sábado, 25 de agosto de 2012

Tecnologia e educação - resumo de 13-24/ago/2012

Governo gastou bastante com tablets. Graças ao MEC, com 600 mil tablets para professores. O que será que farão com isso?
No mais algumas discussões, algumas dicas, discussão sobre EAD. Boa leitura!

  • Governo gastou quase R$ 338 milhões com tablets no 1º semestre
    Dos 852,6 milhões de reais gastos pelo governo federal com a compra de bens e serviços de Tecnologia da Informação no primeiro semestre de 2012, por meio de 1222 licitações públicas, 337,9 milhões de reais (45%) foram direcionados à aquisição de tablets. Os dados são do Ministério do Planejamento. Parte desses recursos foram usados pelo Ministério da Educação na aquisição de quase 600 mil tablets para professores da rede pública de ensino (entre 150 milhões e 180 milhões de reais). O restante, por áreas administrativas da União.
    IDG Now
  • A internet transformou a língua portuguesa?
    Saiba o que pensam aqueles que lidam diariamente com o nosso idioma
    (...) Inês não vê sinais de doença no português, ele é adaptável; e o neologismo existe muito antes de a internet ser criada. Ela ressalta que na agilidade as pessoas erram e acabam não corrigindo, então às vezes o problema nem é a linguagem, mas os erros de digitação. Além do mais, lembra ela, "a internet nunca vai ser tão formal quanto a carta".
    Olhar Digital
  • Estudo relaciona redes sociais ao bullying
    Facebook é o maior terreno para agressores, segundo a McAfee
    Um estudo conduzido pela companhia de segurança digital McAfee revelou qual é a participação das redes sociais no bullying. Nos Estados Unidos, o Facebook é parte bastante ativa do problema.
    Olhar Digital
  • Gigantes on-line testam novo modelo de curso grátis
    A roda dos cursos on-line gratuitos universitários não para de girar. Depois de Coursera, MITx e edX terem impulsionado um novo modelo de aprendizagem chamado nos EUA de Mooc (Massive Open On-line Course, cursos virtuais grátis para grandes quantidades de alunos), alguns dos gigantes do universo educacional on-line se reuniram em torno do conceito Mechanical Mooc, ou Mooc Mecânico, e lançaram um curso de “introdução delicada a [liguagem de programação] Python” que funciona de forma automatizada.
    Porvir
  • Paraguai: Notebooks e informatização nas escolas mudam realidade de alunos
    De tamanho diminuto e configurações modestas, pequenos notebooks têm mudado a vida de estudantes paraguaios. O projeto Una Computadora Por Niño, iniciativa da ONG Paraguay Educa, conseguiu algo que parecia impossível: disponibilizar computadores portáteis para cerca de 10 mil estudantes de uma pequena cidade em um país considerado subdesenvolvido.
    Terra
  • DICA

  • As 5 melhores práticas para educadores no Facebook
    Manter estudantes engajados durante as aulas é um desafio para muitos professores, especialmente com o desenvolvimento de novas tecnologias. Usar o Facebook nesses casos é uma ótima opção. Confira 5 práticas que podem ajudar no processo
    Universia Brasil
  • Portal de educação lança curso online de chinês básico para brasileiros
    O curso básico de mandarim, principal dialeto chinês falado por mais de 1,3 bilhão de pessoas, poderá ser realizado por qualquer internauta através do computador a partir desta sexta-feira, 17. Disponível numa plataforma online, a licença de uso do curso poderá ser adquirida ao preço de R$ 130 através do site da Universia Brasil, uma rede internacional de colaboração universitária.
    O Estado de São Paulo
  • Guia colaborativo de educação financeira para estudantes
    (...) O guia, que será construído via rede social, será um espaço de compartilhamento onde os universitários vão dar dicas de experiências que já viveram e que podem ajudar outros estudantes a economizar. Vale desde como gastar menos morando em repúblicas, como comprar em conjunto para economizar no material de aula até como planejar o futuro e a realização dos seus sonhos.
    Porvir
  • domingo, 12 de agosto de 2012

    Tecnologia e educação - semana (06-10/ago/2012)

    Poucas notícias nesta semana. Mas que merecem atenção!
    Educação e tecnologia é uma união que já tem nome: edtech! E algumas tecnologias são destaque que, segundo especialistas, revolucionarão a educação.
    No entanto, ainda temos condições precárias nas escolas brasileiras...
    Estudantes criam uma nova rede social, própria para universitários e seus estudos. E o EAD continua crescendo - aulas para o Enem incluídas.
    Boa leitura!

