Estamos sempre ouvindo sobre diferencial... Diferencial competitivo é a saída, dizem! Afinal, do que estamos falando?
Já que muitos dizem ter diferencial, aproveite para perguntar: "Qual?"
Ei! Professor!?! Esta pergunta é também para você!
Algumas respostas são comuns - e falsas...
"Tenho qualidade!" já ouvi dizer. Mas qualidade não é diferencial, é necessidade para sobreviver!
"Tenho foco no cliente!" dizem outros. Minha resposta seria "Não faz nada além da obrigação!" - mas normalmente fico quieto... Se a aula não é para o aluno é para quem?
"Tenho os melhores preços!" também já ouvi. E penso: "Azar o seu!" Pois conheço muitos exemplos de gente que cobra mais e ainda assim tem mais clientes que você...
Buscamos preço ou valor? Pagamos por produtos "ligeiramente" mais caros se acreditamos que é melhor, não? Não existe preço alto, existe valor que o cliente reconhece como justo ou injusto.
Vamos tentar outros termos? Vantagem competitiva.
Vamos traduzir? O que torna sua escola única?
Vejamos 3 coisas que você precisa saber sobre identificar seu diferencial competitivo:
1. É algo que faz você ser único e te diferencia da competição. Você pode ter um ótimo produto, mas se todos também têm, grande coisa! Não há nenhum diferencial. No entanto, se você liga para o cliente e o concorrente não faz isso, bingo! Essa pode ser sua vantagem competitiva.
2. É algo que os clientes valorizam e desejam. Você pode ser a empresa mais antiga no seu campo de atuação ou ter um escritório novinho em folha. No entanto, os consumidores não se importam com nada disso. Seu produto deve ser algo que eles realmente queiram.
3. É quantificável. Está é a chave. “Nós temos um bom atendimento ao consumidor”, isto não quer dizer nada. Agora se você disser ” 90% de nossos novos clientes chegam até nós por indicação de outros clientes”, está é uma afirmação mais confiável. Vá por mim, isto é algo que seus clientes irão apreciar.
(...) Lembre-se sempre de que a “cereja do bolo” é o que vai te diferenciar de seus concorrentes. (texto em azul tirado do site www.saiadolugar.com.br).
Ainda para entender: dois vídeos interessantes tratam de mostrar como ter esse diferencial. Um terceiro fala sobre "clientes" (estão todos aqui, na coluna do lado esquerdo deste blog).
Cabe agora perguntar: e sua escola? Em quê é única para quem? A resposta é um bom começo de seu planejamento. Chego a dizer que esta resposta é a sua salvação! Como concorrer aos grupos cada vez mais fortes na educação brasileira? Veja matéria recente sobre a movimentação do mercado: "Lucro que vem das salas de aula". a relação qualidade e preço continuará sendo obrigação, mas outros maiores terão uma melhor relação que a sua...
Seja diferente! É a mensagem, é o futuro. E não existe receita pronta... Você tem que achar sua saída. É a sua saída. É a sua escola. É o seu futuro... Boa sorte!
Ah! Assuntos correlatos neste blog:
"Sua escola está pronta para o século XXI?"
"A necessária escola privada"
"Não se educa por decreto"