(de 05 a 11/mai)
Na escola pública os tablets começam a chegar - mas ainda não sabem usar. Nas escolas particulares já falamos em investimento em tecnologia 3D, vídeo-games e outras.
Na nuvem, educação em smartphones segue crescendo, aumentam os cursos online gratuitos - aulas para tudo! A tal ponto que jovens nos EUA ignoram faculdade... Maior novidade da semana é que a União Europeia já tem 'sua MOOC'.
Confira abaixo.
Tecnologia e inovação nas salas de aula. É isso o que os tablets prometem proporcionar nas 29 Escolas de Blumenau, Gaspar, Ilhota, Luis Alves e Pomerode. Os 377 equipamentos foram entregues no final de abril para serem usados no Ensino médio, assim como ocorreu em várias outras Escolas do Estado.Mas Professores e Alunos ainda não passaram por capacitação para aprender a melhor forma de usar esta ferramenta. Alguns que já conhecem a tecnologia estão usando o equipamento.
Todos pela Educação
(...) Ao menos treze escolas da capital aderiram à tecnologia, a exemplo do Certus, na região de Interlagos. “Na minha época de estudante, era necessárioforçar a imaginação para entender como funciona oDNA, enquanto hoje a compreensão é muito maissimples”, compara a professora Joyce Martis, responsável pelas aulas em terceira dimensão do colégio,que adotou os softwares da empresa paulistana XDEducation em fevereiro.
Veja SP
Uma nova linguagem inovadora pode complementar as salas de aula como uma nova forma de aprender o inglês: um video game interativo em 3D. O jogo é voltado para jogadores de 12 a 16 anos e permite que os jogadores compreendam o idioma por meio da plataforma multimídia.
R7
A Claro aposta no uso crescente da mobilidade como plataforma de aprendizado e está ampliando seu portfólio de serviços de M-Learning com o portal Ideias Cursos, um serviço diferenciado de cursos em diversas áreas de conhecimento desenvolvido em parceria com o Titans Group.
IDG Now
Se você acha a língua francesa linda, mas só consegue falar "Merci" e "Bonjour" uma ferramenta na internet pode ser a chance de ir além no idioma, gratuitamente e sem sair de casa.O site Francoclicoferece desde lições em texto, vídeos didáticos e exercícios até informações sobre a cultura francesa. O programa é fruto de uma parceria dos governos do Brasil e da França.
Globo Online
Professor pernambucano faz sucesso na internet com "post" do Facebook simulando a história da Segunda Guerra Mundial
(...) O post “A Segunda Guerra Mundial no Facebook” foi feito no blog de Paulo em dezembro. Entretanto, nas últimas semanas foi compartilhado mais de 10 mil vezes. “Não sei porque o texto ganhou tanta fama de uma hora para outra, mas de toda forma foi muito positivo. Até recebi contatos de editoras para transformar o conteúdo em outros materiais e ampliá-lo”, conta Paulo. A inspiração veio de outros posts semelhantes – que brincavam com eventos históricos.
JC Online
(...) O G1 elaborou uma lista de sites que oferecem vídeos educativos dos mais variados formados. Alguns produzem seu próprio conteúdo, outros aproveitam cursos presenciais e filmam aulas físicas, e há os que ainda se dedicam a reunir e traduzir para o português vídeos produzidos e oferecidos gratuitamente no exterior.
G1
Os candidatos que se preparam para o Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) já estão acostumados com a pilha de livros e apostilas necessários para absorver o conteúdo exigido pela prova. Mas que tal otimizar o processo de estudo utilizando smartphones ou tablets?
Uol
Fundação Estudar lança programa online gratuito coordenado por ex-aluna de Harvard, que explica etapas da seleção; além disso, brasileiro que cursa graduação no MIT dá videoaulas
(...) Dicas como essas poderão ser encontradas no novo curso online e gratuito que a Fundação Estudar vai oferecer no segundo semestre. A entidade já tem experiência em treinar jovens para processos seletivos de universidades de ponta. Criado em 2011, o Prep Program contribuiu para a aprovação de 48 brasileiros no exterior. Agora, com o Prep Course Online, a fundação quer massificar as orientações sobre como fazer faculdade fora do País. As inscrições estão abertas no site prep.estudarfora.org.br.
O Estado de São Paulo
Dificuldades por falta de conhecimento e custo de revisão levavam à desistência
Deslumbrados com a possibilidade de disponibilizar aulas universitárias online gratuitamente, educadores estão se voltando para a corajosa tarefa de conseguir reunir material online suficiente para enfrentar um dos desafios mais difíceis da educação superior americana: dar a mais estudantes acesso à faculdade e ajudá-los a se graduarem dentro do prazo estimado de duração de cada curso.
iG
(...) O programa, criado em 2012, capacita profissionais para áreas como tecnologia de informação, programação de computadores e criação de aplicativos, por meio de estágios e aprendizado direto.
O Enstitute quer contestar a visão convencional de que os empregos tecnológicos sempre requerem no mínimo um diploma de graduação --ao menos para um pequeno grupo de estagiários jovens e membros da elite digital.
Folha Online
EAD
Onze países da União Européia lançaram um site especializado em teleaulas abertas e a distância, modelo de ensino também chamado de MOOC (massive open online courses). É o site de cursos da Opening Up Education, ou OpenupEd Courses, que oferece aulas abertas, a distância e gratuitas em instituições de ensino localizadas em Portugal, Espanha, França, Itália, Lituânia, Países Baixos, Eslováquia, Reino Unido, Rússia, Turquia e Israel. Por enquanto, há apenas um curso em português, sobre mudanças climáticas, oferecido pela Universidade Aberta de Portugal.
Ache seu curso