  • Edtech, a estrela do momento
    Softwares, redes sociais e plataformas on-line. Aplicativos, simuladores 3D, games educativos para celular, tablet, notebook. São tantas as novidades no mundo da educação e da tecnologia que, em inglês, esses dois temas já se aglutinaram em uma só palavra: edtech. Para acompanhar toda essa movimentação, uma mídia especializada vem se consolidando na web, com blogs como EdSurge e Edudemic, e os sites mais tradicionais de tecnologia, como o Techcrunch, vêm dando espaço cada vez mais privilegiado ao tema.
    Porvir

  • 10 tecnologias que revolucionarão a educação
    Especialistas indicaram jogos online, redes sociais e até ferramentas de colaboração como as tecnologias que vão mudar a forma de aprender
    Saiba como ferramentas de colaboração, jogos online e até redes sociais vão ajudar a qualificar mão de obra, formar cientistas e espalhar o conhecimento.
    Exame

  • Órgão responsável por Enem diz que inclusão digital é precária em escolas
    Embora a internet já seja comprovadamente um instrumento eficiente e recomendável para a aprendizagem escolar, esta não está presente satisfatoriamente na rede pública brasileira. O último resumo técnico do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) revelou que apenas 42,6% das escolas de ensino fundamental têm acesso à internet e 55,9% das instituições não têm laboratórios de informática.
    Terra

  • Estudantes criam a primeira rede social acadêmica do Brasil
    (...) Inédita no país, a plataforma permite que os estudantes compartilhem arquivos por disciplina, cronograma semestral, agenda de eventos, além de acompanharem quais colegas estão cursando quais matérias e terem a possibilidade de tirar dúvidas em tempo real com os monitores.
    Aprendiz

  • Curso para o Enem tem aulas transmitidas via satélite
    Os candidatos interessados em conseguir uma vaga em alguma universidade a partir do Enem já têm mais uma opção para se preparar. Acaba de ser lançado o Curso Pré-Enem, uma iniciativa da Abril Educação que vai promover palestras com professores renomados do país, transmitidas via satélite. Os alunos poderão assistir às palestras em salas de aula em alguma escola parceira, em casa ou pela internet. O conteúdo será transmitido do dia 13 de agosto até 30 de outubro em cerca de 300 salas de aula.
    O Estado de São Paulo

  • Procura por ensino à distância cresce mais que busca por curso presencial
    Os cursos livres gratuitos oferecidos à distância por instituições tornaram-se uma alternativa para as pessoas que buscam qualificação, não podem ou não querem gastar e se locomover até o centro de capacitação. De acordo com o Censo do Ensino Superior 2010 do Ministério da Educação (MEC), divulgado em outubro de 2011, e do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (Abraed), aumento pela procura de cursos de graduação na modalidade EaD foi maior em relação aos presenciais no Brasil.
    G1

  • sábado, 4 de agosto de 2012

    Educação e Tecnologia - notícias da semana (30/jul-03/ago/2012)


    Formação de professores em tecnologia, tablets, redes sociais e educação a distância foram os principais temas da semana.
    Na área de pesquisas e estatísticas, vemos que escola pública ainda gatinha na internet e que não temos muito o que comemorar na inclusão digital... :-(
    Boa leitura!
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  • Pós forma professores mestres em tecnologia
    No Brasil, quem é especialista em educação e comunicação é conhecido por educomunicador. Mas quando a relação é educação e informática? Em alguns países da América Latina, os profissionais desta área já têm nome, são chamados de edumáticos. Se por aqui o termo ainda não é usado, mestrados nas nações vizinhas já estão formando profissionais em edumática, professores capazes de desenvolver metodologias inovadoras no ensino a partir do uso de novas tecnologias.
    O Estado de São Paulo

