa modalidade de ensino vai ser a solução para a superlotação nas escolas. Na Califórnia, por exemplo, um projeto de lei apresentado no começo deste ano exigiria que universidades públicas aceitassem créditos de cursos on-line.
    (original em inglês)
    Porvir

  • Jogo incentiva criação de empresas para melhorar educação
    O evento gratuito ocorre simultaneamente em 86 universidades do Brasil com o objetivo estimular a criação de empresas voltadas para a educação
    (...) A Artemísia, primeira aceleradora do Brasil voltada a apoiar negócios sociais, promove a terceira edição do Choice Day, evento gratuito que ocorre simultaneamente em 86 universidades de 12 Estados do Brasil com o objetivo estimular mais de mil jovens a criar empresas que possam melhorar a educação do País. Neste ano, os workshops ocorrerão em torno de um game que apresenta os desafios educacionais brasileiros e explica como montar um negócio social.
    Terra

    EAD

  • Pesquisa: educação à distância tem menos credibilidade que presencial
    Pesquisa entrevistou 10.586 pessoas em 9 países, incluindo o Brasil. Principal motivo apontado é a falta de vínculo pessoal entre professor e aluno
    Pesquisa realizada em conjunto pela Universia e o site Trabalhando.com no Brasil e em outros oito países íbero-americanos aponta que profissionais diplomados em cursos à distância têm credibilidade menor do que aqueles formados em cursos presenciais.
    Terra

  • UAB cresce e chega a 778 polos e mais de 270 mil alunos
    A Universidade Aberta do Brasil (UAB) projeto federal de educação a distância dirigido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) já chegou a 778 polos de apoio presencial em todos os estados do país, e a 279 mil alunos.
    Ache seu Curso

  • Einstein lança cursos gratuitos on-line na área de saúde
    O Hospital Albert Einstein lança, amanhã 15/5, uma plataforma de cursos on-line gratuitos na área de saúde. Inspirado em gigantes como o Coursera – que no ano passado ganhou destaque no mundo ao oferecer Moocs dessa área –, o centro médico, considerado um dos mais importantes da América Latina, passa a oferecer 30 cursos de capacitação profissional para médicos e enfermeiros, ministrados pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. A meta é chegar até 200 cursos, em 2014.
    Porvir

  • Senac lança portal nacional de educação a distância
    Pioneiro no ensino a distância, o Senac, instituição referência em educação profissional no país, lança o portal Senac EAD www.ead.senac.br que concentra todo o portfólio da modalidade. São diversos títulos disponíveis, distribuídos entre cursos livres, técnicos e de Ensino Superior (graduação, pós-graduação e extensão universitária), nas áreas de artes, comunicação, beleza, comércio, conservação e zeladoria, design, educação, gestão, idiomas, informática, meio ambiente, moda, produção de alimentos, saúde, segurança, telecomunicações, lazer, hospitalidade e turismo.
    Bem Paraná

  • Mercadante fala em Fies e novo marco regulatório para alunos de cursos a distância
    Um dos motores do crescimento do mercado educacional, o financiamento estudantil chega aos alunos de EAD se houver mais segurança na checagem de freqüência, diz ministro da Educação
    Ache seu Curso