sábado, 11 de maio de 2013

Clipping: Tecnologia na sala de aula não supera oportunidades crescentes na nuvem!


(de 05 a 11/mai)
Na escola pública os tablets começam a chegar - mas ainda não sabem usar. Nas escolas particulares já falamos em investimento em tecnologia 3D, vídeo-games e outras.
Na nuvem, educação em smartphones segue crescendo, aumentam os cursos online gratuitos - aulas para tudo! A tal ponto que jovens nos EUA ignoram faculdade... Maior novidade da semana é que a União Europeia já tem 'sua MOOC'.
Confira abaixo.

  • SC: Tablets chegaram, só falta aprender a usar
    Tecnologia e inovação nas salas de aula. É isso o que os tablets prometem proporcionar nas 29 Escolas de Blumenau, Gaspar, Ilhota, Luis Alves e Pomerode. Os 377 equipamentos foram entregues no final de abril para serem usados no Ensino médio, assim como ocorreu em várias outras Escolas do Estado.Mas Professores e Alunos ainda não passaram por capacitação para aprender a melhor forma de usar esta ferramenta. Alguns que já conhecem a tecnologia estão usando o equipamento.
    Todos pela Educação

  • Colégios investem no 3D para atrair atenção dos estudantes
    (...) Ao menos treze escolas da capital aderiram à tecnologia, a exemplo do Certus, na região de Interlagos. “Na minha época de estudante, era necessárioforçar a imaginação para entender como funciona oDNA, enquanto hoje a compreensão é muito maissimples”, compara a professora Joyce Martis, responsável pelas aulas em terceira dimensão do colégio,que adotou os softwares da empresa paulistana XDEducation em fevereiro.
    Veja SP

  • Video game ensina alunos aprender em inglês
    Uma nova linguagem inovadora pode complementar as salas de aula como uma nova forma de aprender o inglês: um video game interativo em 3D. O jogo é voltado para jogadores de 12 a 16 anos e permite que os jogadores compreendam o idioma por meio da plataforma multimídia.
    R7

  • Claro aposta em educação mobile e lança plataforma de cursos
    A Claro aposta no uso crescente da mobilidade como plataforma de aprendizado e está ampliando seu portfólio de serviços de M-Learning com o portal Ideias Cursos, um serviço diferenciado de cursos em diversas áreas de conhecimento desenvolvido em parceria com o Titans Group.
    IDG Now

  • MEC oferece site que ensina francês gratuitamente
    Se você acha a língua francesa linda, mas só consegue falar "Merci" e "Bonjour" uma ferramenta na internet pode ser a chance de ir além no idioma, gratuitamente e sem sair de casa.O site Francoclicoferece desde lições em texto, vídeos didáticos e exercícios até informações sobre a cultura francesa. O programa é fruto de uma parceria dos governos do Brasil e da França.
    Globo Online

  • Aula de história na web para curtir e compartilhar
    Professor pernambucano faz sucesso na internet com "post" do Facebook simulando a história da Segunda Guerra Mundial
    (...) O post “A Segunda Guerra Mundial no Facebook” foi feito no blog de Paulo em dezembro. Entretanto, nas últimas semanas foi compartilhado mais de 10 mil vezes. “Não sei porque o texto ganhou tanta fama de uma hora para outra, mas de toda forma foi muito positivo. Até recebi contatos de editoras para transformar o conteúdo em outros materiais e ampliá-lo”, conta Paulo. A inspiração veio de outros posts semelhantes – que brincavam com eventos históricos.
    JC Online

  • Veja 10 sites que oferecem aulas gratuitas em vídeo e em português
    (...) O G1 elaborou uma lista de sites que oferecem vídeos educativos dos mais variados formados. Alguns produzem seu próprio conteúdo, outros aproveitam cursos presenciais e filmam aulas físicas, e há os que ainda se dedicam a reunir e traduzir para o português vídeos produzidos e oferecidos gratuitamente no exterior.
    G1

  • Aplicativos gratuitos ajudam na preparação para Exame da OAB
    Os candidatos que se preparam para o Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) já estão acostumados com a pilha de livros e apostilas necessários para absorver o conteúdo exigido pela prova. Mas que tal otimizar o processo de estudo utilizando smartphones ou tablets?
    Uol

  • Quer estudar fora? Cursos ensinam a disputar vagas em universidades top
    Fundação Estudar lança programa online gratuito coordenado por ex-aluna de Harvard, que explica etapas da seleção; além disso, brasileiro que cursa graduação no MIT dá videoaulas
    (...) Dicas como essas poderão ser encontradas no novo curso online e gratuito que a Fundação Estudar vai oferecer no segundo semestre. A entidade já tem experiência em treinar jovens para processos seletivos de universidades de ponta. Criado em 2011, o Prep Program contribuiu para a aprovação de 48 brasileiros no exterior. Agora, com o Prep Course Online, a fundação quer massificar as orientações sobre como fazer faculdade fora do País. As inscrições estão abertas no site prep.estudarfora.org.br.
    O Estado de São Paulo

  • Educadores dos EUA apostam em online para suprir defasagem de alunos
    Dificuldades por falta de conhecimento e custo de revisão levavam à desistência
    Deslumbrados com a possibilidade de disponibilizar aulas universitárias online gratuitamente, educadores estão se voltando para a corajosa tarefa de conseguir reunir material online suficiente para enfrentar um dos desafios mais difíceis da educação superior americana: dar a mais estudantes acesso à faculdade e ajudá-los a se graduarem dentro do prazo estimado de duração de cada curso.
    iG

  • Jovens nos EUA ignoram faculdade e se tornam 'aprendizes digitais'
    (...) O programa, criado em 2012, capacita profissionais para áreas como tecnologia de informação, programação de computadores e criação de aplicativos, por meio de estágios e aprendizado direto.
    O Enstitute quer contestar a visão convencional de que os empregos tecnológicos sempre requerem no mínimo um diploma de graduação --ao menos para um pequeno grupo de estagiários jovens e membros da elite digital.
    Folha Online

    EAD

  • União Européia já tem sua MOOC. Teleaulas em português já podem ser acessadas
    Onze países da União Européia lançaram um site especializado em teleaulas abertas e a distância, modelo de ensino também chamado de MOOC (massive open online courses). É o site de cursos da Opening Up Education, ou OpenupEd Courses, que oferece aulas abertas, a distância e gratuitas em instituições de ensino localizadas em Portugal, Espanha, França, Itália, Lituânia, Países Baixos, Eslováquia, Reino Unido, Rússia, Turquia e Israel. Por enquanto, há apenas um curso em português, sobre mudanças climáticas, oferecido pela Universidade Aberta de Portugal.
    Ache seu curso