  • Temos tablets. E agora?
    (...) Adriana Gandin e Ingrid Strelow fazem uma análise sobre os desafios que a tecnologia tem trazido para a sala de aula e sobre como o professor precisa estar capacitado para se tornar mais um facilitador de circulação de informações do que um detentor do conhecimento. A dupla de especialistas faz parte do grupo base do Ipad na Sala de Aula, projeto que presta consultoria sobre a adoção da ferramenta em instituições de ensino.
    Porvir

  • Professores usam redes sociais para atrair participação dos alunos
    No momento em que os jovens estão cada vez mais envolvidos com redes sociais, professores buscam maneiras de tornar a internet, vista por muitas escolas como um problema, uma ferramenta para auxiliar na educação. O objetivo destes educadores é tornar os alunos protagonistas do processo de aprendizado.
    Terra

  • O impacto do twitter na educação
    O Portal Universia publicou, na semana passada, a lista das 10 mudanças causadas pelo Twitter na Educação, mais precisamente no âmbito do Ensino Superior. Segundo a publicação, já se foi há muito tempo a época em que o PowerPoint era a tecnologia mais expressiva nas salas de aula. Hoje em dia quem comanda a mudança é a rede social de microblogging Twitter. Quer saber como?
    Confira
    Pontocom

  • Ensino a distância: a lição de casa para o Brasil
    Uma pesquisa da Fundação Victor Civita mostra melhoras nos cursos superiores a distância, mas ainda há muito por fazer
    (...) Uma nova pesquisa, conduzida pela Fundação Victor Civita, retirou um conjunto deles dessa zona de sombra, produzindo um estudo que rastreou as fragilidades e o que dá certo e pode ser exemplar para os demais. Durante cinco meses, os especialistas analisaram os cursos de oito faculdades (públicas e particulares) que oferecem graduação a distância em pedagogia, a área que, de longe, atrai mais alunos - quase 300?000. O retrato que emerge daí ajuda a desconstruir a visão de que esses cursos fornecem educação superior de segunda classe. Em alguns casos, eles já chegam a ombrear com tradicionais ilhas de excelência. Mas, no geral, resta muito que avançar.
    Veja Online

  • Aula em todo lugar e a qualquer hora
    Evolução tecnológica do ensino a distância faz com que cada vez mais brasileiros optem por esse modelo
    Especial da Folha de São Paulo
    Veja também:
    Disciplina é a chave
    Nem tudo é virtual
    Desconfiança é coisa do passado
    Crescimento X Discriminação
    Diploma a partir do sofá
    Pós-graduação em alguns cliques

  • Serviços de educação da Vivo atingem 4 milhões de usuários
    A Telefônica/Vivo anunciou nesta terça-feira (1º) que seus serviços de educação atingiram 4 milhões de usuários no Brasil. Em coletiva de imprensa em São Paulo, a companhia também lançou uma promoção de volta às aulas que oferece uso gratuito por 60 dias da “Nuvem de Livros”, biblioteca on-line com mais de seis mil títulos.
    G1
    Veja também:
    Novos projetos da Telefônica | Vivo unem educação e tecnologia (Terra)
    Telefônica | Vivo oferece 60 dias de uso gratuito de biblioteca online (Terra)

  • CE: Ensino à Distância deve crescer no Interior do Estado
    A Estácio, que irá ampliar seus campi em Fortaleza, passando de dois para quatro em 2013, mantém também em Juazeiro do Norte uma faculdade privada de medicina, a primeira do Nordeste, com 700 alunos.
    O Povo

  • SP: curso de inglês online começa nesta quarta para 25 mil alunos
    Começa nesta quarta-feira a segunda edição do curso de inglês online oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo a 25 mil alunos do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas estaduais. O curso segue até novembro.
    Terra

  • TIC e alfabetização, o desafio do ovo e da galinha
    O Inaf (Indicador de Analfabetismo Funcional), publicado pelo Instituto Paulo Montenegro, braço social do Ibope, e pela Ação Educativa, divulgou dados que mostram estreita correlação entre a alfabetização e a utilização das tecnologias de informação e comunicação, as TIC. Pelo estudo, 73% das pessoas alfabetizadas usam esses recursos, mas esse valor é de apenas 14% quando se trata de analfabetos funcionais. Diante desses números, chega-se ao velho desafio do ovo e da galinha, mas agora no ambiente da educação: a pessoa é menos alfabetizada porque tem menos acesso às TIC ou tem menos acesso às TIC porque é menos alfabetizada?
    Porvir

