domingo, 16 de junho de 2013

Clipping: a Revolução bate à porta!


(de 08 a 16/jun)
Novidades surgem quase que diariamente, como aplicativos, robôs e máquinas em geral. Mas nesta semana o destaque ficou para EAD.
É a revolução da educação! USP é a primeira latina a oferecer MOOC. São Carlos disponibiliza aulas gratuitamente. Escola pública tem curso online de direito.
No entanto, na hora de contratar, as empresas ainda mostram preconceito com o EAD... Boa leitura!

  • Conheça aplicativos que ajudam candidatos a estudar para o Enem
    "Sai do celular e vai estudar". Todo estudante já ouviu essa frase. Mas quem está se preparando para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem uma boa desculpa para manter o aparelho por perto. Aplicativos para tablets e smartphones ajudam a controlar o ritmo de estudo em cada matéria, listar tarefas que faltam e testar o conhecimento em jogos e simulados.
    Terra

  • 'Barata-robô' é usada para ensinar neurociência
    Um dos lançamentos mais aguardados do evento TEDGlobal, especializado em novas tecnologias, é a chamada barata-robô, ou "RoboRoach" (em referência a cockroach, barata em inglês) - uma invenção do neurocientista Greg Gage.
    Sua finalidade é didática, estimulando estudantes a se interessar por neurociênia, mas, mesmo assim, o projeto vem sendo alvo de críticas.
    BBC Brasil

  • Zaya e a caixa que leva educação para quem não tem
    (...) Para levar boas aulas aos alunos, o primeiro produto da ONG Zaya foi uma caixa que cria uma micronuvem capaz de armazenar dados (as aulas) e dar acesso wifi a essa nuvem (por meio de um roteador) a computadores e aparelhos móveis. A solução ainda tem uma bateria que dura 10 horas, o que permite que funcione em lugares onde não há energia elétrica.
    Porvir

    EAD

  • Quando a revolução do ensino superior bate à porta
    (...) “É o caminho que o mundo está indo. É você não precisar adequar seus horários para as atividades de que gosta, como ver filmes, ouvir música e, por que não, estudar”, diz Carolina, apenas uma das milhares de brasileiras que aderiram aos Moocs (massive open on-line course, ou cursos abertos, gratuitos e para grandes públicos). O movimento, que começou a pipocar no ano passado com o Coursera (inciativa de Stanford, Princeton, Michigan e Pensylvania) e o edX (Harvard e MIT), ganha nesta semana a primeira iniciativa da América Latina, com o lançamento da parceria entre a USP e o portal Veduca, para oferecer cursos de física e estatística.
    Porvir

  • USP e Veduca lançam primeiro Mooc da América Latina
    A Universidade de São Paulo e o portal Veduca lançam, nesta semana, o primeiro Mooc (cursos virtuais, gratuitos e de nível superior) da América Latina. Os cursos serão ministrados por professores da instituição e veiculados pela plataforma. Por enquanto, as duas disciplinas previstas são física mecânica básica e probabilidade e estatística. O lançamento, marcado para o próximo dia 12, coloca o Brasil no centro de um movimento internacional que tem mexido com a educação superior, em que universidades tradicionais oferecem gratuitamente aulas para milhões de pessoas espalhadas pelo mundo.
    Porvir

  • USP São Carlos é a 1ª a disponibilizar aulas gratuitas de física pela internet
    Os professores de física da USP de São Carlos (SP) foram os primeiros a gravar as aulas virtuais, já disponíveis no site da universidade, a primeira da América Latina a oferecer aulas pela internet. O modelo da ferramenta Massive Open Online Course (Mooc) segue exemplos oferecidos por instituições dos Estados Unidos, como as universidades Princeton, Stanford e Harvard, além do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês).
    G1

  • Escola pública do DF é 1ª a ter curso online de direito
    Curso oferecido pela Defensoria Pública do Estado teve sua primeira aula para estudantes do Gama
    Uma escola pública do Gama, no Distrito Federal, é a primeira a ser beneficiada com um curso de direito online gratuito oferecido pela Defensoria Pública do Estado para estudantes do ensino médio da rede pública.
    Terra

  • Preconceito a distância
    Pesquisa revela que 60% dos entrevistados notam que a formação a distância é menos valorizada na disputa por um emprego
    A educação a distância no Brasil evoluiu. A modalidade que começou rodeada de suspeitas, vista como apenas um meio de burlar o ensino presencial, ganhou consistência com medidas de fiscalização mais rigorosas, a adesão das universidades federais e a influência dos programas ofertados por alguns dos melhores centros de pesquisa do mundo, como Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT). Mesmo assim, o mercado de trabalho parece não ter se dado conta das melhorias no setor. Uma pesquisa recente organizada pela rede Universia e pelo portal Trabalhando.com mostra a rejeição sofrida por quem revela ter se formado em um curso a distância.
    Gazeta do Povo