sábado, 29 de junho de 2013

Clipping: O forte apelo da Tecnologia Digital


(de 23 a 29/jun)
Se não está na internet, não existe para o jovem! Por isso, a aula tradicional perde espaço para alunos cada vez mais conectados - o método 'invertido' começa a se disseminar. Junto com o método, o 'professor 2.0', softwares livres e o celular, que não pode mais ser visto como inimigo - assim como qualquer dispositivo eletrônico. Sites, ipads, robôs, ... tudo converge para uma educação com forte apelo da tecnologia digital.
Enquanto isso, Pronatec chega para os cursos a distância. E EAD revoluciona Ensino Superior, incluindo MOOCs e videoaulas.
Essas e outras nos links abaixo. Boa leitura!

  • “Se não está na internet, não existe para o jovem”.
    Especialista e consultor em arquivística audiovisual, o australiano Ray Edmondson, ao ministrar a palestra de abertura da 8ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto, no dia 14 de junho, frisou que os arquivos e museus em todo mundo, que têm sob administração conteúdos audiovisuais, devem aproveitar ao máximo as possibilidades da internet para se aproximar dos adolescentes. “Vivemos na era da satisfação imediata e para muita gente, especialmente os jovens, se não estiver na internet, não existe. É preciso mostrar a eles a história, o passado. Temos que construir, em paralelo à preservação, uma sensibilização cultural sobre a importância dos acervos audiovisuais”.
    Pontocom

  • Aula tradicional perde espaço para alunos cada vez mais conectados
    Com aulas longe da escola, método "invertido" mostra mudanças no ensino graças às tecnologias digitais que estão transformando a educação
    (...) Burton, professora do Liceu Francês Francis Howell, em Cottleville, no estado americano do Missouri, decidiu lançar mão dessa estratégia pedagógica porque sentiu que "as coisas precisavam mudar". "Havia tanto o que fazer com os estudantes, mas nunca tínhamos tempo", conta.
    Essa estratégia de ensino é popular nos Estados Unidos desde a postagem na internet dos vídeos da Academia Khan, que oferece gratuitamente milhares de cursos e exercícios online.
    Terra

  • Professor 2.0, a profissão do futuro
    (...) A internet traz o modelo Socrático, a Paideia, para as salas de aula. O professor 2.0 não é um mero repassador de conteúdo, ele conecta esses conteúdos. "É um catalisador de ideias. Ele é capaz de direcionar o aluno para a busca inteligente do conteúdo na rede", disse Martha.
    Convergência Digital

  • Software livre: que bicho é esse?
    (...) Planejar atividades usando os programas que geralmente estão instalados nos computadores é um desafio. Mais difícil ainda é viabilizar a compra e a instalação de novos softwares nas máquinas da escola. Esse problema é bastante comum e pode ser solucionado com o uso de software livre, programas que não pertencem a uma empresa e podem ser baixados gratuitamente da internet.
    Nova Escola

  • ‘Não podemos ver o celular como inimigo’
    O uso dos dispositivos móveis é apontado por especialistas como uma modalidade de ensino-aprendizagem que aproveita, de forma mais intensa e integrada, o ensino tanto dentro quanto fora da sala de aula. Conhecido também como mobile learning, o uso dessas ferramentas ainda é visto com certa desconfiança por muitos educadores e gestores. No entanto, alguns estudiosos, à contramão dessa perspectiva, estão se mobilizando para comprovar a eficácia dos dispositivos móveis na educação.
    Porvir

  • GBR: Site foca em adolescentes e ajuda alunos simplificando notícias diárias
    Um jornal diário online para adolescentes com foco nas grandes questões que estão transformando o mundo. Essa é a proposta do The Day, iniciativa com dois anos de existência e que possui 670 escolas britânicas inscritas.
    Uol

  • EUA: alunos de escolas públicas recebem iPads de graça
    Mais de 640 mil estudantes vão se beneficiar da medida; cada aluno receberá um tablet gratuitamente para substituir os livros didáticos
    O Departamento de Educação de Los Angeles acaba de dar um passo inovador naquele que é o segundo maior distrito escolar dos Estados Unidos ao decidir substituir os livros impressos pelo download das obras através do iPad. Foi aprovado recentemente na cidade um orçamento inicial de US$ 30 milhões para a compra da primeira remessa de mais de 31 mil tablets da Apple destinados aos alunos de escolas públicas.
    Terra

  • Robô permite "presença remota" de alunos doentes
    (...) Nascida com uma doença cardíaca crônica que enfraqueceu seu sistema imunológico e tornou arriscada sua frequência à escola, Lexie, 9, passou anos sendo tutorada na sua casa, em Sumter. Mas, recentemente, sua família começou a experimentar uma alternativa: um robô equipado com câmera e acesso à internet que zanza pela sala de aula e faz uma transmissão em vídeo de mão dupla entre a casa e a escola.
    Folha de São Paulo

  • Pronatec terá bolsa-formação para alunos de curso a distância
    (...) Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26), a bolsa, que oferece vagas gratuitas dentro da educação profissional e tecnológica, será oferecida a cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional.
    Uol

  • Internet é ferramenta na preparação para provas de concurso
    Basta uma pesquisa nos sites de busca para que, em uma fração de segundo, surjam milhares de referências a concursos públicos. Professores, psicólogos, especialistas e até mesmo concursandos experientes postam informações em blogs e canais de vídeo como o YouTube, numa valiosa contribuição para os candidatos.
    Hoje em Dia

    EAD

  • Universidades online: é hora de os professores aderirem à revolução
    Novo modelo de educação universitária à distância não tem barreiras de raça, cor, gênero ou riqueza, e pode ser acessado com um clique
    Os últimos séculos testemunharam revoluções em virtualmente todas as áreas: saúde, transporte, comunicações e genômica são apenas algumas delas. Mas não na educação. Isto é, até agora, com o advento do Moocs ("massive open online courses", ou cursos em massa online abertos).
    Carta Capital

  • Pela web, uma revolução na educação
    Cresce a procura de brasileiros por cursos online gratuitos, feitos por professores de universidades renomadas de todo o mundo, e que atingem até dezenas de milhares de usuários que se organizam em fóruns para trocar informações e aprender juntos
    O Estado de São Paulo

  • Melhores universidades do mundo falam português pela internet
    Veduca oferece videoaulas de ensino superior adaptadas à realidade brasileira
    Assistir a uma aula de uma universidade top sem nunca ter chegado perto dela é possível desde 2003, quando o MIT disponibilizou seus primeiros cursos pela internet . Para 98% dos brasileiros, no entanto, o sonho de fazer cursos de instituições renomadas como Harvard e Stanford, só pode ser alcançado a partir de março do ano passado, quando foi lançado o portal Veduca, que oferece videoaulas de diversas instituições do mundo em português.
    iG
    Veja também:
    Primeiro curso superior virtual da América Latina já soma 10 mil inscritos (Terra)

  • Entrevista: ‘Os Moocs ajudam a melhorar o ensino tradicional’
    Para o professor de Stanford, cursos online são ferramenta para melhorar a qualidade das aulas presenciais
    O Estado de São Paulo

  • Plataforma vai muito além do formato videoaula
    É fácil perder-se entre a enorme oferta de videoaulas disponível na internet e, por melhores que sejam os cursos, o desafio inicial é entender a lógica dos sites que os oferecem. Depois de ouvir falar sobre o Coursera, decidi explorá-lo. Feito o cadastro, você vê uma lista de cursos à disposição – na semana passada eram 389.
    O Estado de São Paulo