  • Menos da metade das escolas públicas de ensino fundamental tem acesso à internet
    Para especialistas, a falta de investimento em infraestrutura e na formação dos docentes são empecilhos para a introdução de novas tecnologias
    Apesar da baixa porcentagem de estabelecimentos de ensino com acesso às tecnologias no País, 79,5% dos estudantes da rede pública no Ensino Fundamental possuem esses recursos disponíveis e 76,9% deles contam com laboratórios em suas escolas. Isso acontece porque as escolas que têm os equipamentos concentram mais matrículas do que as que não contam com a infraestrutura necessária.
    Todos pela Educação

  • Brasil é o 72º no ranking mundial de inclusão digital da FGV
    Entre 156 países, o Brasil ocupa a 72ª posição no Índice Integrado de Telefonia, Internet e Celular de Inclusão Digital, divulgado hoje (31) pela primeira vez. Segundo os cálculos da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da Fundação Telefônica/Vivo, com base em dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Gallup, 51,25% da população brasileira têm acesso ao computador, à internet, ao celular e ao telefone fixo.
    IDG Now
  • domingo, 29 de julho de 2012

    Tecnologia e Educação no mês de julho/2012

    Em um "resumo do mês", podemos reparar que duas vertentes ocuparam quase todo o noticiário:


  • Tecnologia em sala de aula: destaque para várias matérias sobre tablets, mas também sobre videogame e discussões acadêmicas;
  • Ensino a Distância nas universidades: com foco no exterior, mostrando que o modelo de negócio está sendo alterado...
    Veja matérias abaixo. Boa leitura!

  • Pesquisa TIC Educação registra como escolas brasileiras usaram as tecnologias em 2011
    O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) acaba de divulgar os números da segunda edição da pesquisa TIC Educação. O estudo mediu o uso das TIC (tecnologias de informação e comunicação) em 650 escolas, das quais 497 públicas e 153 particulares, de todo o Brasil.
    Claro
    Pesquisa completa:
    Cetic.br


  • Tablets na sala de aula: mais do mesmo
    Sem formação de professores, distribuição ?de tablets pelo MEC tende a tropeçar em erros antigos. Foto: Marcello Casal Jr.
    (...) A estratégia foi anunciada pelo ministro como forma de resolver o problema da evasão escolar no Ensino Médio. “A escola precisa se reinventar para atrair e dialogar com essa juventude”, afirmou na ocasião, ao dizer que o modelo de escola atual é do século XVIII e que é preciso renová-lo. Curiosamente, a imagem coincide com a descrita por Jens Bammel, secretário da International Publishers Association, ao falar sobre a febre mundial dos tablets na educação no 3º Congresso Internacional do Livro Digital, em São Paulo. “Em todo o mundo, surgem políticos dizendo que é preciso trazer a sala de aula para o século XXI enquanto tiram fotos com iPads ao lado de crianças sorridentes”, afirmou, ao descrever o que chama de “tecnofilia dos políticos”. “Na hora, discursam sobre como se isso somente fosse capaz de dar um salto nos indicadores de qualidade, porém, o que se forma é um ciclo de entusiasmo em que os governos repetem os mesmos erros: criam grande expectativa, as coisas se acalmam, as pesquisas mostram pouco ou nenhum resultado e o projeto é enterrado quietamente. Até que um outro político descobre um novo aparato tecnológico com que desfilar diante das câmeras.”
    Carta Capital


  • Editorial: Os tablets como quebra de paradigma pedagógico
    "O uso do tablet na escola exige um professor preparado, dinâmico e investigativo, pois as perguntas e novas situações que surgirão durante a implementação dessa tecnologia em sala de aula fogem do controle preestabelecido do currículo", afirma jornal
    Uma das principais publicações mundiais sobre o uso de tecnologia em salas de aula é a NMC Horizon Report, publicada pela New Media Consortium em conjunto com a Educause Learning Initiative. Em seu relatório de 2012, perguntava-se sobre as principais tecnologias que modificarão o Ensino-aprendizagem nos próximos cinco anos. O uso de tablets eletrônicos e de outros dispositivos móveis figuravam como o próximo passo a ser dado pelas instituições de Ensino.
    Todos pela Educação


