sábado, 8 de setembro de 2012

Educação e Tecnologia - notícias de 4 a 7/set/2012


Youtube, Videogames, Skype, Blogs, Facebook, Twitter... Todas ferramentas usadas para fazer ou falar de educação nesta semana! Sem contar as videoaulas da USP...
E já que "cresce a quantidade de crianças na internet", nada mais lógico que assim fosse, não?
Boa leitura!



  • Cresce busca por vídeos de educação no YouTube
    O ídolo adolescente Justin Bieber nasceu no YouTube. O clipe da música sul-coreana Gangnam Style já foi visto mais de 95 milhões de vezes. Celebridades instantâneas são criadas diariamente no site, no qual são inseridas 48 horas de vídeo por minuto. Mas nem só de fenômenos pop é feito o YouTube. De acordo com Kevin Allocca, diretor de tendências do site, vídeos com teor educacional são a nova tendência do YouTube nos Estados Unidos.
    Porvir


  • Videogame capacita entregadores do jornal Metro
    Os jogos se tornaram mais interativos. Muitos deles têm dispensado até o uso de joysticks (os famosos controles), sobretudo com a chegada do Kinect – tecnologia ainda recente no Brasil que utiliza sensores para identificar o movimento dos braços, pernas e voz. Com isso, jogadores podem realizar passos à la Michael Jackson, lutar como boxeadores profissionais, praticar boliche e ver seus movimentos repetidos na tela sem a necessidade de controles. A brincadeira tem sido levada a sério, inclusive, como forma de aprendizado. Utilizando o sistema, estudantes do MIC (Microsoft Innovation Center) do Centro Universitário Senac, em São Paulo, desenvolveram o Jogo do Promotor, um game interativo para melhorar o desempenho dos entregadores de jornal que ficam nos semáforos das principais cidades do país.
    Porvir


  • Escola de Florianópolis ganha reforma e demite professor após denúncia de aluna no Facebook
    (...) Ao longo da última semana, a escola recebeu portas, pinturas e até um novo bebedouro. Os fios que estavam à mostra e apresentavam aos alunos o risco de choque já foram cobertos. De acordo com a secretaria municipal de Educação, todas as unidades da rede da cidade têm recebido verba para a manutenção predial. Maurício Amorim Efe, diretor de infraestrutura, diz que a prefeitura já tinha feito uma série de melhorias nas escolas, mas que em pouco tempo os espaços foram depredados. No início do ano, por exemplo, 12 luminárias foram trocadas e hoje já estão danificadas.
    O Estado de São Paulo


  • Inspirados em Isadora, 'Diários de Classe' se multiplicam no Facebook
    Em menos de dois meses, a estudante Isadora Faber, de 13 anos, conseguiu, por meio das redes sociais, pressionar o governo para conseguir melhorias importantes em sua escola. O sucesso da iniciativa da aluna, que conseguiu uma reforma de emergência na escola onde estuda e uniu pais, alunos e professores, tem servido de inspiração para crianças, adolescentes e jovens de todas as partes do país.
    G1


  • Concurso de blogs estimula estudantes a compartilhar hábito de leitura
    Um dos principais desafios atuais em todos os sistemas educacionais do mundo é encontrar uma maneira de estimular o hábito da leitura entre os jovens. Um projeto da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e da Fundação SM buscou unir o livro à internet, principal meio de comunicação entre os jovens. E o resultado surpreendeu os organizadores: mais de 800 alunos entre e 12 e 15 anos participaram da iniciativa ¿Qué estás leyendo? (O que estás lendo?), que incentivou os participantes a compartilhar informações sobre livros e outras plataformas de leitura.
    Agência Brasil


  • Tuitaço contra o adiamento do PNE pressiona deputados
    (...) O objetivo do tuitaço é pressionar os 80 deputados que assinaram o recurso a retirarem sua assinatura, por meio de requerimento coletivo. Se for antes ao Plenário da Câmara dos Deputados, além de atrasar ainda mais a tramitação da matéria, corre-se o risco de haver retrocessos no conteúdo do Plano.
    Aprendiz


  • Cresce quantidade de crianças na internet no Brasil
    Enquanto toda a internet domiciliar cresceu apenas 7% no Brasil nos últimos seis meses, a quantidade de internautas entre 2 e 11 aanos registrou alta de 15%.
    Olhar Digital
    EAD

  • USP adere à onda de videoaulas gratuitas on-line
    (...) a USP lançou o e-Aulas, um canal on-line e aberto ao público para disseminar videoaulas produzidas por seus professores. Até agora são cerca de 900 aulas, a maior parte na área de ciências, mas a expectativa é que o canal receba mais vídeos ao longo do semestre.
    Porvir
    DICA

  • 50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula
    O Skype é uma ferramenta inteligente que permite que você faça chamadas de longa distância e funciona bem com internet wi-fi.
    (...) Por isso, o Skype pode ser um aliado dos professores. Mas como usá-lo para fazer mais do que apenas chamadas? Confira 50 maneiras inteligentes de utilizar o Skype em sala de aula
    Universia Brasil


  • Plataforma aposta na tradução de frases e artigos para o aprendizado de línguas
    Site já atende quem quer aprender inglês, espanhol, alemão, francês; em um mês, haverá português
    Aprender idiomas de graça e ajudar a traduzir textos na internet é a principal proposta de Luis von Ahn, matemático e empreendedor guatemalteco, criador do sistema Captcha e que acaba de lançar o site Duolingo. A versão beta da plataforma foi divulgada no ano passado, mas, segundo informou Von Ahn à Agência Efe, o portal já está em funcionamento.
    O Estado de São Paulo


  • Dicas de segurança em redes sociais
    (...) O objetivo é mobilizar escolas, educadores e pessoas interessadas para que divulguem o material entre crianças e adolescentes. De acordo com o CERT.br, esse público é parte da audiência dos sites de redes sociais e é importante que seja orientado para fazer o melhor uso das ferramentas, sem colocar em risco a privacidade e a segurança.
    Agência Fapesp
    Mais informações e baixar cartilha aqui!