sábado, 15 de dezembro de 2012

Tecnologia e educação - resumo de 10-15/dez/2012
Refletir sobre tecnologia e saber não ser dependente é bom. Mas é preciso usá-la, é preciso saber usar. Até porque a sala de aula do futuro depende dela...
Aliás, internet permite atender públicos específicos com cursos específicos, como educação financeira para mulheres. No EAD as grandes universidades continuam aderindo ao novo molde.
Boa leitura! Boa semana.

  • Escola com ambiente rural faz estudantes refletirem sobre o uso da tecnologia
    (...) A escola oferece aos alunos do terceiro ano um semestre para mergulhar na natureza. Os estudantes fazem viagens de acampamento individual em uma montanha próxima durante um ou dois dias, para refletir, e praticam técnicas de orientação sem equipamento GPS. Eles cuidam de animais e cortam lenha. No processo, muitos dizem que perdem hábitos como verificar constantemente suas páginas no Facebook.
    Folha de São Paulo

  • Para usar as tecnologias na sala de aula
    As escolas hoje se encontram num impasse. Se por um lado as tecnologias estão cada vez mais diversas e de fácil acesso, por outro os professores ainda encontram problemas na hora de utilizá-las dentro da sala de aula. Seja pela falta de conhecimento, pela escassez de equipamentos ou por outros problemas, a utilização de computadores, notebooks e tablets na sala de aula ainda pode melhorar, e muito, no Brasil.
    Gestão Educacional

  • Sala de aula do futuro
    (...) Um grupo de pesquisadores da Escola de Educação da Universidade de Durham, no Reino Unido, desenvolveu e testou, durante três anos, um conjunto de carteiras Escolares com telas sensíveis ao toque pensadas especialmente para facilitar o Ensino. O invento se mostrou muito eficaz após os experimentos, dos quais participaram aproximadamente 100 crianças.
    Todos pela Educação

  • Plataforma leva educação financeira às mulheres
    (...) Lançado há duas semanas, o Finanças Femininas se denomina o primeiro site gratuito de finanças para mulheres do Brasil e tem como propósito ajudá-las a se organizarem já que mais da metade delas admitem não ter habilidade para lidar com dinheiro.
    Porvir

    EAD

  • EdX anuncia adesão da Universidade de Georgetown
    A bicentenária Universidade de Georgetown anunciou ontem que, a partir do segundo semestre do ano que vem, passará também a oferecer cursos pelo edX, site que reúne aulas de nível superior e que foi lançado por duas das mais importantes universidades do mundo: Harvard e MIT. Em julho, passou a contar também com UC Berkeley; em outubro, foi a vez da entrada da University of Texas System e, na semana passada, o time ganhou a adesão do primeiro liberal arts college, o Wellesley. Agora, são seis as instituições que colocam disciplinas do seu currículo à disposição na internet.
    Porvir