  • Educador defende uso de videogame como ferramenta de ensino
    Depois da invasão dos computadores, tablets e celulares às salas de aula, agora o debate chegou ao uso dos videogames como material didático. Para Gustavo Nogueira de Paula, mestre em linguística aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os games propõem mais interação da criança e do adolescente com o conteúdo exposto em aula. "Ele consegue ver causa e consequência através da ação do jogador. E não apenas tem mais atenção, mas compreende de forma mais participativa", afirma o educador, cuja dissertação defende o uso dos jogos como ferramenta de ensino.
    Terra


  • ‘Tecnologia é só parte da solução’, diz Eugenio Severin
    Promessas de que a tecnologia vai transformar o sistema educacional tradicional, criado há 800 anos, não faltam. Mas, para Eugenio Severin, reconhecido especialista em tecnologia e educação, ela sozinha não é capaz de fazer milagre. “Vejo uma oportunidade de reformulação, em que as tecnologias são importantes, não porque elas vão fazer a mudança, mas porque serão parte do fenômeno que vai obrigar a mudança e também serão parte da solução”, defende Severin, que foi consultor do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em TIC na educação para a América Latina.
    Porvir


  • Tecnologia impõe novo perfil aos educadores
    Ao mesmo tempo em que a passagem do livro de papel para as plataformas digitais se apresenta como processo irreversível, tais transformações geram novas aptidões dos educadores e uma revisão do papel da escola, enquanto instituição, nestas primeiras décadas do século XXI. Foi esta a sinalização feita aos gestores de ensino durante o 8º Congresso Rio de Educação.
    Folha Dirigida


  • Cursos online gratuitos mudam mercado do ensino superior nos EUA
    (...) Mas nas universidades que ainda não estão participando deste novo nicho de mercado, as reações variam da curiosidade até o medo de perder um pedaço crucial do mercado acadêmico. Quando a diretoria da Universidade de Virgínia afastou seu reitor no mês passado - uma decisão que mais tarde foi revertida - um dos motivos citados foi a preocupação de ser deixada para trás no mercado de cursos online – a Universidade de Virgínia foi incluída no anúncio de terça-feira.
    iG


  • Mais de 7 mil concluem 1º curso online oferecido por MIT e Harvard
    Apesar da desistência ser alta, universidades acreditam que índice diminua assim que a oferta de cursos aumentar
    Alguns dias após o Coursera anunciar a adesão de mais 12 universidades renomadas à plataforma de cursos online gratuitos, MIT e Harvard se mexeram e mostraram que também estão trabalhando para acompanhar a tendência. As duas instituições, que se juntaram em maio para oferecer conjuntamente disciplinas de maneira virtual, apresentaram o balanço do curso que é dado em formato piloto e vai servir de parâmetro para os próximos. Dos 155 mil inscritos na disciplina de circuitos eletrônicos, 23 mil passaram da primeira etapa, 9.000 chegaram ao primeiro exame e 7.157 concluíram o curso.
    iG


  • Importantes universidades americanas testam o modelo online e gratuito
    Há poucos meses, cursos online gratuitos de universidades de prestígio eram uma raridade. Agora, eles são anunciados em intervalos de poucas semanas, à medida que um campo repentinamente repleto de faculdades de grande nome e plataformas concorrentes de software evolui com velocidade espantosa.
    Uol
    Veja também:
    Universidades estrangeiras de renome oferecem 27 cursos online gratuitos no 2° semestre (Uol)


  • Artigo: Harvard para as massas
    Nizan Guanaes
    De todas as promessas de revolução, a da educação on-line está cada vez mais próxima.
    E não sou eu quem diz isso. Mas o pessoal de Harvard, MIT, Princeton, Stanford. Essas e outras universidades americanas de excelência estão fazendo um movimento histórico de transferir seus cursos para plataformas digitais e oferecê-los para o mundo todo, boa parte deles, gratuitamente.
    Aprendiz


