sábado, 9 de março de 2013

Clipping: Tecnologia e educação


(de 06 a 09/mar)
Personalização do ensino? Com autoaprendizado, tecnologia e comunidade é possível... E o Rio inaugura escola do séc. XXI com esse objetivo.
Plataformas, redes sociais, games, aplicativos, tablets, ... Tudo pode ajudar a personalizar o ensino. Você está preparado?
Enquanto isso, EAD no Brasil se preocupa com evasão e com qualidade de atendimento. Mas já está quase exportando know-how para a China!
Clipping no ar! Boa leitura!

  • Como a Knewton personalizou o ensino
    Conhecer de verdade um aluno é ambição de todo bom professor. Acontece que, em salas de aula cheias, em tempos curtos, com as obrigações curriculares, é muito difícil acompanhar cada um de perto. É não, era. O recente surgimento de plataformas adaptativas tem ajudado educadores a entrar no universo do aluno de maneira mais rápida e precisa e tem sido uma mão na roda na hora dos professores tomarem decisões pedagógicas. No mundo, a pioneira deste mercado é a Knewton, que apresentou suas novidades ontem no SXSWedu
    Porvir

  • Autoaprendizado, tecnologia e comunidade são união poderosa
    Apesar de ainda não estarem disseminadas nos sistemas educacionais, a tecnologia e as plataformas digitais estão tirando o foco do ensino formal e devem quebrar paradigmas educacionais. Assim, modelos híbridos, baseados em autoaprendizado, aprendizado por games e relação com a comunidade são uma mistura poderosa. A análise é de Terry Heick, educador especializado em desenvolvimento social por meio de inovações no ensino e autor em sites especializados, como o Edutopia e o Edudemic, além de ser diretor de currículo do TeachThought.
    Porvir

  • Rio inaugura escola com proposta voltada para o uso de tecnologias
    O início do século XXI foi marcado pelo avanço tecnológico, característica que favoreceu a difusão da informação e de conhecimentos a que, há algum tempo, não se tinha acesso. Mas a pesquisa e o aprendizado por meio de aparelhos eletrônicos, que no passado era apenas uma atividade de lazer, agora farão parte do dia a dia dos estudantes da Escola Municipal André Urani, escolhida como unidade piloto do projeto Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais (Gente).
    Folha Dirigida

  • Plataforma gratuita ensina a dar aula com projetos
    A educação baseada em projetos vem sendo usada como uma metodologia poderosa para melhor preparar estudantes do século 21, já que leva os alunos a trabalhar em conjunto, se organizar, pesquisar e executar harmonicamente. Porém, antes de levar a metodologia para a sala de aula, será que os professores sabem como e quais projetos trabalhar em suas disciplinas? O Porvir, que está no Texas acompanhando in loco o SXSWedu, evento internacional sobre tendências educacionais, descobriu que estão surgindo iniciativas que podem ajudar os educadores a resolver essa questão. Uma dessas novidades é o PBLU (Project Based Learning University), plataforma gratuita que ajuda a capacitar professores para o uso de projetos em suas disciplinas, como uma forma de agregar conteúdo e motivar os estudantes.
    Porvir

  • Os professores no Facebook
    A rede social, quando bem utilizada, pode reforçar o laço do professor com os alunos e servir de ferramenta para o trabalho. O docente pode usar a plataforma de comunicação para diversas finalidades, inclusive para fazer pedidos aos alunos ou compartilhar material.
    Mundo das Tribos

  • Games nas escolas: experiências revelam impacto positivo no aprendizado
    No começo do ano, uma escola em Estocolmo, na Suécia, ganhou destaque na mídia ao incluir um jogo online como disciplina curricular obrigatória. Os educadores da instituição afirmam que o Minecraft, que se assemelha ao Lego por permitir construções com blocos, deu noções de planejamento e estimulou a criatividade dos alunos. No Brasil, apesar de ainda incipiente, a discussão em torno do potencial educativo dos games tem crescido entre professores e especialistas da área de educação.
    Aprendiz

  • Games que fazem alunos aprenderem sem querer
    (...) Esse é um dos games desenvolvidos pela Tamboro, que desenvolve games adaptados ao currículo tradicional. A primeira plataforma da empresa levará esse mesmo nome e será lançada oficialmente a partir de maio deste ano.
    Porvir

  • Aplicativos inovam aprendizado e incentivam autonomia do aluno
    Na sala de aula, aplicativos para celulares, tablets e computadores são boas ferramentas pedagógicas e ajudam a desenvolver a autonomia dos alunos, afirmam especialistas em educação.
    Uol

  • News Corp lança tablet para escolas
    Aparelho custa a partir de US$ 299
    (...) Há vários recursos personalizados nos aparelhos, como um botão que desativa aplicativos para que se tenha certeza de que os alunos estão trabalhando, e não jogando. Os professores também têm como enviar testes de múltipla escolha diretamente aos tablets dos estudantes, de acordo com a Reuters.
    Olhar Digital

    EAD

  • UFSCar melhora conteúdo de curso à distância devido à alta taxa de evasão
    Falta de disciplina é apontada como principal motivo para as desistências.
    Com cursos de graduação à distância desde 2007, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) aumentou o número de profissionais para criar conteúdos mais interativos. Atualmente, 80 pessoas trabalham no material didático dos cinco cursos. Isso porque, segundo um levantamento da Associação Brasileira de Educação à Distância (Abed), a chance de um estudante desistir do curso à distância é quase três vezes maior do que se ele fizesse o curso presencial.
    G1

  • Alunos reclamam de qualidade e atendimento de cursos EAD
    Atrasos no recebimento de apostilas impressas, na divulgação de notas de provas e até na expedição do diploma de conclusão de curso estão entre as reclamações de alunos de cursos de educação a distância (EAD), que também incluem demora no retorno dos coordenadores e falta de soluções. Em portais destinados a reclamações de consumidores, essas instituições acumulam listas de protestos. O foco dos problemas, segundo a Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância (ABE-EAD), está no atendimento, e há casos que precisariam de maior intervenção do Ministério da Educação (MEC).
    Terra

  • Graduação EAD em Libras forma surdos em todo o país e interessa China
    O modelo desenvolvido pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) para cursos a distância de bacharelado e de licenciatura em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) pode ser exportado para a China.
    Uol