sábado, 22 de setembro de 2012

Tecnologia e educação - 17-21/set/2012

Tablet (de madeira) para crianças; uso de celular, de TV, do Facebook. Blog como modo de deunciar problemas. E o governo ainda pensando em "Um Computador por Aluno". Foram algumas das principais notícias.
Graduação, MBA, Pós-Graduação, ... EAD cresce no país e no mundo. Mas os cursos livres ainda são os mais procurados por aqui!
Confira. Boa leitura!



  • Tinkermite, o tablet para crianças
    Iniciativa busca ensinar conceitos da tecnologia para crianças em idade pré-escolar
    Um tablet de madeira, desenhado especificamente para ensinar tecnologia para crianças em idades pré-escolar. Essa é a ideia do Tinkermite, um projeto que atualmente busca investimentos através da plataforma de financiamento coletivo Kickstarter. O Tinker Tablet é uma espécie de quebra-cabeça tecnológico que quando montado se parece um produto computacional moderno, inclusive nas suas partes internas. A ideia é que desde cedo as crianças se alfabetizem com conceitos da construção deste tipo de equipamento.
    Olhar Digital


  • Celular e TV ajudam a alfabetizar na Índia, na Suíça e no Brasil
    Programas usam a tecnologia para desenvolver a leitura e a escrita
    A popularização dos televisores e dos telefones celulares, disponíveis a quase dois terços da população mundial, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), começa a ser explorada como arma de combate ao analfabetismo funcional.
    Globo Online


  • Escola usa timeline para ensinar história
    Uma escola europeia está usando a timeline do Facebook para recapitular importantes eventos históricos que transformaram a sociedade.
    Olhar Digital


  • Facebook e escola
    Hoje, uma das perguntas que a escola cada vez mais se faz é: como é possível estabelecer uma interface criativa e construtiva entre ela, os estudantes e as redes sociais? Como o Facebook, febre entre os jovens, pode favorecer esta relação? Isto seria recomendado? Ou as redes sociais não têm nada a ver com o cotidiano da escola, fazem parte apenas do universo particular dos alunos?
    Revista Ponto Com


  • O exemplo de Isadora
    Alunos de várias partes do País criam páginas para denunciar os problemas de suas escolas, seguindo o modelo da estudante que virou celebridade na internet
    IstoÉ


  • Lei que amplia Brasil Maior incentiva compra de computadores para escolas públicas
    Publicada hoje (18), a Lei 12.715 - que amplia o Plano Brasil Maior - concede incentivos fiscais para a compra de computadores para escolas públicas e restabelece o Programa Um Computador por Aluno (Prouca). A norma trata, entre outros pontos, da desoneração da folha de pagamento, aplicação do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) na área educacional e concessão de incentivos à industria automotiva e ao Programa Nacional de Banda Larga.
    Agência Brasil


  • 5,6 milhões de crianças estão cadastradas ilegalmente no Facebook
    Rede social chega a deletar 800 mil contas por ano para tentar minimizar o problema
    Apesar de ser proibido para menores de 13 anos, estima-se que o Facebook tenha 5,6 milhões de usuários abaixo dessa faixa etária. A quantidade, revelada por um estudo da June Consumer Reports, equivale a 3.5% da quantidade de pessoas que usam o site nos Estados Unidos.
    Olhar Digital

    EAD

  • Procura por curso de graduação a distância cresce em todo o Brasil
    A chance de estudar sem sair de casa está ajudando a qualificar milhares de brasileiros. Segundo dados do último Censo, nos últimos dez anos, o número de matrículas em cursos de graduação a distância passou de cinco mil pra 930 mil.
    Jornal Hoje


  • Aluno de EAD deve se planejar para o estudo
    Você se matriculou em um curso de EAD (ensino a distância) e a motivação inicial para dar início aos estudos é grande. Depois das primeiras semanas on-line, percebe que está com dificuldades para acompanhar o ritmo do curso. As tarefas não cumpridas se acumulam.
    Não se desanime: seu caso não é o único e acontece, em maior ou menor grau, entre novatos e veteranos de EAD.
    Uol
    Veja também:
    Veja os dez erros mais comuns de quem faz EAD (Uol)


  • Coursera agora terá Columbia e mais 16 universidades
    O Coursera anunciou hoje a inclusão de mais 17 universidades à plataforma, incluindo instituições em Hong Kong, Austrália, Israel e Inglaterra, além das dos EUA e do Canadá. As novas adesões vão oferecer, principalmente, cursos nas áreas de música, medicina e humanidades. Com elas, já são 33 as instituições que usam a ferramenta para oferecer cursos de nível universitário gratuitos pela internet.
    Porvir


  • FGV lança aulas online e questões para Enem
    Instituição disponibiliza banco com 4,6 mil questões; meta é chegar a 50 mil em 4 anos
    A Fundação Getúlio Vargas (FGV) lança esta semana, em caráter experimental, um ambicioso portal gratuito com foco no ensino médio. Além de cerca de 90 aulas que podem ser usadas por candidatos na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a FGV liberou, no link ensinomediodigital.fgv.br, o acesso para um banco com 4,6 mil questões que seguem o modelo do Enem.
    O Estado de São Paulo


  • USP e FGV lançam aulas e simulados na web para alunos do ensino médio
    A Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação Getulio Vargas (FGV) lançaram portais com conteúdos para alunos do ensino médio. Tanto o Portal e-Aulas USP como o Programa FGV Ensino Médio Digital reúnem materiais de estudo para alunos desta modalidade de ensino.
    G1


  • Cursos livres são mais procurados do que os autorizados pelo MEC
    Os cursos de educação à distância que não precisam da certificação do Ministério da Educação e não dão diploma, os chamados cursos livres, estão sendo mais procurados do que os autorizados pelo MEC.
    Jornal da Globo