  • QS divulga ranking de MBAs online
    (...) De acordo com a organização, as escolas que figruram na lista foram escolhidas conforme critérios rígidos, como ser certificada por uma das três principais organizações de acreditação do mundo, estar estabilizada, com pelo menos uma turma de graduação e ser reconhecida por pelo menos um dos empregadores listados entre o levantamento de empregadores da QS.
    O Estado de São Paulo


  • Artigo: Educação universitária tradicional: Tsunami à vista?
    Newton Campos, Diretor de Admissões do IE, escola de negócios espanhola onde também é professor associado de Empreendedorismo em Economias Emergentes.
    O World Economic Forum se reuniu há poucas semanas em Nova Iorque (ler notícia, em inglês) para debater sobre o futuro da educação online nas universidades.
    Chegaram a conclusões relativamente conhecidas para quem está lendo sobre isso constantemente, mas um pouco catastróficas para que for pego de surpresa. (...)
    Eu não acredito nessas catástrofes repentinas, então acho que tudo vai migrar pouco a pouco para um novo patamar de padrões educativos ao longo dos próximos 10 a 15 anos. 
  • O Estado de São Paulo


  • A importância do incentivo ao raciocínio lógico e ao gosto pela investigação científica
    Três estudantes transformam uma montanha de blocos, fios e engrenagens em Hipérion, um robô de 22 centímetros que consegue discernir e agarrar objetos
    (...) O incentivo ao raciocínio lógico e à investigação científica desde muito cedo é certamente bem-vindo ao Brasil, país onde tão poucos ainda se formam na área de exatas — caso de apenas 10% dos graduados. Para se ter uma ideia da dimensão do nó brasileiro, o contingente dos que enveredam por esse campo do conhecimento na Coreia do Sul, por exemplo, chega a ser o triplo.
    Veja Online


  • Cidade digital tem um computador por aluno
    As cores verde e branco parecem ter se tornado sinônimos da revolução tecnológica no pequeno município de 70 mil habitantes de Caacupé – a 60 km de distância de Assunção, capital do Paraguai – conhecida como cidade digital. Os tons se referem ao OX, computador portátil que hoje faz parte do dia a dia de cerca de 10.000 crianças e de 350 professores da região. Por meio do projeto Una Computadora Por Niño (Um Computador por Aluno), iniciativa da ONG Paraguay Educa, organização sem fins lucrativos dedicada a projetos de tecnologia e educação, crianças de 1o ao 6o ano estão sendo escolarizadas com ajuda de laptops.
    Aprendiz


  • Canal brasileiro da Khan Academy é o segundo mais acessado do mundo
    Em apenas seis meses, o canal do Youtube Khan Academy Português já é o segundo canal da rede Khan mais acessado do mundo, com quase 900 mil visualizações de vídeos.
    Aprendiz


  • Cursinho preparatório para o Enem oferece aulas no Facebook
    Projeto tem vídeos com aulas e dicas; por enquanto, acesso ao conteúdo é gratuito
    Na próxima vez que sua mãe mandar você sair do Facebook e ir estudar, você terá uma ótima resposta: estou estudando. Um cursinho on-line com 100% das aulas via Facebook é a proposta do Ligado no Enem. Há vídeos de aulas e dicas de todas as disciplinas.
    Globo Online
  • sábado, 7 de julho de 2012

    Clipping da semana (2-6/jul/12): tecnologia invadindo sala de aula!

    Semana "recheada" de matérias! Pierre lévy prevendo substituição do livro didático foi um dos pontos altos. Mas também notícias sobre tecnologias - que ajudam, como video-games e paradidático multimídia, ou que não ajudam, como tablets (segundo Bill Gates). 
    Na linha de EAD, serviço cria escola virtual, curso de motorista poderá ser via internet, aprender línguas (aplicativo é sucesso, mas para aprender é necessário esforço).
    Artigos e matérias da Revista Ponto.com completam a semana. Boa leitura!

  • Pierre Lévy prevê substituição do livro didático por computadores e tablets nas salas de aula
    O sociólogo defende o uso das redes sociais para ensino e aprendizagem
    As mudanças tecnológicas tão aceleradas do mundo moderno vão chegar de vez à sala de aula e é bem possível que computadores, tablets e outras plataformas substituam o livro didático e o caderno. A previsão é do sociólogo e professor da Universidade de Ottawa (Canadá), especialista em internet. Ele participou do 5º Congresso Internacional da Rede Católica de Educação, que se encerra amanhã (1º), em Brasília.
    Globo Online
    Veja também:
    Novas plataformas substituirão livro didático, diz sociólogo Pierre Lévy (Terra)

  • Novas tecnologias podem ser a solução para a educação
    A metodologia MenteInovadora já foi adotada por milhares de escolas em mais de 30 países
    Para a especialista, uma maneira de resolver esse problema e aproximar o mundo dos jovens e a escola, é investir em novas tecnologias. (...)
    Dentre as tecnologias que estão no mercado brasileiro, uma vem despertando a atenção dos educadores e gestores públicos e privados pelos resultados alcançados na transformação de conhecimento em soluções. Criada em Israel há 17 anos, a metodologia Mind Lab, batizada no Brasil de MenteInovadora, já foi adotada por milhares de escolas em mais de 30 países. Mais de 10.000 professores foram treinados e certificados, e mais de 2.000.000 estudantes utilizam essa metodologia para melhorar suas habilidades de raciocínio.
    O Estado de São Paulo

  • Antes rivais, videogames se tornam aliados das aulas de educação física
    (...) Tradicionalmente vistos como “rivais” da escola, jogos digitais vêm se popularizando como uma ferramenta para educadores e aliados das aulas de educação física ao ajudar alunos a conhecer novos esportes e, de quebra, driblar a falta de recursos para tratar de alguns conteúdos previstos no currículo escolar. Embora com ressalvas, os benefícios são atestados por cientistas. O trabalho encontra respaldo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que garante aos professores liberdade didática.
    Aprendiz

  • Música e tecnologia a serviço da educação infantil
    Imagine se estudar português, história ou geografia nos livros pudesse ser muito mais atrativo para a garotada, com o conteúdo didático associado a músicas, ilustrações, mapas, fotos, depoimentos e vídeos. Tudo interativo. E disponível ao-mesmo-tempo-agora, sem qualquer obrigação de linearidade. É com essa proposta que nasce a coleção digital “Mestre-Sala”, da editora Foz. Usando como gancho os clássicos da Música Popular Brasileira, os novos livros paradidáticos, previstos para chegarem ao mercado no início de 2013, vão usar e abusar dos recursos tecnológicos disponíveis atualmente e poderão ser lidos em computadores, tablets e celulares conectados à internet.
    Globo Online

  • Bill Gates: tablets não ajudam na educação
    Fundador da Microsoft disse que esses aparelhos nunca funcionarão na educação por não possuírem teclado, além de defender uma política especial para acesso à internet
    Co-fundador da Microsoft, Bill Gates acha que os tablets não atendem às necessidades da educação. Em vez disso, ele sugere que um PC de baixo custo seria uma solução melhor, pois permitiria que os alunos fossem "altamente interativos".
    IDG Now

  • Serviço online permite desenvolver 'escolas virtuais'
    Plataforma Edukee oferece ferramentas como salas de aula virtuais - com suporte a aulas ao vivo pela web -, fóruns, vídeos e compartilhamento de arquivos
    (...) O serviço oferece ferramentas como salas de aula virtuais - com suporte a aulas ao vivo pela web -, fóruns, vídeos e compartilhamento de arquivos. É possível ministrar cursos ao vivo ou assíncronos (que não ocorrem em tempo real e ficam armazenados em uma "videoteca") por meio de vídeos, provas e um sistema de perguntas e respostas exclusivas por turma. Em suma, a pessoa compra o espaço no site Edukee e monta a aula utilizando as ferramentas disponíveis - o próprio usuário cria as aulas.
    IDG Now

  • Transportes aprova permissão de curso para motorista pela internet
    A Comissão de Viação e Transportes aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 6506/09, do deputado Lincoln Portela (PR-MG), que permite que, nos cursos de formação de condutores, as aulas de direção defensiva, de conceitos básicos de proteção ao meio ambiente relacionados com o trânsito e de legislação de trânsito sejam realizados em modalidade não presencial, pela internet.
    Agência Câmara

  • Aplicativo para aprender idiomas atinge 10 milhões de downloads
    Rede social Busuu oferece aplicativos para aprendizado de 12 idiomas. Empresa registra 20 mil downloads diários dos apps para iOS e Android.
    O Busuu é uma rede social de aprendizado de idiomas com mais de 19 milhões de usuários no mundo. O serviço oferece cursos on-line com recursos de áudio e vídeo em 12 línguas, além de permitir a interação entre os alunos e falantes nativos.
    G1

  • Aprender um idioma na web exige dedicação extra
    Oferta de cursos de línguas estrangeiras cresce no Brasil, mas os especialistas alertam: métodos não servem a todos os interessados
    Em 2008, apenas 42 instituições brasileiras ofereciam cursos on-line livres (aqueles que não dependem de aval do Ministério da Educação), segundo a Associação Brasileira de Ensino a Distância. De acordo com o último levantamento da Abed, em 2010, o número praticamente dobrou, chegando a 82 cursos na internet.
    Veja Online

  • Artigo: Smartphone: a principal ferramenta didática em sala de aula
    Abel Alves Engenheiro Eletrônico e Mestre em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), atualmente é editor chefe do Guia do PC
    (...) Entrei em sala sem a minha tradicional “mochila” para o netbook. Na verdade eu não estava carregando nada a não ser o cabo de vídeo e um bolso da calça e o smartphone no outro. Os alunos chegaram a perguntar se haveria aula naquele dia!
    Conectei o smartphone ao projetor e comecei a aula normalmente. Precisava ter filmado a cara dos alunos! É claro que no fim da aula o assunto não era a aula propriamente dita e sim os “equipamentos” usados para dar a aula!
    IDG Now

  • Artigo: A Resistência a Mudanças
    Fredric Litto, fundador da Escola do Futuro da USP, é presidente da Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed)
    (...) Educadores (ou outros profissionais) engajados em questões de TecEd, cuja experiência prática demonstra que 1/5 dos professores de todas as etapas da hiearquia educacional são ávidos pela chegada de novos instrumentos destinados ao aumento da eficácia da aprendizagem de alunos, entusiasticamente querem ser os primeiros a poder experimentar com eles; um outro quinto reage com ódio e desprezo contra qualquer sugestão, referente a uma tecnologia que ameaça a obrigatoriedade de uma mudança em suas práticas profissionais. Finalmente, há três quintos que vacilam dependendo das tradições culturais e da qualidade de lideranças locais, mas que, eventualmente, acompanham a adoção da nova TecEd.
    O Estado de São Paulo

  • Escola e redes sociais: combinação possível?
    Escola e mídia. Duas instituições que estão cada vez mais próximas e, ao mesmo tempo, distantes. Embora não faltem teorias, estudos e cursos que defendam o trabalho conjunto entre elas, a interface não é das melhores. Muitas escolas ainda não sabem lidar com os meios de comunicação, cada vez mais presentes, influentes e ao alcance de crianças desde a Educação Infantil.
    Ponto.com

  • Tecnologia no ensino
    Em países tão diferentes quanto China, Índia e Colômbia, os educadores alimentam essa ambição com enormes investimentos em informática. Em outros países, como os Estados Unidos, esses impulso se choca com cortes orçamentários e demissões de professores. Mas, como muitas visões utópicas, esta enfrenta uma reação.
    “Ensinar é uma experiência humana”, disse ao Times Paul Thomas, professor associado de educação na Universidade Furman, na Carolina do Sul. “A tecnologia é uma distração quando precisamos de alfabetização, raciocínio matemático e pensamento crítico.”
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  • Como fazer?
    Com o objetivo de ajudar os educadores a repensarem o formato tradicional de suas aulas, usando as ferramentas digitais, o Instituto Claro em parceria com o Fronteiras da Educação, lançou a cartilha Tecnologias na Escola, publicação elaborada por Carlos Seabra, consultor e coordenador de projetos de tecnologia educacional e redes sociais e autor de artigos, softwares e sites educacionais sobre o tema. “Para um professor ensinar a ler, ele precisa saber ler. Para ensinar a escrever também. Com a tecnologia não é diferente”, afirma Seabra.
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